Decoração de Mesa Para o Natal

O natal é uma das épocas do ano mais especiais porque é o momento de receber os familiares e amigos para passar uma noite agradável e diferente juntos. Uma das estrelas da noite é a ceia e a forma como ela será servida, ou seja, a decoração da mesa para essa data.

Se você tem algumas dúvidas a respeito de como pode deixar a mesa de natal mais especial confira as dicas abaixo. Vamos mostrar algumas ideias práticas para deixar a sua mesa muito mais especial e assim reunir mais amigos e pessoas queridas. Beleza, harmonia e elegância não podem deixar de fazer parte dessa decoração de mesa.

Dilemas

Todo mundo tem como objetivo principal deixar a mesa de natal perfeita para receber os convidados. Porém, na hora da prática de começar a dispor os itens decorativos começam a surgir alguns dilemas como usar ou não castiçais, velas, arranjos, cristais entre outros.

A seguir você vai conferir dicas de como deixar a decoração da sua mesa de natal mais elegante. Quando se tem alguns conhecimentos práticos como evitar o uso de arranjos grandes que atrapalhem que os convidados mantenham contato visual e não usar velas aromáticas se está no caminho certo para realizar uma cerimônia com sucesso.

7 Itens Fundamentais Para Organizar Uma Mesa de Natal

  • Paleta de Cores – Uma das primeiras dicas que vamos dar é fugir do tradicional, ou seja, invista em outras cores para a sua decoração como branco e prata, por exemplo. Isso ajuda a dar mais classe a mesa. É muito clichê a decoração de verde e vermelho.
  • Detalhes – Pensar e se preocupar com os detalhes é essencial, sendo assim utilize itens decorativos como pinhas, castiçais, arranjos entre outros que tenham a ver com a data festiva e que ajudem a deixar a sua mesa mais bonita e rica em ornamentos, porém, tenha cuidado para não exagerar na dose.
  • Combinações – Saber coordenar as peças e as cores é essencial para ter um bom resultado. Por exemplo, taças vermelhas ficam ótimas com acessórios em tons de dourado. É possível usar um porta-guardanapos dessa cor, o mais importante é fazer uma combinação que tenha bem o clima de natal.
  • Toalha – É importante escolher a toalha com carinho e atenção, como a decoração da mesa já costuma ser cheia de elementos pode ser mais interessante investir num modelo mais simples e que não tenha estampas muito vibrantes e nem muitos ornamentos, uma toalha branca de rendas pode ser a melhor a escolha.
  • Iluminação – Um fator que passa uma intenção e deixa o clima festivo mais alegre é a iluminação. Para isso você pode complementar a iluminação usando velas, mas evite as aromáticas para não incomodar os convidados e nem despertar uma crise de espirros em algum deles. Velas pequenas são mais charmosas e criam um visual mais intimista de aconchego.
  • Laços – Um elemento decorativo que não pode faltar numa mesa de natal, o laço, pode aparecer em fitas usadas para guardanapos individuais e ainda nos arranjos. Os laços ajudam a deixar a sua mesa mais requintada.
  • Não Exagere – Não é porque é natal que a sua decoração da mesa precisa parecer uma árvore de natal. Monte uma decoração bonita e bem equilibrada que deixe espaço para colocar na mesa as travessas e também para que as pessoas que você convidou tenham lugares confortáveis para sentar em volta da mesa. Ninguém gosta de se sentir apertado enquanto faz a ceia de natal.

Dicas Práticas de Decoração de Mesa de Natal

Decoração Prata

Quem deseja uma decoração que seja elegante e sem muito exagero pode optar por tudo prata. Para conseguir um efeito mais charmoso use uma bela toalha de linho, a sua prataria e os seus cristais. Esses itens usados juntos com uma boa combinação garantem muito mais charme para a sua celebração. Aposte em enfeites da cor prata.

Contraste nos Detalhes

Outra maneira de criar uma decoração cheia de estilo e com um toque de elegância é apostar em detalhes de cor bem pontuais. Por exemplo, peças em tons de vermelho podem ser usadas junto com peças em tons de branco e com materiais como louça. Para deixar a decoração ainda mais elegante aposte em copos de cristal.

Tons de Verde

Se você quer manter um estilo mais tradicional na sua mesa de natal pode eleger o verde como o tom principal da sua composição. Louças brancas com detalhes verde ficam muito bem coordenadas numa mesa com uma bela toalha branca, bolas de natal nesse tom entre outros detalhes.

Harmonia

A grande palavra de ordem na sua decoração deve ser harmonia então observe as cores que aparecem em detalhes da louça e outros elementos que estarão na mesa. Evite usar cores que não se complementem ou que não ‘casem’ bem juntas. Saber montar combinações harmônicas é essencial para deixar o conjunto mais agradável para quem observa.

Arranjo Central

O uso de um grande arranjo central para fazer a decoração da mesa é bem comum na decoração natalina americana e pode ser interessante para quem deseja fazer um jantar sem lugares marcados. Para isso monte um belo e chamativo arranjo para o centro da mesa e coloque em torno do mesmo os pratos, taças e talheres. Assim será mais fácil para os seus convidados fazerem os seus pratos e jantarem com mais liberdade. Usar velas em volta do arranjo pode deixar a sua decoração ainda mais bonita.

Vermelho

Uma das cores que criam uma decoração natalina ainda mais feliz, use a cor em detalhes bem pontuais como porta-guardanapos e outros detalhes. Quanto mais contraste tiver entre o vermelho e outras cores como o branco melhor será o resultado.

Dourado

Um tom que pode ajudar a deixar a sua decoração visualmente mais rica, sabendo como usar sem exagero essa cor você pode obter um resultado bem bonito e elegante, mas cuidado para que não fique over.

Preto e Branco

Ideal para quem gosta de uma mesa mais clássica, concentre o preto nos detalhes como os guardanapos, por exemplo. O equilíbrio dessas cores juntas vai deixar a sua mesa linda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *