Decoração de Sótão: Ideias Para Aproveitar o Espaço

Poucas casas brasileiras tem um sótão, um espaço comumente usado para guardar coisas. Seria como um depósito de luxo para itens sazonais ou descartados mas de alguma serventia. Mas como é um espaço extra, dá para ser muito bem aproveitado com algumas ideias bem bacanas e um bom complemento do espaço interno.

Mas tudo depende de quanto de luz há no sótão e qual sua ideia de uso. Ele pode ser um quarto, guarda coisas ou um cantinho de relaxamento. Temos algumas ideias bacanas para inspirar, mas você pode acoplar diversos projetos e usar suas próprias ideias para criar um espaço genial que os vizinhos e amigos vão invejar e todo mundo da casa vai querer passar um tempo por lá.

Um Cantinho de Apreciação Musical

Muitos filmes já te deram esta ideia: colocar todo o seu material musical no sótão e apreciar suas cansões favoritas em alto e bom volume em um espaço só para chamar de seu. Pode ser um local para tocar instrumentos e praticar seu som ou apenas ouvir sua banda ou cantor favorito.

Para isso, você precisa de alguns itens básicos, como uma caixa de som e uma radiola de vinil, uma mesa e uma cadeira e pronto: está feito o seu cantinho musical. Mas se há espaço, invista um pouco mais e crie um local realmente bacana, digno de receber amigos. Coloque uma ou duas cadeiras confortáveis ou um sofá cama, uma mesa baixa e um equipamento de som, com um fone de ouvido se a acústica vazar muito. Um tapete com almofadas e ambos confortáveis também é um ótimo convite para deitar e se espojar no chão.

Um Quarto Extra

Você pode pensar que não, mas eventualmente uma visitinha extra vai dar uma voltinha em sua casa e vai dar de cara com a necessidade de dormir no chão. Ou você quer dormir até mais tarde e não tem onde fazer isso. O que fazer? Crie um reduto extra com conforte e estilo.

Compre uma cama de solteiro, um jogo de cama com cores bacanas, uma mesa de cabeceira e uma TV. Se puder instalar a sua TV a cabo com ponto por lá, melhor ainda. Sabe aquele jogo que vai passar de 3h da manhã e não dá para acordar o marido ao tentar assistir deitado? Será lá o seu local para assistir. Não se esqueça de um ventilador de teto ou de piso extra para dormir no espaço nos dias mais quentes se o calor for grande. Uma luminária de mesa para quem for ler até dormir ou de teto bacana também é legal.

Um Local de Estudos

Tem gente que só consegue estudar com silêncio total, por isso uma mesa com boa luz no sótão é o local perfeito. Mas cuida da acústica para o som externo não incomodar os estudos de igual forma. Uma boa pedida é ter uma mesa de estudos e ainda uma cama. Muita gente estuda melhor deitada e isso serve para o seu caso.

Um Local para Guardar suas Coleções Antigas

Boas estantes ou prateleiras instaladas no sótão podem ser o espaço perfeito para guardar coleções de livros, de jornais antigos ou de objetos bacanas para sair do alcance das crianças. Você não gasta muito e ainda pode incrementar com mesa, luz bacana e poltrona se quiser dar uma lida ou ouvir sua coleção, ou quem sabe admirar o que tem mesmo.

O sotão pode ainda ser um local de guardar coisas mesmo, como peças de roupas sazonais ou itens de sua decoração sem uso. Para isso, basta organizar tudo em um cantinho e de forma agradável ao olhar. Coloque roupas fechadas e compre um armário se puder. Por questão de ventilação e evitar mofo, prateleiras são mais indicadas para tais espaços.

Uma Sala de TV

Uma Sala de TV

Em casa cheia, tem horas que privacidade para assistir a um documentário interessante ou um bom filme são cruciais. Mas isso é conseguido apenas em locais longe do trânsito da casa, e o sotão é o local. E para criar uma sala extra de TV você não precisa de muito: uma TV, um estofado confortável ou um sofá cama para os dois usos. Servirá também de quarto extra para as visitas.

A sala extra pode também se tornar uma sala de jogos e não é complicado fazer isso. Com um raque ou estante você pode guardar jogos e os acessórios dos seus jogos para brincar de Playstation ou X-Box, por exemplo. Uma TV grande é importante para isso e podem ser necessárias diversos pontos de energia, por isso é preciso cuidar do sistema elétrico também.

Um Ateliê de Arte

Sempre é bacana ter um espaço para produzir e fugir do mundo. O sótão pode receber uma boa decoração com uma mesa ou um cavalete para as suas criações. Pode ser um local de trabalho de criação de arte para venda, e um espaço bacana para garantir que ninguém mexa nas peças ainda sendo preparadas. Você precisa de um armário médio para guardar seus itens, mesa e cadeira para descansar. Um sistema de som se costuma produzir com música pode ser interessante também.

Sotão

Sotão

Um Escritório

O grande problema será apenas levar a Internet ao local, mas nada que uma boa wifi não resolva se o ponto for próximo. Você coloca uma linha de telefone, um computador, uma mesa e boa iluminação e seu sótão será seu cantinho perfeito para trabalho e sem muito custo.

E nada impede que seja um espaço duplo, como um quarto para dormir com um sofá cama ou local para descanso com uma TV e um sistema de áudio. Dá para fazer os dois e ainda curtir a decoração do local sem gastar muito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *