Como Decorar Mesinhas de Centro

Pequenos detalhes fazem toda a diferença no visual de uma casa, não é mesmo? Muitas vezes observamos uma sala, por exemplo, e temos a certeza de que algo está errado no ambiente embora não saibamos exatamente o que causa essa sensação. Um ponto da decoração que pode ser responsável por esse desagrado visual é a mesinha de centro.

A seguir vamos dar algumas dicas de como decorar essa mesinha de forma harmoniosa e com muito estilo. Saiba o que observar no momento da decoração e como pequenos detalhes fazem sim toda a diferença. A sua decoração pode ficar muito mais completa e interessante.

Questão de Simetria e Volumetria

Pode parecer que decorar a mesinha de centro é algo bastante simples sendo necessário apenas dispor alguns enfeites e afins sobre a mesa. Porém, na verdade é interessante que sejam seguidos conceitos básicos de simetria e volumetria. Isso quer dizer que se deve ter um equilíbrio simétrico de forma e também de volume.

Aparador

Um exemplo simples de como aplicar essa ideia na decoração de um aparador é ter numa das pontas dois vasos de mais ou menos uns 40 cm de altura e na outra ponta garrafas de vidro que tenham mais ou menos essa altura. Existe um equilíbrio em ter recipientes que tem mais ou menos a mesma altura nos dois extremos da mesa. Além de estético isso ajuda deixar o ambiente com um conceito mais organizado.

Mesinha de Centro

No caso de uma mesinha de centro a sugestão é optar por peças mais baixas, pois elas não devem ficam atrapalhando a visão das pessoas que estão em torno da mesa. Dentre as possibilidades de peças para a decoração estão vasos de plantas baixos ou mesmo livros. Escolha peças mais delicadas para decorar a sua mesa e tente combiná-las ao restante do ambiente.

Estante

Outro móvel que suscita algumas dúvidas a respeito de decoração é a estante presente em tantas salas e escritórios. Para esse móvel também vale a dica do equilíbrio, ou seja, se você vai colocar em sua estante vasos de plantas de uma determinada altura e peso visual precisa equilibrar o outro lado com livros que tenham esse mesmo peso.

Para deixar a estante com um visual mais despojado você pode colocar alguns livros de pé e outros deitados. Capriche na harmonia entre os elementos que fazem parte da decoração para evitar um choque visual. A decoração de qualquer móvel de uma sala ou qualquer outro cômodo exige bom senso, ou seja, coloque os elementos escolhidos e observe de longe. Se ainda assim estiverem do seu agrado é porque fez as escolhas corretas.

O Que Pode Ter na Mesa de Centro?

A decoração de interiores vive um momento muito positivo e democrático em que novas ideias tem passado a ser usadas para deixar os ambientes mais com a personalidade do dono da casa. A partir disso podemos dizer que não existem regras específicas, mas é claro que ter alguns cuidados para escolher os elementos decorativos da mesa de centro ajuda e muito num bom resultado.

Dentre as opções de elementos decorativos mais usados nesse móvel estão livros e vasos de plantas. Também é possível compor conjuntos bem harmoniosos com castiçais e até mesmo com elementos exóticos. O ideal é que os elementos escolhidos para ficar nessa mesa tenham a ver com o restante da decoração e com a sua personalidade.

Quem gosta de viajar, por exemplo, pode colocar algum item extravagante que tenha comprado numa dessas viagens. Já se você gosta de moda pode colocar livros sobre o assunto que costumam ter belas capas como adorno para a mesa. Tudo depende do seu estilo e personalidade.

Decoração Que Conversa

Existe diferença entre encher uma sala de móveis e decorá-la, no primeiro caso os móveis e elementos decorativos são colocados e esmo pelo ambiente. As pessoas que decoram pensam num conceito geral a partir do qual escolhem o que estará no ambiente. Por isso é que os elementos escolhidos devem conversar entre si.

A mesa de centro é um dos pontos focais da sua sala e por isso merece uma atenção especial no momento em que você estiver arrumando tudo. Faça escolhas assertivas no sentido de que tudo tenha um visual harmônico. Também lembramos para cuidar da tendência dessa mesa se tornar o local de depósito de tranqueiras, ou seja, tudo o que não tem lugar não deve ser posto em cima dessa mesa somente porque ela está numa posição central.

Equilíbrio

O conceito mais importante que deve ser respeitado, mantenha uma noção de equilíbrio colocando em contraponto peças que tenham o mesmo peso visual como estátuas e castiçais. Fica estranho se você coloca numa ponta um vaso transparente com uma flor simples e no outro uma estátua de pedra. Observe os pesos dos objetos e tente distribuí-los de acordo.

Decoração Fun

Uma tendência que tem ganhado cada vez mais força entre quem gosta de decoração é a fun, ou seja, divertida em que as pessoas usam elementos lúdicos e com alguma graça para compor a decoração. Se esse é o seu objetivo você pode distribuir pela mesa de centro toys dos seus personagens de desenhos, cinema e quadrinhos favoritos.

Mas, lembre-se de que a mesa de centro precisa ter um espaço livre para que seus amigos possam utilizá-la. Quem gosta de jogos pode fazer da mesa de centro um grande tabuleiro de xadrez ou damas, por exemplo. Pense em que como esse móvel pode se tornar um ponto focal divertido na sua decoração.

Peça Opiniões

A decoração da casa deve ser agradável para você, mas saber que as outras pessoas gostaram do resultado também é legal, não é mesmo? Sendo assim se você está em dúvida peça opiniões das pessoas que visitarem a sua casa.

Porém, tenha bem claro que o que realmente importa é você estar feliz com a forma como a decoração está organizada. Quando você consegue um resultado de que gosta pode saber que cumpriu o seu dever e que a decoração ficou ótima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *