?> Decoração em Estilo Escandinavo | Imóveis Cultura Mix

Decoração em Estilo Escandinavo

O estilo escandinavo na decoração pode ser considerado mais do que uma maneira de decorar a própria casa, vai além, como a forma de manifestar um estilo de vida, a relação dos nórdicos com o verde, com a natureza.

O ponto de partida, onde tudo começa, o que dá inspiração para montar esse tipo de decoração, sem dúvidas é a principal matéria-prima usada: a madeira.

Os países nórdicos como Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega são ricos desse material e aprenderam desde sempre a trabalhar a madeira em várias formas. Porém, vale ressaltar que nestes países o pinho, o carvalho, o ácer e a faia, madeiras de tons claros, são predominantes. São as madeiras mais comuns usadas na fabricação de móveis.

E a relação dos países nórdicos com a madeira é tão intensa, que o material é usado para dar vida a muitos outros objetos que entram na decoração.

A variedade, a beleza e o trabalho com a madeira da decoração que se destaca no estilo escandinavo passou a ser conhecida no mundo do design entre as décadas de 50 e 60. A madeira teca, por exemplo, passou a fazer parte da decoração de interiores de casas em toda Europa.

Não foi difícil que os móveis e o estilo escandinavo ganhassem espaço no mundo inteiro e que designers como Verner Paton, Arne Jacobsen e Alvar Alto, passassem a ser muito conhecidos.

Porém, quando falamos de estilo escandinavo não estamos falando somente da madeira, sim, ela é o elemento principal desse tipo de decoração, mas estamos falando também de “uso limpo” da mesma. A simplicidade do design, a elegância, sofisticação, também são marcas desse estilo.

Por Dentro do Estilo Escandinavo

Para ficar mais claro de onde vem o estilo escandinavo e assim compreender melhor o porque de ele ser como é, vale ressaltar que ele vem da Escandinávia, que é uma região localizada no norte da Europa. Fazem parte dessa região os seguintes países: Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.

O estilo escandinavo é bem novo, surgiu no século XX e o seu percussor foi Carlo Larsson, um desenhista da região que influenciou pelo seu jeito particular de criar peças para os interiores. Suas características básicas eram elementos levemente envelhecidos combinados a cores neutras. Uma mistura perfeita entre o moderno e o tradicional.

O estilo escandinavo tem uma presença muito forte da região em que nasceu, das suas paisagens, do artesanato.

Para Seguir o Estilo Escandinavo: Dicas

Podemos considerar que o estilo escandinavo agrada as pessoas que preferem um decoração mais clean, básica e minimalista e claro, muito moderna. Além da madeira que foi falada anteriormente, imagine que se trata de um estilo que o conceito principal é ter o ambiente branco como base e dar cores com outros objetos.

O estilo escandinavo permite e exige muita criatividade para transformar o ambiente branco base em um lugar agradável, simples e aconchegante. Não vale deixar tudo muito branco, a brincadeira é jogar com as cores e mesmo com as estampas, como por exemplo, usando almofadas, acessórios, livros, objetos e tudo mais que sua imaginação mandar.

Se você está interessado em criar um ou mais ambientes na sua casa com estilo escandinavo, veja as dicas a seguir:

1- Um dos truques para dar esse ar escandinavo a sua decoração é colocar elementos na decoração que “indiquem” que você acabou de se mudar, por exemplo, quadros encostados no chão, lâmpadas pendura pelo chão, alguma coisa que está no lugar, mas parece que está fora de lugar. Esse é um dos conceitos para montar o estilo escandinavo.

2- Para conceituar a sua decoração como escandinava ela precisa ser composta por um contraste entre móveis modernos de linhas minimalistas com detalhes vintage ou clássico, se entrar uma peça de design, melhor ainda.

3- A iluminação  é um elemento fundamental para incrementar uma decoração escandinava. Luminárias grandes, chamativas e na cor preta fazem toda diferença. Mas, vale também explorar peças diferentes.

4- É fundamental que você invista em simplicidade do ambiente e para isso os elementos podem fazer toda a diferença, como apostar por exemplo, em objetos de vidro e cerâmica. Não confunda simplicidade com falta de criatividade ou coisas apagadinhas.

5- A paleta de cores da decoração escandinava deve ser neutra para criar um ambiente tranquilo, calmo, agradável e leve. Você deverá ficar entre cores neutras, como o cinza ou ficar com o branco, essencial e que pode ser bem trabalhado.

6- Ainda falando de cores, não quer dizer que você deverá manter uma casa sem graça, toda branca ou clara demais, é então, que entram os elementos criativos e coloridos para acabar com o frio que a  cor base deixou. Aposte em detalhes coloridos.

7- Os objetos fazem toda diferença para compor um ambiente com estilo escandinavo e alguns materiais são essenciais, como por exemplo, linho, lã, madeira e pedras.

Ainda falando de objetos, tem espaço para um tímido vaso de plantas e um objeto de decoração que pode estar no chão como se estivesse esquecido, esse é o toque para dar um ar alegre e despojado ao ambiente.

Lembre-se sempre que o estilo escandinavo tem muito a ver com o modo que as pessoas vivem, é um estilo de vida.

Normalmente, as pessoas quando decidem optar pelo estilo escandinavo tendem a se perder um pouco e isso acontece por conta da organização. É um ponto fundamental para seguir o estilo porque deve ser especial, fazer “bagunça”, mas de forma organizada. Não é bagunçar tudo e deixar fora do lugar, pelo contrário, até mesmo o elemento que parece estar fora do lugar estará em harmonia com o resto do ambiente.

Um quadro no chão deve ser colocado de um modo que ao mesmo tempo que pareça que não deu tempo ainda de colocá-lo na parede, ele está tão bem naquele lugar, que não existe a necessidade de “arrumar”.

Não dá para criar ambientes com o estilo escandinavo entrando em uma loja aqui outra ali e ir montando aleatoriamente como que está em casa. Apesar da simplicidade é um estilo complexo no que diz respeito a dar vida a ele, é necessário pensar e repensar, organizar acima de tudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *