Cores Para a Sala – Dicas de Decoração

Um dos ambientes mais democráticos da casa em termos de decoração é com certeza a sala, pois pode ser mais clássica, alegre, despojada, grande ou pequena enfim pode seguir a personalidade do seu dono. Não é como o quarto, por exemplo, que exige uma paleta de cores bem específica e que fica geralmente em tons mais claros.

A seguir vamos te dar dicas de que cores escolher para a sua sala, você vai conferir que tem possibilidades para todos os gostos. A sala é o ambiente em que você recebe os seus amigos e no qual passa bons momentos com eles então capriche nessa decoração.

Decoração Clássica – Tons Neutros

Vamos começar com os tons mais neutros como o branco, o bege, tons pastel e outros que puxam para uma cartela mais açucarada (candy colors). Esses são os tons que você deve escolher se desejar uma sala mais clássica, ou seja, sem grandes sobressaltos coloridos.

Paredes Brancas

No caso do clássico, no sentido mais amplo da palavra, a dica é apostar em paredes brancas e móveis de madeira escura. Os móveis é que dão o tom para um ambiente branco e você pode escolher uma bela estante, por exemplo, para colocar os seus livros. Uma sala clássica ganha um toque mais especial com a presença de livros.

Um bom conjunto de sofá em tons terrosos ou em tons claros ajuda a deixar essa sala com um visual ainda mais clássico. Você pode também seguir a linha de deixar o ambiente todo bem claro e assim optar por estofados em tons candy bem como móveis de madeira mais clara.

Paredes em Tons de Cinza

Outro tom que confere mais seriedade e ao mesmo tempo deixa os seus ambientes mais elegantes é o cinza, utilizado em tons pelo ambiente como um todo. Para que a sala não fique muito escura a dica é apostar numa boa iluminação que espalhe focos de luz por todo o ambiente. Uma forma de quebrar um pouco essa seriedade do cinza é acrescentar algum item de decoração com um tom forte como uma luminária ou almofadas vermelhas, por exemplo.

Tons Açucarados

Os tons da paleta de verde, azul e rosa bebê são os chamados tons açucarados que também são conhecidos como cady colors e que estão em alta na decoração assim como na moda. Para que o ambiente não fique muito açucarado a dica é concentrar a cor candy numa parede e deixar as demais brancas. Cuidado ao fazer a combinação de outros tons já que eles podem ‘brigar’ visualmente na sua sala.

Decoração Alegre – Tons Vibrantes

Quem gosta de receber os amigos sabe que uma sala colorida e com tons vibrantes ajuda a deixar tudo mais alegre. Por isso escolher cores como laranja, pink, vermelho, amarelo entre outros pode ser uma boa aposta. Um bom truque para quem tem uma sala muito pequena e deseja que ela pareça maior é pintar uma das paredes com um tom vibrante. Dê preferência para a parede que fica em frente a porta que ajuda a criar mais essa impressão.

Laranja

Uma cor bem vibrante e como poucas transmite uma energia incrível para o ambiente, pode ser uma boa ideia pintar dessa cor a parede em que ficará a sua TV ou o seu home theater, ao fazer isso você evita cair no sono no meio daquele filme incrível.

Quando você escolher um tom forte como esse para uma das paredes da sala deve apostar em móveis e itens de decoração mais claros e neutros para evitar que haja uma briga por atenção do seu olhar. O equilíbrio é a chave de uma decoração de bom gosto mesmo com cores vibrantes.

Pink

Um tom mais feminino que também pode ajudar a deixar a sua sala mais alegre. Decore com móveis brancos ou em tons pastel para que o tom se sobressaia. Ter uma ou mais paredes pink mostra grande atitude, mas pense bem antes para ter certeza de que não irá enjoar do tom com facilidade.

Amarelo

Essa cor é a verdadeira tradução da alegria de uma sala e bastante indicada para quem deseja uma decoração mais jovial. Se você é do tipo de tem coleções de toys ou revisas em quadrinhos vai gostar de ter uma estante vazada numa bela parede amarela.

Vermelho

Um tom mais forte do que alegre e pode ser usado especialmente pelas pessoas que desejam organizar pequenas reuniões de amigos no ambiente. Porém, saiba que essa cor não é boa para relaxar então se os seus planos é tirar longos cochilos no seu sofá é bom pensar bem num tom mais claro como branco.

Outras Possibilidades

Tijolos Aparentes

Um truque decorativo que vem sendo bastante usado para decorar as salas é deixar uma parede com o efeito de tijolos aparentes. Esse efeito é mais indicado para quem deseja criar um ambiente mais aconchegante na sala. Se onde você mora os invernos são rigorosos pode ser uma ideia ter uma parede dessas com móveis de madeira escura e pufs com estampas animais como as de vaca, por exemplo. Uma decoração assim ajuda a esquentar um pouco esse inverno.

Papel de Parede

Se além de cor você quer deixar a sua parede com um visual mais descolado a dica é apostar em papel de parede estampado. Cheios de graça e estilo esse tipo de papel de parede pode ser aquele toque de irreverência que faltava a sua sala. Tem opções mais clássicas também para quem deseja tons mais claros e mais discrição.

Para uma decoração mais alegre e mais jovem você pode escolher um belo papel de parede para uma das suas paredes e móveis de cores complementares, quanto mais irreverência melhor.

Personalidade

O mais importante da decoração de qualquer ambiente da casa é que tenha a sua personalidade. Não foque tanto em questões como o ambiente ser muito grande ou muito pequeno. Pequenos truques decorativos podem resolver esses problemas com toda facilidade. Quando for escolher as cores e os móveis enfoque na sua personalidade em primeiro lugar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *