?> Como Decorar Quarto de Dois Irmãos | Imóveis Cultura Mix

Como Decorar Quarto de Dois Irmãos

Irmãos dividindo quartos é extremamente normal, mas alguns cuidados são necessários como respeitar os gostos de cada um. Se forem ainda pequenos, os pais são os responsáveis por escolher uma decoração para agradar a ambos os sexos, geralmente com temas infantis. Mas quando os pequenos crescem e conquistam suas preferencias em cores e personagens animados, talvez haja uma disputa por decoração. O problema, porém, é totalmente solucionável.

Compartilhando Preferências na Decoração

Dependendo da idade dos dois irmãos, por que não compartilhar preferências na decoração? Se você jamais pensou no assunto, talvez possa conversar com os usuários e se informar sobre os gostos dele quanto a cor a ser usada nas paredes, estilo dos moveis, os moveis a serem usados, se será temática ou não. Em caso de meninas pode ser mais simples sincronizar as cores e decoração do espaço. Na duvida, converse com as pessoas que vão dormir no quarto e quem sabe elas não curtem um tema em comum.

Quando crianças é bem mais simples compartilhar o espaço entre dois irmãos. Você pode usar um tom neutro como verde para meninos e meninas no mesmo espaço e objetos infantis para crianças até cinco anos. Para menores ainda, de dois a três anos, temas divertidos como palhaços, carrinhos e bonecos podem ser compartilhados com meninos e meninas sem qualquer problema. É mais prático também para os pais ter duas crianças no mesmo espaço para tomar conta, vigiar o sono e estar presente em caso de doenças ou sonhos ruins dos pequenos. E mais divertido para os irmãos também, que podem fazer bagunça juntos! 

Decoração Neutra

Se você quer decorar para duas crianças ou adolescentes e não quer ter muito trabalho, uma decoração neutra pode se encaixar mais no seu perfil. Pode ser atemporal, com cores fugindo do modismo para a decoração ficar como tendência por mais tempo. É uma forma também de economizar um pouco em objetos decorativos, pois você pode garimpar bastante e criar uma decoração simples e funcional.

Paredes em tons masculinos como azul, verde ou bege são uma boa pedida para quartos divididos por dois irmãos. O branco é um tom mais recomendado para adolescentes, pois é bem impessoal e as crianças podem não se sentir muito bem em um quarto tão adultos, sem um pouco de identidade. Paredes coloridas caem melhor com a criançada. 

Moveis modernos em tons como preto, branco e marrom escuro são a melhor pedida para criar um quarto atemporal e não vinculado ao sexo. Os cortes mais retos de madeira estão na moda e combinam com diversos tipos de objeto, em especial os metalizados. Também combina com uma pequena personalização como fotos em mural, porta retratos e objetos mais modernos como notebook e TVs de LED complementando um quarto high tec. Como o espaço é para duas pessoas, compre os mesmos itens para os dois em caso de duas camas, com duas mesas de cabeceira e uma prateleira para cada, se dividir o quarto ao meio.

Quartos modernos em preto e branco são a melhor pedida para quem não quer muita personalidade no espaço e quer passar alguns anos sem trocar os itens de casa. Use o conceito de tom sobre tom: tom claro na parede e tom escuro nos moveis e vice versa. Usar o mesmo tom em ambos os itens vai fazer apenas a sua casa se parecer bastante com uma escuridão total ou em demasia claro. O meio termo é sempre o melhor. Para complementar, tapetes e colchas de cama neutros podem dar um toque suave ao espaço. 

Dividindo Meio a Meio

Se os irmãos querem manter a sua individualidade, mas você não tem mais espaço em casa, que tal meio a meio? Crie dois ambientes em um só. Este tipo de decoração é muito usado em quartos de universidades ao estilo americano, em que dois alunos dividem o mesmo espaço por alguns anos e acabam por cada um personalizar seu lado como um cantinho só seu.

Dividir o quarto ao meio significa que ambos os irmãos devem desfrutar do mesmo espaço. Se tiver uma janela melhor ainda, pois ela pode ser a mediadora de espaço. Cada um tem direito a uma parede e pode pintar no tom desejado, decorar com os objetos desejados e usar até moveis diferenciados. Cria mais personalidade e menos briga por divisão de coisas. Os irmãos vão ter mais individualidade e vão sentir, mesmo estando em um mesmo quarto, que cada um possui o seu.

Divida o quarto lado a lado. A parede de frente a porta deve ser em tom neutro, mesmo do teto. As laterais, onde devem ficar as camas, podem ser coloridas em tons totalmente diferente. Não se preocupe com a confusão visual: as pessoas a visualizarem o cômodo vão entender que cada um escolheu um estilo, exatamente como quartos de universidades norte americanas. Se isso não for descoberto facilmente, duas camas é um sinal bem claro, não?

Os quartos podem ter moveis em mesmo estilo, mas tons diferentes. Não importa muito combinar neste formato de decoração. O importante é manter a individualidade do espaço. Use dois tapetes diferentes para cada cama, colchas diferentes e se possível, um armário dividido de fato ao meio ou dois pequenos guarda roupas, um para cada usuário. Este item, contudo, pode ser um grande problema em caso de pessoas com muitas coisas, principalmente as mulheres. Contudo, caso tenha um espaço sobrando, pense em dois pequenos guarda roupa de solteiro ao invés de apenas um. Cria uma individualidade no espaço e as pessoas se sentem mais a vontade em guardar seus itens pessoais.

Caso tenha espaço ainda no quarto, pense em duas pequenas escrivaninhas. Ter um espaço para leitura e tarefa de casa é importante para crianças e adolescentes, bem como uma mesa para seus computadores. Nada de compartilhar uma cadeira. E ambos terem os mesmos moveis evita também alguns conflitos entre irmãos, principalmente motivados por invejas de filhos preferenciais. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *