?> Abajur Na Decoração De Ambientes | Imóveis Cultura Mix

Abajur na Decoração de Ambientes

Uma das peças mais charmosas para decorar a sua casa é o abajur, porém, nem todo mundo sabe como utilizar essa peça nos diferentes ambientes. Para te ajudar a tomar a decisão de como usar os abajures na sua decoração vamos dar algumas dicas. Sabemos que é difícil para as pessoas definirem como usar abajures e luminárias na sua decoração.

No momento de pensar em como usar esse objeto deve-se levar em conta a necessidade de luz na área específica e ainda outros fatores como os demais objetos que estão nessa área, o projeto de iluminação do ambiente, a disposição de mesas laterais entre outros. O abajur é uma peça decorativa, mas é também uma peça funcional.

A Função do Abajur

Não podemos esquecer que a função principal de um abajur é fornecer iluminação mais sutil, sua função é ser um ponto de luz que não pode incomodar os outros moradores e nem os seus visitantes. É importante pensar na função do abajur na hora de escolher a sua lâmpada, a dica é preferir lâmpadas incandescentes já que tem uma cor dourada e a intensidade mais interessante para o nível de luminosidade desejado.

Onde Colocar o Abajur

Lembre-se ainda que o abajur deve combinar com o estilo da decoração, assim como a dimensão da mesa e a personalidade dos moradores da casa. Em geral os abajures aparecem mais frequentemente em ambientes como sala e quarto, podem ser usados em mesas laterais ou em criados-mudos.

O melhor é usá-los como um componente de iluminação que seja combinado com outras fontes de luz artificiais como spots, lustres e arandelas. O seu projeto de iluminação deve ser pensado para deixar o ambiente mais aconchegante. É necessário perceber que todos os itens têm o seu peso e que todos eles são importantes no sentido de que todos compõem um ambiente único. Não tem como compor um ambiente somente com spots ou com somente com abajures.

Atenção ao Abajur

Quando você decide usar abajures na sua decoração deve estar pronto para analisar bem o modelo que irá escolher. Se o objetivo é que o abajur cumpra dupla função, iluminar e decorar, prefira as peças de cúpula clara. A cúpula sendo clara você pode até mesmo escolher um abajur com textura plissada ou com tecido com desenhos.

Nesses casos a dica é apenas combinar esse abajur de cúpula decorada com outros elementos que podem ser luminárias ou outro abajur com cúpula mais simples. Os abajures de cúpula mais escura como, por exemplo, lanterna marroquina, devem ser usados somente como elemento de decoração, pois como item de iluminação pode não funcionar tão bem.

Posicionando os Abajures

A distribuição dos abajures pelo cômodo deve ser planejada e o primeiro passo importante é procurar um ponto em que haja uma tomada próxima. No caso dos abajures menores será necessário ter uma mesa lateral, o tamanho da mesa deverá ser proporcional ao do abajur e da cúpula.

Normalmente os cantos são mais adequados uma vez que em geral são mais escuros e têm tomadas por estar mais perto da parede. Pode ser possível encaixar uma mesinha com um abajur entre duas poltronas, por exemplo. Mas, lembre-se que para fazer isso você precisará contar com um ponto de energia no piso ou então ter um fio maior, nem sempre é o mais prático.

Ambientes

Quarto

Se você pretende usar o abajur na decoração do seu quarto o lugar mais óbvio é o criado-mudo. Porém, devemos levar em conta que esse móvel está com as dimensões cada vez menores e dessa forma pode ser mais interessante investir num pendente para economizar mais espaço.

Ainda é possível colocar uma luminária suspensa ou aquelas de mesa se você é do tipo que gosta de ler na cama. O mais legal na decoração do quarto é que você pode usar itens que não combinem necessariamente entre si. Nos quartos de casal, por exemplo, é possível contar com diferentes modelos de abajur. Cada um pode ter o abajur de sua escolha.

A ideia de ter peças diferentes no quarto é preservar a individualidade de cada um dentro desse espaço. Observe ainda que o ritmo de leitura de cada um deve se refletir na escolha do abajur. Se o homem, por exemplo, lê muito a noite precisará de um abajur com luz mais intensa enquanto que se a mulher não lê muito antes de dormir pode usar uma luz mais suave.

