Como Decorar Biblioteca Residencial

Algumas pessoas acabam considerando a decoração uma tarefa bem difícil e até mesmo preferem recorrer a profissionais, enquanto outras, se arriscam, buscam ideias e conseguem deixar os espaços de casa incríveis. A verdade é que através das resvistas e internet é possível “colher” muita informação, acrescentando um toque de criatividade e uma pitada de bom gosto, eis que resulta na decoração perfeita para casa. Sem a ajuda de profissionais e economizando um bom dinheiro.

Porém, quando o assunto é decoração de ambientes, alguns cômodos não são tão “badalados” como os outros. É fácil achar dicas para decorar a sala, a cozinha e os quartos, mas quando o assunto é biblioteca residencial, nem tanto assim.

A biblioteca residencial é o sonho de muitas pessoas e quem tem uma casa grande aproveita para ter o espaço, mas você verá logo a seguir, que também dá para improvisar uma biblioteca, na falta de um cômodo só para ela.

Dicas de Decoração Para Biblioteca Residencial

Comece considerando o ponto chave para que uma decoração dê certo, a organização. Veja o passo a passo para preparar o espaço e organizar e decorar a biblioteca residencial!

  • O primeiro passo é catalogar os livros, isto é, quantos livros você possui e de que forma pretende guardá-los.
  • Decidir a ordem e forma que os livros serão guardados é fundamental para organizar a biblioteca e decorá-la.
  • A etapa seguinte e planejar como eles serão colocados, se dentro de estantes com porta de vidro ou prateleiras na parede. Assim, como em uma biblioteca pública, ter um arquivo e saber onde foi colocado cada livro é fundamental. É necessário decorar, mas sem esquecer da organização e praticidade.
  • Na biblioteca sempre tem que ter um canto de leitura, uma boa poltrona e uma lâmpada para decorar, veremos dicas mais a seguir.

Objetos Decorativos Para Biblioteca Residencial

Os objetos de decoração são fundamentais para dar vida e estilo para a sua biblioteca residencial. Veja algumas dicas!

  • Quando os livros ficam em prateleiras, é possível usar no fim de cada uma delas, ou se preferir, coloque em uma ou outra, um objeto para segurar os livros ou um decorativo, que represente um gosto seu. Por exemplo, uma pedra redonda, uma estatueta de alguma viagem, um pequeno mapa mundi, entre outros.
  • Caixas coloridas ou estampadas também podem ocupar uma estante e podem servir para guardar objetos de papelaria ao mesmo tempo que estarão decorando o ambiente. Elas podem seguir um tema de sua preferência ou simplesmente darem um colorido para biblioteca.
  • A biblioteca pode e deve ter cortina e um tapete que pode ser central ou pode ficar embaixo da poltrona de leitura ou da mesa de apoio.
  • A poltrona confortável para leitura é fundameental dentro da biblioteca residencial, para que você possa pegar o livro e ler confortávelmente sem sair do ambiente. Uma lâmpada direcionada sobre ela é uma excelente ideia.
  • Falando em iluminação, se a biblioteca residencial também será um espaço para leitura, consulta e trabalho, é muito importante que tenha uma excelente iluminação. Aliás, um projeto de iluminação também poderá servir para agregar valor a decoração. Luzes embutidas direcionadas para os livros, por exemplo, ou se for o caso de estantes, colocando uma iluminação interna dentro delas.
  • A mesa também é fundamental dentro de uma biblioteca residencial. Pode ser uma pequena mesa de escritório, de madeira ou com um design moderno, caso seja mais a sua cara. Uma cadeira para acompanhá-la. É bom ter um ponto de apoio no ambiente e essa mesa servirá para isso.
  • Na mesa deixe sempre um objeto decorativo ou mais, mas nunca ocupe todo o espaço. Também procure deixar, marcadores de livro, lápis, caneta para destacar e papel para anotações. Dessa forma, caso você queira fazer uma pesquisa, terá todas as ferramentas para escrever o que descobriu.
  • Quando você tem um bom espaço na biblioteca residencial e sobra uma parede vazia, coloque um belo quadro nela ou uma tapeçaria. A escolha dependerá de como foi decorada a sua biblioteca residencial.

Como Escolher Que Tipo de Decoração Para Biblioteca Residencial

É muito comum que as pessoas associem a biblioteca a um lugar sério e com cores escuras. Uma imagem que fica nítida na nossa cabeça pelas bibliotecas públicas visitadas, as maiores. Ou então, a biblioteca sem graça, com estantes de aço, que são as comuns na escola.

Uma biblioteca em casa não precisa seguir nem nenhum caminho e nem o outro. Não precisa ser séria e escura e nem simples com estantes de ferro. Ela pode ter o estilo que você escolher, sempre lembrando que o mais importante é preservar os livros e ter um espaço para relaxar e ler dentro dela.

Pense se você vai querer mais moderna e use móveis modernos e cores claras. Aliás, a claridade é fundamental nesse espaço. Assim como os objetos de decoração devem ser decididos de acordo com o que você gosta, podem até mesmo seguir um tema, ou ter símbolos que representem o seu autor ou os seus autores favoritos.

Como Montar Uma Biblioteca em Pouco Espaço

Quando não tem um cômodo na casa para montar uma biblioteca dá para improvisar. Escolha um espaço, que pode ser no canto da sala ou mesmo no quarto e crie estantes na parede. Nela, coloque os livros e uma poltrona simples para saber que aquele espaço é dedicado para leitura.

Outro espaço que pode ser usado para criar uma biblioteca residencial é aquele próximo a sala, que é praticamente um quadrado, onde fica a janela, que não tem como colocar absolutamente nada. Mas, dá pra montar a biblioteca suspensa, colocando os livros nas prateleiras, neste caso, não terá lugar para cadeira, mas a poltrona pode ficar na sala ao lado.

Quando falta tempo para fazer a limpeza e para preservar os livros, as opções são colocar em móveis com porta de vidro e conservá-la fechada ou encapar cada um deles para não danificar a capa original. Lembre-se que mais importante que a decoração da biblioteca residencial é a conservação dos livros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *