Os enfeites de Natal, sejam os usados na árvore ou os demais, que fazem a decoração da festa de dezembro podem e devem ser conservados. A festa natalina acontece todos os anos e diferente de muitas coisas não tem essa de moda ou fora de moda. Todos os enfeites de Natal podem ser conservados para o próximo ano, para o próximo e para aquele a seguir e serem usados até que ainda estejam inteiros.
Esse é um detalhe importante, se quer reutilizar os seus enfeites de Natal trate de conservá-los de modo que fiquem intactos. Nada pode deixar a sua decoração tão feia quanto tentar usar um enfeite de natal que está arranhado, quebrado ou lascado. Se estragar um objeto jogue fora e substitua por outro e se não tiver outro é melhor deixar sem.
A Festa De Natal: Decoração
O Natal é uma festa que inspira fazer uma linda decoração. As luzes são importantes e fundamentais. As casas são enfeitadas com luzes coloridas e quanto mais melhor. Dentro de casa a árvore é o objeto principal. Mas, pensa abrir a caixa com os seus enfeites da árvore e descobrir que boa parte deles quebrou ou que um dos principais não tem como usar.
Também é comum que quando não bem guardadas as luzes, que são delicadas, acabem danificadas. O problema é que você descobrirá somente quando abrir a caixa para decorar e ter essa “surpresa” bem desagradável.
A verdade é que você só encontra enfeites estragos e luzes também quando os mesmos não são bem armazenados depois que termina a festa de Natal. Existe um modo correto para armazenamento para evitar que isso aconteça. Como costumamos dizer “antes prevenir do que remediar”.
A Hora De Desmontar A Árvore De Natal
Você sabe qual é o momento “correto”, o que diz a tradição, para desmontar a árvore de Natal e guardar toda a decoração da festa de dezembro. Você deve fazer se quiser seguir a tradição no “Dia de Reis”.
O momento certo é esse e também é a hora de guardar os seus enfeites de Natal sem danificá-los, que eles fiquem prontos para usar no ano seguinte. Neste momento, se você não guardar como se deve terá aquela surpresa desagradável no ano seguinte. Mas, você sabe como conservar os seus enfeites de Natal?
Não tem nada de complicado para guardar e organizar da maneira certa os seus enfeites de Natal e evitar a tristeza de descobrir no Natal seguinte que o seu enfeite preferido quebrou. Veja as dicas de como conservar os enfeites de Natal!
1- Como guardar as bolinhas da sua árvore de Natal.
As bolinhas de Natal de antigamente era fabricadas em um material mais delicado, agora, normalmente, são de plásticos, o que não quer dizer que não é necessário ter cuidado. Elas amassam com facilidade e ficam feias para reutilizar na árvore.
No caso das bolas de árvore de Natal pequenas uma boa maneira de conservá-las e usando caixas de ovos para armazená-las. Porém, tem aquelas maiores, que não podem ser conservadas nessa caixa. Neste caso, pegue uma caixa de sapatos e com pedaços de outras caixas, crie as divisões.
Caso as bolinhas de Natal sejam em material sensível o melhor é colocar algodão nas laterais ou espuma. É importante evitar que uma bola entre em atrito com a outra.
2- Caixas próprias para conservar enfeites de Natal.
Se você preferir não arriscar e não quer “inventar” uma caixa para guardar e conservar as bolinhas da sua árvore de Natal, pode comprar caixas que são exatamente para isso. Você pagará um pouco mais, mas o objeto é feito para esse fim e com isso dá para garantir que tudo será armazenado como se deve.
Sem falar que normalmente essas caixas são em formato de mala, o que facilita não só para guardar, mas também para levá-la de um lado para o outro.
3- Como conservar as guirlandas usadas para enfeitar a sua casa no Natal.
Você tem como alternativa para conservar as guirlandas de Natal as embalagens de cobertos e ou edredons. O importante é acomodá-las sem amassar dentro da embalagem e acima de tudo, manter essa embalagem fechada de modo que não entre poeira.
4- Como conservar as luzes de Natal.
Natal sem iluminação especial não faz jus a data. A festa de dezembro tem como um dos principais itens para decoração, o uso das luzes, o famoso pisca-pisca ou simplesmente luzes coloridas. Como já foi falado trata-se de uma decoração muito delicada e para estragar e ficar inutilizada para o próximo ano, falta pouco.
A dica é fazer retângulos com papelão ou também pode ser usado rolos de papel alumínio ou papel toalha. Eles servem para que você enrole as luzes no mesmo. É uma maneira de não ter os fios emaranhados e bagunçados, o que é normalmente responsável pelas luzes estragadas. O fio acaba quebrando por dentro e é o fim.
Com essa ideai simples e usando material que ia para o lixo você resolve o problema. Depois de enrolar no suporte de papelão, acomode com cuidado, dentro de uma caixa, que tenha espaços nas laterais.
Outras Dicas Para Conservar Enfeites De Natal
- Muito papel picado entre uma bola e outra é sempre uma boa maneira de protegê-las. Evitando que elas arranhem ou quebrem.
- Nunca guarde mais objetos decorativos de Natal em uma caixa do que realmente cabe. Forçar colocando uma coisa em cima da outra e fazendo força, acabará fazendo com que o enfeite que está na parte de baixo fique danificado.
- As luzes também podem ser guardadas dentro de uma caixa de sapato, somente se elas estiverem sozinhas e forem colocadas delicadamente uma sobra a outra. Você pode usar pedaços de tecidos para separar uma parte da outra.
- Antes de guardar os enfeites de Natal, tire a poeira com um pano seco e macio. Guardá-los sujos pode acabar gerando manchas nas bolas, que com o tempo que estarão dentro da caixa podem acabar piorando.
- Na hora de guardar os enfeites de natal é melhor colocá-los em grupo considerando o tipo de material de cada um.