Como Fazer Parede Com Listras

Papeis de parede são lindos, delicados, perfeitos e caros! Por isso muitas pessoas se contentam apenas em admirá-los

Mal sabem que com um pouco de paciência, dedicação e investimento podem fazer suas próprias paredes listradas.

Para pintar a parede a primeira coisa que deve ser observada é se ela está preparada: Firme, limpa, seca, sem poeira, gordura, mofo ou qualquer outra alteração que pode impedir a aderência da tinta pela superfície da parede que esta sendo pintada.

Como Fazer Parede Com Listras

Como Fazer Parede Com Listras

Depois escolha uma cor para pintar a parede em sua totalidade, que funcionará como plano de fundo para as listras. Essa cor deve ser branca ou qualquer uma das que serão listradas por tanto que seja bem clara e  deve  ser aplicada pelo menos duas camadas de tinta.

Aguarde a secagem total da tinta de fundo, que demorara cerca de 24 horas, e continue seu trabalho.

Agora utilize a fita crepe colada na parede para definir os espaços a serem pintados ou não. Essas mesmas fitas deverão ser colocadas cuidadosamente sobre a parede totalmente seca da tintura anterior, para que quando seja retirada não a danifique. A atenção também esta voltada para o sentido das linhas, Outra questão não menos importante se refere as distancias de uma listra para outra e a largura de cada uma delas.Para facilitar essas e outras questões, decida:

http://www.youtube.com/watch?v=drnR4OlbPvk

Qual o Sentido Das Listras?

Essa é apenas é uma das questões a serem decididas. Que sentido as listras devem ser pintadas reflete diretamente na posição em que a fita crepe irá ser colada, Afinal é a fita que vai proteger alguns locais da parede de não absorverem a tinta da listra. Então decida de elas serão na horizontal, verticais ou enviesadas (do centro de um ângulo da parede ao outro);

Qual o Sentido Das Listras?

Qual o Sentido Das Listras?

Distancia?

Como já foi dito anteriormente, a largura quando for definida é determinada pela fita colada na parede.

E então a fita a ser usada deve ser equivalente a distancia pretendida. Dessa forma não será preciso usar o plano “B” que é o repetitivo e cansativo trabalho de colocar uma camada de fita ao lado da outra para resultar em uma espessura maior, por não ter uma fita de largura ideal.

Para facilitar e harmonizar o ambiente determine uma distancia fixa a ser sempre respeitada de uma listra para outra, desse modo, você deverá seguir o seguinte raciocínio: Com a ajuda de uma fita métrica, régua e lápis. Onde os espaços cobertos pelas fitas serão os espaçamentos, e os descobertos serão os espaços das listras a serem pintadas.

Largura Das Listras?

A largura das listras, também dependem do posicionamento das fitas.

Com o auxilio de uma régua grande de madeira ou alumínio risque na parede levemente com o auxilio de um lápis. Listras com larguras iguais ou variadas dão um charme especial, porem se optar pelo segunda opção lembre-se de escolher uma padronagem e repetir consecutivamente.

Exemplo: Listra larga – espaçamento protegido com fita- listra média – espaçamento- listra fina- espaçamento (depois é só seguir essas medidas repetitivamente e por fim terá sua parede listrada e proporcional.)

Que Cores Usar?

As cores devem ser harmoniosas, tendo você a opção e liberdade de colorir cada listra de uma cor diferente se quiser. Para casos como esse, prepare as tintas e antes de pintar as listras, e após ter posicionado a fita na parede, marque cada espaço a ser pintado com a respectiva cor de sua preferência. Desse modo você vai poder visualizar as cores, e evitar erros na pintura, tendo ainda a possibilidade de substituir a cor se achar necessário. Em caso de duvidas sobre que tinta usar, observe nossa dica sobre combinação de cores:

  1. Cores primárias:vermelho, azul e amarelo
  2. Cores secundárias: São resultantes da mistura de duas cores primarias. Exemplo:
  • laranja:vermelho + amarelo;
  • verde : azul + amarelo;
  • violeta: vermelho + azul.
  1. Cores terciárias: Essas resultam da soma de uma cor primárias + secundárias. Exemplo:
  • Turquesa: azul + verde;
  • verde-lima: amarelo + verde;

Para Chegar a Uma Decisão De Que Cor Usar Você Tem Duas Opções:

Cores complementares: estas são as cores que na classificação a cima estão distantes uma da outra, sem qualquer contato na sua composição, como o verde (Cor secundaria resultante da soma do azul e amarelo) e do vermelho (Cor primaria que não faz parte da composição do verde).

Essa aparente distância não impossibilita a sua combinação, pelo contrario o seu efeito aparentemente contrastante é harmonioso e como o próprio nome sugere elas se complementam.

Cores harmoniosas: Em contrapartida estas cores que fazem parte da mesma paleta, elas se encaixam como o típico tom sobre tom. Mesmo com as diferenças como é o caso do violeta, violeta-azul, violeta claro que, embora diferentes, são da mesma família de cores.

Como pintar listras:

Depois de  definir o sentido e colar a fita crepe no local desejado, marcar com a tinta escolhida sobre cada área da parede que pretende diferenciar, e estiver tudo pronto para começar a pintar.

Lembre-se que o segredo do bom acabamento chama-se massa corrida. Você deverá passá-la com o dedo sobre as extremidades da fita colada (aguardar sua secagem que dura cerca de uma hora) e desse modo a infiltração será impedida, sem riscos da tinta borrar por debaixo da fita crepe, principalmente naqueles locais onde a fita não fixou com segurança.

Só agora deve pintar as listras com uma trincha ou rolo de lã pequeno e pelo baixo, as listras seguindo suas respectivas marcações feitas anteriormente.

Sempre sobreponha camadas, e para um melhore resultado sempre espere a tinta secar para dar nova mão de tinta, também não esqueça que tinta diluída corretamente faz muita diferença e rende.

Espere a tinta secar totalmente, e só depois retire a fitas crepe com cuidado.

Você pode ainda inovar, criando uma padronagem xadrez para sua parede se preferir. Seguindo o mesmo conselho das posições das fitas, espaçamentos, cores e secagem.

Agora que você já sabe como decorar sua casa com paredes listradas, sabe que pode deixar todos os ambientes com a sua cara e super chiques. Procure mais idéias, compre revistas, invista no seu lado decorador, quem sabe você não ganha gosto e descobre uma nova vocação?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *