Como Decorar Quartos de Adolescentes

O quarto de um adolescente é muito mais do que um local para dormir, nessa fase em que se está despedindo da infância, mas que também não se é adulto esse cômodo da casa serve como um verdadeiro refúgio. Visto dessa forma é importante pensar bem na decoração desse quarto.

Confira algumas dicas de como decorar quartos de adolescentes e marcar pontos com os seus filhos mesmo nessa fase tão difícil. Além de muita conversa com os jovens donos do quarto é importante ter algumas coisas em mente. Acertar em cheio nessa decoração pode não ser uma tarefa tão difícil.

Cores

Uma das características dos adolescentes é ter muita energia e uma forma de dar vazão para isso no quarto é usar cores energéticas nas paredes. Porém, fique atento ao equilíbrio, pois o quarto é um ambiente que precisa transmitir tranquilidade para que se possa dormir melhor.

É possível usar uma parede colorida e as demais em tons mais claros, aposte sempre na parede que fica atrás da cabeceira da cama já que assim as cores não atrapalham o sono. Se na parede você tem uma profusão de cores pode optar por móveis brancos e com traços mais simples. Compense um exagero com várias coisas neutras.

Time de Futebol

Uma das coisas que os adolescentes mais gostam é futebol e muitos têm seus times do coração. Pode ser comum que esses jovens peçam que no seu quarto haja alguma referência ao seu time. Para que o quarto não se torne um QG de torcida você pode balancear as cores do clube com tons neutros.

Por exemplo, clubes que tem tons como verde ou vermelho como cores principais podem ser representados por roupas de cama nesses tons, objetos decorativos e outros detalhes. Não precisa pintar uma parede de verde ou vermelho para que tenha referências ao clube.

No caso dos times que tem o preto e branco como cores oficiais é mais fácil criar uma decoração temática e clean. Não esqueça de dar algum toque de cor para esse quarto, mas cuidado para não usar as cores do time arquirival para isso.

Pequenos Detalhes

Especialmente em quartos de meninas é importante que haja alguma referência através de pequenos detalhes aos gostos da dona do ambiente. Se tem uma coisa que jovens gostam é de expor fotos com os amigos e ter os seus gadgets sempre a mão. Uma forma de fazer isso é criar um espaço que pode ser uma escrivaninha com o computador e com tomadas por perto para carregar o smartphone e o tablet.

Além disso, procure ter um mural para as fotos, pois por mais que o mundo esteja completamente digital ainda tem quem goste de ter algumas fotos impressas para compor a decoração. Deixe que o seu filho escolha as fotos que serão usadas nessa decoração.

Super-Herói

Com essa invasão dos super-heróis dos quadrinhos no cinema tem muitos jovens que desejam ter os personagens como tema do seu quarto. Pode ser legal, mas cuidado para não deixar muito infantil. Ao invés de usar adesivos e objetos com o personagem estampado tente levar o universo dele para a decoração.

Por exemplo, se o personagem em questão for o Homem de Ferro você usar as cores vinho e dourado (da armadura) nos detalhes ou deixar o quarto com um visual parecido com aquele visto no laboratório do personagem. Criar um quarto que parece tecnológico pode ser feito usando elementos metálicos.

Esporte

Se uma das predileções do seu filho adolescente é esporte como, por exemplo, surfe e skate que exigem algum espaço para guardar os equipamentos é interessante pensar o espaço com isso em mente. Uma parede com um painel em que seja possível colocar as pranchas e os skates é uma boa forma de evitar que os equipamentos ocupem todo o espaço.

Considere também o material que será usado para revestir o piso haja vista que o jovem pode entrar nele com o skate sujo e com uma prancha molhada. Pensar nesses pequenos detalhes ajudam a evitar dores de cabeça constantes. O carpete de buclê de náilon pode ser uma boa opção.

Estantes Embutidas

No caso dos adolescentes que gostam de colecionar figuras de ação, revistas, livros ou outros artigos que ocupem espaço a dica é ter estantes embutidas. Esse tipo de estante quase não ocupa espaço e ainda pode dar um charme para o ambiente. Com a ajuda de um arquiteto você poderá saber como fazer essas estantes com qualidade e da forma correta.

Escrivaninha

O computador faz parte da vida de quase todos os adolescentes e se com o seu filho isso não é diferente a dica é criar um espaço especial para a escrivaninha. O ponto em que a escrivaninha ficará localizada deve ser privilegiado com uma boa iluminação e com todo o conforto.

Tente fazer uma decoração que equilibre esse espaço mais tecnológico com áreas de descanso com pufs, almofadas entre outros. O mais importante é que mesmo dando ênfase para o ambiente tecnológico não deixe de preservar a característica de descanso que deve reinar num quarto.

Personalização

Lembre-se sempre ao longo do processo de decoração do ambiente que se trata do quarto de um adolescente e que deve preservar e respeitar os gostos dele. Sendo assim converse com o jovem a respeito do que ele gosta e do que deseja ter nesse espaço. Que tipo de decoração o deixaria feliz e que elementos não podem faltar.

A escolha dos elementos decorativos e do ambiente como um todo deve ser pensada seguindo a lógica do gosto do adolescente. Essa é uma fase muito delicada e instável da vida e por isso o jovem precisa ter direito a opinar e também a ver que os seus desejos foram traduzidos nesse ambiente.

Qualidade

Como em qualquer tipo de decoração um dos itens que devem ser observados por você é o da qualidade dos móveis, revestimentos e afins. Pense na durabilidade que esses artigos precisam ter para que o quarto fique preservado por mais tempo. Os jovens não tem tanta atenção ao cuidado como os adultos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *