?> Bambu: Tendência em Decoração | Imóveis Cultura Mix

Bambu: Tendência em Decoração

As tendências de decoração de ambiente seguem a linha ecológica, visando sempre a preservação e manutenção de estilo de vida que seja elegante, mas ao mesmo tempo, ecologicamente sustentável. Por isso, grandes decoradores têm usado em sua arte a beleza, leveza e praticidade do bambu.

O bambu é durável e muito bonito, e provém de uma fonte renovável, e em razão disso está sendo a menina dos olhos na arquitetura e no design dos ambientes. O uso desse material tem sido atribuído à sustentabilidade, mas deve ser levado em consideração não somente este item, mas sim o modo que ele vem sido produzido, ou seja, as diversas etapas pelas quais ele passa até chegar a fazer parte da decoração das casas das pessoas, como cultivo, plantação, processamento, e produção de larga escala.

O Bambu e Suas Variadas Espécies

Bambu é o nome dado a todas as plantas que pertencem à subfamília das Bambusoideae e a família das gramíneas e se subdivide em tribos: Bambuseae (lenhosos) e Olyrae (herbáceos).  Há diversas espécies que se originam destas famílias e outras são acrescentadas a cada ano, estima-se que haja em torno de 1250 espécies ao redor do mundo, divididas em 90 gêneros diferentes, cuja maioria delas é nativa, menos no continente Europeu.

Ele se desenvolve em lugares onde as condições climáticas são favoráveis, especialmente em zonas temperadas e tropicais, além de regiões que estejam a acima de 4000 metros do nível do mar. Suas principais características estão voltadas para a presença de caules lenhificados, e até certo ponto flexíveis, usados na fabricação de diversos objetos e ainda instrumentos musicais de grande qualidade, inclusive na construção civil, especialmente em regiões que tem altos índices de terremotos, na fabricação de edifícios mais resistentes.

O bambu, assim como o algodão e o linho, é uma matéria vegetal tendo sua fibra usada extraída a partir de uma pasta celulósica, com aspecto reluzente e suave, semelhante à seda. Assim, é usado em diversos segmentos da indústria, por possuir também propriedades antibacterianas.

Bambu Usado como Material Decorativo

Por ser um material bastante versátil o bambu pode ser usado para diversos fins da decoração, inclusive na criação de móveis. Este produto tem sido utilizado como matéria prima para a criação de diversas peças, inclusive com a fundação de uma empresa, a Bamboo Lab, por um grupo de designers e arquitetos especializados nessa arte.

O bambu é um material facilmente encontrado, porém, possui limitações que a madeira não tem, ou tem pouco, como a pouca resistência aos raios UV, e o problema do contato direto com água, que pode estragar suas fibras. Por isso, antes de usá-lo em qualquer tipo de decoração e mesmo em móveis é preciso saber bem sobre ele.

Essa ideia de usar o bambu em decorações e em outras situações não é um fato moderno e diferenciado, pois o material já vem sendo usado pelo homem há aproximadamente cinco mil anos e sempre com muito sucesso e ousadia.

O futuro do bambu na decoração não está ameaçado como muitas pessoas pensam, especialmente aqueles com formatos industrializados, pois estão se misturando com outras matérias-primas, com a finalidade de se criar um terceiro produto a partir de materiais híbridos e compostos, com a mistura de fibras. Porém, o avanço tecnológico nesse sentido precisa criar o material com aplicação correta e ainda incentivar as indústrias para uma produção sustentável e economicamente viável.

O Bambu e a Tradição Decorativa Vinda do Japão

Pode até ser que o bambu tenha sido visto como fonte de decoração a pouco no Brasil, porém, no Japão, já vem sendo usado há milhares de anos, por ser, como já dissemos, explorada de maneira sustentável e não predatória como diversos outros, fazendo parte do mundo dos produtos ecologicamente corretos.

Essa tradição de respeito pela natureza tem sido cumprida pelos japoneses desde os tempos mais remotos, pois está diretamente ligado à sua forma de religiosidade também, por crerem que os elementos da natureza são uma espécie de divindade. Em razão disso, algumas árvores e flores têm um significado próprio, assim como o bambu, que representa a capacidade de superação das dificuldades, bem como o desenvolvimento vigoroso.

Bandeira - Japão

Bandeira – Japão

No ano novo Japonês, a tradição reza que todas as famílias coloquem na entrada de suas casas um arranjo decorativo feito de bambu, com a finalidade de trazer sorte, alegria e longevidade às pessoas da família. Por isso, o bambu está presente em diversos outros aspectos dessa cultura, com significado próprio de força, superação e longevidade, inclusive nas tradicionais luminárias que enfeitam as casas, os estabelecimentos comercias e ainda os jardins, e são cobertas com seda ou papel.

Essas luminárias também são usadas em festividades importantes no Japão, como o Dia de Finados e são mantidas acesas o tempo todo, para poder guiar os espíritos até a luz de suas casas.

Móveis de Bambu

Os móveis feitos com o bambu como matéria prima estão na última moda e formam um conceito, podendo ser usados tanto na parte interna, quanto na externa da casa, fazendo combinações com os mais variados estilos. Ele pode ser usado como: Cercas, biombos, estrutura de móveis e revestimentos, trazendo charme e versatilidade para as peças.

Misturado a outros materiais, o bambu agrega valor, proporcionando ao móvel uma maior descontração e beleza, inclusive valorizando os ambientes. Eles combinam perfeitamente com tecidos em fibras naturais, poliéster, acrílico e aquatec.

O bambu, apesar de parecer frágil, tem grande durabilidade, porém, deve ser conservado com muito cuidado, inclusive sendo passado, uma vez ao ano, uma demão de verniz em todos os móveis que levam essa matéria prima em sua confecção. Dessa forma ele não reterá umidade e não corre o risco de embolar ou apodrecer com o passar do tempo.

Dele podem ser feitas armações de sofá, especialmente os da varanda, como as namoradeiras, como também balanços, bancos para a área da churrasqueira, mesas de centro, cadeiras de balanço, cabeceiras de cama Box, painéis de parede, prateleiras, racks e tudo o mais que você quiser inventar.

Para saber o que mais pode ser criado através do bambu, acesse os sites: http://www.minatto.com.br/http://www.casaevaranda.com.br/bambugigante.htm

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *