Vamos falar um pouco sobre decoração de sala de jantar, esse ambiente que vem sido esquecido nas plantas dos novos apartamentos, normalmente, são colegadas com a sala de estar. Por causa do tamanho das casas modernas, a sala de jantar há muito tempo vem sendo riscada como ambiente separado dos novos projetos. Porém, mesmo tendo uma sala de jantar colegada com aquela de estar vale a pena decorá-la e fazer com que ela se destaque e passe a ser um espaço único.
A sala de jantar além da mesa com as cadeiras pode ser decorada com um aparador ou um bufê. Sim, um ou outro, porque na verdade, apesar de algumas confusões, se tratam de dois móveis diversos. Então, é possível optar por um ou por outro levando em conta alguns detalhes.
Tanto o aparador quanto o bufê não são móveis decorativos e basta, ambos tem uma função, que é aquela de servir para apoiar pratos ou travessas durante uma refeição. Uma outra característica que pode ser observada em ambos tipos de móvel é que eles devem ter a mesma altura da mesa de jantar ou podem ser um pouquinho mais alto, isso dependerá do estilo.
É muito comum e mais prático também, comprar um aparador ou bufê junto com a mesa de jantar, na verdade, muitos fabricantes vendem separadas as peças, mas elas são confeccionadas fazendo parte de um jogo. Uma sala de jantar de 6 cadeiras completa deve ser composta de 6 cadeiras, 1 mesa, um bufê ou aparador, e em muitos casos, um espelho. Falando em espelho, quando ele faz parte do jogo de aparador ou bufê e não pode ser vendido separado, deve ser colocado sobre o móvel. Como foi dito anteriormente, alguns conjuntos de sala de jantar podem ter suas peças vendidas separadamente, inclusive o espelho, outros somente o jogo completo e outros com as peças separadas em cadeiras e mesa ou bufê e espelho.
Antes de continuarmos a falar sobre um e outro, vamos ao que interessa, qual a diferença entre aparador ou bufê. A única diferença do bufê para o aparador é que ele é composto de gavetas ou portas, que servem para guardar louças, copos, toalhas de mesa, jogo americano, etc. Enquanto o aparador é um móvel estreito sem nada embaixo.
Para quem precisa de espaço para guardar louças e outros objetos de cozinha, o bufê é a melhor solução. Já que terá um móvel ocupando aquele ambiente, nada melhor do que usá-lo ao máximo. Aliás, essa é uma peça muito útil para guardar aquelas louças finas, copos e taças importantes, de preferência, tudo aquilo que não é usado normalmente na casa, somente em ocasiões especiais. E nas gavetas, podem ser guardadas as toalhas de mesa, os panos de prato e qualquer outra coisa da cozinha. Para decorá-lo, na melhor do que uma bela jarra com flores, mas, quando a sala de jantar está colegada com a sala de estar, alguns porta-retratos também ficam bem. Uma outra dica para decorar o bufê é colocando uma bonita bandeja com bebidas que são servidas quentes e copos ou um bonito jogo de chá ou de café. Como dá para perceber, ideias não faltam para aproveitar um bufê.
Falando assim parece que o aparador não é uma boa opção, mas não é verdade, ele também as suas vantagens. O aparador é bem menor que um bufê, porque é bem estreito e não tem nada embaixo, logo, é um móvel ideal para quem tem pouco espaço. E não ter lugar para colocar um móvel grande é muito comum hoje em dia. Se a ideia é mesmo usá-lo para a ideia principal, aquela de apoio, a melhor opção é o aparador com o tampo de cristal. Ele é prático porque poderão ser colocados em cima tanto pratos frios quanto aqueles quentes. Ah! E claro, também poderá ser acompanhado de um espelho e servir para colocar alguns objetos de decoração, os mesmos que sugerimos para o bufê.
Agora que já falamos de diferença de um móvel e outro, podemos falar das diferenças de conjuntos com peças separadas. Como já tínhamos dito, ninguém é obrigado a comprar mesa e bufê ou mesa e aparador iguais. A mistura de estilos e materiais é permitida, com tanto que seja feita de maneira harmoniosa. Depois é só caprichar na decoração sobre o móvel e pronto, tudo perfeito.
Ainda falando de diferenças, podemos sugerir, por exemplo, uma mesa com cadeiras que fazem parte de um outro conjunto e neste caso, o bufê ou aparador pode combinar com a mesa, enquanto o espelho combina com as cadeiras. Parece complicado, mas não é, fazer essa mistura tanto de estilo, como de materiais está super na moda e dá para conseguir resultados incríveis, ambientes cheios de personalidade.
Uma outra “brincadeira” bem legal que pode ser feita quando se está decorando a sala de jantar colegada com a sala de estar é misturar as peças de uma e de outra. Por exemplo, a mesa da sala de jantar pode ser do mesmo estilo da mesa de centro da sala de estar e diferente do bufê, digamos, que ambas podem ser mais clássica e o bufê mais moderno ou vice-versa. Como dá para notar o que não falta são maneiras de criar um espaço agradável e bonito ao mesmo tempo.
Na escolha entre aparador ou bufê leve em conta um detalhe que é muito importante, mais do que gosto, estilo, etc. Pense no ambiente da sua sala de jantar, se realmente cabe mesa, cadeiras e bufê. Para se ter o jogo completo é preciso ter um bom espaço de circulação. Se for para ficar um móvel grudado no outro é melhor considerar a ideia de ter um aparador, que é facilmente encontrado em modelos bem estreitos ou até mesmo abrir mão desse móvel. A terceira alternativa, para quem sonha mesmo com um aparador ou bufê, é escolher a primeira opção em forma de fixar na parede. Não é a mesma coisa, mas também pode dar muito charme para a sala de jantar.