Muitos ainda acreditam inocentemente que páscoa significa apeas época de ovo de chocolate no mercado e peixe caro nos açougues, mas a verdade é que chega a ser mais importante que isso, e que um Judas queimado simbolizado uma traição. Apesar desses itens serem sempre os mais citados, não são eles os principais símbolos da páscoa, pois encontramos ainda as velas. o vinho, o pão etc.
A páscoa para os cristãos é mais que uma simples data comemorativa criada para lembrarmos a ressurreição de Jesus Cristo, após três dias de sua morte. Nesse período dito como semana santa,os cristãos revivem e ilustram todo ano a história entituladando como paixão de Cristo de diversas formas para não esquecerem aquilo que lhes foi contado.
Historia essa que por sua vez mostra toda a trajetória de Jesus percorrida no período entre a morte e ressurreição. O “filho de Deus” foi condenado por estar “fazendo milagres e pregando o evangelho para a classe menos aparente da sociedade” enquanto o único homem que devia ser adorado naquele tempo se chamava César, o Rei. E a fim de despertar a gratidão dos fieis pelo sacrifício feito por Cristo a muito tempo atrás, a igreja cristã estimula os acontecimentos de modo que possamos jamais esquecer sobre esse fato.
A história da páscoa é uma história recontada, e talvez uma das mais recontadas ,onde cada vez mais as pessoas tentam reproduzir com fidelidade aquilo que há em livros, filmes, CDs. E assim como são as histórias são as tradições, vamos passando a diante de geração a geração até perceber que decorar a casa para festejar a páscoa tornou-se uma tradição. Falando nisso o que você faz para decorar sua casa na semana santa? Que tal preparar um ambiente temático e confortável para receber sua família e ceiar?
Nesse momento é importante frisar que não há relação coerente entre o coelhinho e os ovos da páscoa, por isso desde agora esqueça os ovos de chocolate, pelo menos até terminar de decorar três cômodos da sua casa e se concentre em utilizar as com as simbologias mais importantes que realmente transmitem o sentimento da páscoa, que são:
A Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, mediante isso a salvação que foi dada humanidade e a ressurreição de Cristo ao terceiro dia.
Pão e vinho: Como lembrança da última ceia antes da ressurreição em que Jesus disse que o pão representava seu corpo ferido por açoites e pregos e o vinho que representa seu sangue, derramado na cruz. O pão e o vinho foram repartidos e oferecidos aos seus discípulos selando ali a comunhão dos que estavam presente e afirmando a “vida eterna”.
Ainda sobre a mesa exiba um peixe para sua refeição, pois ele é típico da época e ainda por cima representa o próprio Jesus;
Cordeiro: O cordeiro era o sacrifício com que o homenageava e agradecia a Deus pela libertação dos hebreus do Egito, mas ainda segundo o cristianismo o cordeiro simboliza, Jesus Cristo, que foi crucificado assumindo a culpa da humanidade e a perdoando pelos seus pecados.
A partir desses pequenos detalhes prepare uma linda sala de jantar para receber familiares e amigos para comemorar a páscoa. Antes de tudo, você precisa por sobre a mesa da ceia uma linda toalha, que seja delicada e de cor branca, para quebrar a uniformidade pode colocar uma outra toalha menor por cima centralizando uma sobre a outra. Depois comece a preencher a mesa com a ceia (peixe, arroz branco, saladas, etc.), porem no centro como decoração deixe espaço para suficiente para uma bandeja rasa de barro ou gesso onde você irá colocar um belo pão, e ao lado uma grande taça de vinho. Para iluminar o ambiente você pode utilizar velas comuns ou decorativas de diversas cores e tamanhos, mas em pequenos pontos estratégicos da mesa, e de forma segura, ou ainda instalar um castiçal em um móvel próximo.
Se você for muito religioso (a) pense na possibilidade de fixar na parede central da sua sala de jantar ou porta um crucifixo, o interessante nesse caso é a alusão a que apenas a cruz vazia faz, de um cristo ressuscitado, enquanto a cruz com cristo crucificado representa indiretamente que ele permanece na cruz. De qualquer forma as ambas representam bem a ocasião.
Na sala de estar, onde há a recepção dos convidados ou permanência de crianças que ainda não entendem muito sobre o assunto que estamos a comemorar, permita o uso do chocolate:
Ponha sobre a mesa de centro um cesto de palha pequeno, caixinha, ou bombiniere com alguns pequenos ovinhos de chocolate, empacotados em papel laminado coloridos e estampados.
No Jardim: se houver grama no jardim, deixe que alguns coelhos brinquem e seja atrativo para as crianças, espalhe também cenouras. Afinal são animais que representam a fertilidade e perante a igreja representam a oportunidade de propagação do evangelho e as crianças precisam de espaço para elas, e o coelho não apresenta nenhum risco. Mas lembre-se que mesmo depois disso tudo, não vai adiantar de nada se você não entender o real motivo da páscoa para a humanidade, é um sentindo religioso. Aproveite também a ocasião para confraterniza-se com os mais íntimos na sua família.
Agora que você já sabe como fazer uma decoração especial para a Páscoa, não pense duas vezes antes de fazê-la. Mas antes busque o Deus dentro de você, para que ele possa invadir toda a casa, que Ele possa ir além da decoração e atingir a todos os corações que frequentam a sua casa.
Lembre-se que pode fazer pesquisas na internet ou comprar revistas especializadas em decoração, elas lhe darão ótimas ideias que você poderá usar na sua casa. Mãos a obra e faça um belo trabalho.