Dica

Você pode incluir os abajures na decoração do seu escritório, para as áreas de trabalho o melhor é investir numa luminária suspensa que é mais indicada para a leitura.

Vida Útil do Abajur

Em geral os abajures duram bastante tempo, claro que isso depende do quão delicada é a cúpula do mesmo. No caso do seu abajur ter uma cúpula mais delicada pode ser interessante trocá-la periodicamente, ou seja, a cada quatro ou cinco anos. Tudo depende do material e do uso que é feito do abajur.

Quem tem sempre aquele impulso por novas peças de decoração porque enjoa rapidamente das peças que tem sua decoração pode mudar o visual da sua peça apenas com um tratamento na base que pode ser de laqueamento ou pátina. Também pode ser uma mudança mais radical com a troca da cúpula que pode ser trocada de quadrada para redonda, por exemplo. Nem sempre é necessário comprar um novo objeto para ter uma nova decoração.

Personalidade

O mais importante quando você está pensando na decoração de um ambiente é se concentrar em escolher itens que estejam de acordo com a sua personalidade. Você deve olhar o ambiente a sua volta e se enxergar nele, pois nada mais frustrante que chegar em casa e não se reconhecer no ambiente, não é mesmo?

Com as dicas que demos acima é possível criar ambientes com uma decoração bem criativa e que reflita a sua forma de pensar. Vale a pena considerar essas dicas na hora de escolher os seus abajures e incluí-los em sua decoração. Certamente a sua decoração irá ganhar um toque bem mais charmoso com abajures.

O abajur pode ser considerado um acessório de decoração indispensável para quem está querendo fazer um ambiente moderno e bem estiloso. Sem falar que a iluminação oferecida por ele e o design, de acordo com a sua escolha, podem ajudar a transformar um ambiente, deixando-o mais aconchegante.

Aliás, existem truques para o usar o abajur na decoração de ambientes valorizando um e outro. Por exemplo, quando colocado na altura dos olhos, você consegue evidenciar cores e detalhes. Assim a iluminação será de maneira difusa e dará a sensação de vários cenários no mesmo espaço.

Modelos de Abajur: Como Escolher

O que não faltam são opções de escolhas de abajur no mercado. A variedade de modelos é tão grande, que o problema pode ser pelo excesso de opções e não pela falta. Porém, algumas “regrinhas” podem ajudar na hora de escolher o abajur certo para a decoração de ambiente.

O abajur pode ser usado em praticamente toda a casa: sala de estar ou jantar, para fazer um cantinho da leitura, no home office e no quarto. Tem sempre um cantinho que cai bem um abajur. Lembrando que o abajur concede sempre uma luz indireta e direcionada, que automaticamente dá muito charme para o ambiente.

1- Abajur na Sala

Talvez, podemos considerar, o ambiente da casa em que o abajur tem mais destaque do que os demais como objeto decorativo. Neste caso, quando for escolher o modelo, comece pensando em uma cúpula charmosa e que tenha a ver com a decoração do ambiente. As cúpulas podem ser cobertas com tecidos, podem ser clássicas, com a base colorida e de design, nos mais diversos materiais.

Outro ponto importante na escolha da cúpula e mais até da base do abajur é ter decidido sobre o que ele será colocado. Por exemplo, se você tem móveis antigos, com aspecto pesado, dentro de uma decoração elegante, um abajur com um designer muito moderno, pode não causar um bom contraste sobre essa mesinha.

Avalie bem o que você tem em casa e o que pretende, antes de fazer a escolha. E claro, os estilos podem se misturar, mas é necessário buscar o equilíbrio quando se faz esse tipo de trabalho.

Outra opção é o modelo de abajur com “pé alto”, isto é, ele vai ficar diretamente no chão e será totalmente independente, não precisando ficar sobre um móvel. Essa escolha é excelente para quem quer criar um ponto de luz decorativo no canto da casa, por exemplo, colocando o abajur próximo de um quadro, para chegar um pouco de luz até ele.

A terceira opção, que está muito na moda, pode ser usada na sala de estar e também para criar um cantinho de leitura. É o abajur com o cabo bem grande, mas flexível, que tem o pé fixado em um ponto do espaço e “cai” sobre a poltrona ou uma mesa. É um objeto muito moderno, mas que, atenção, precisa de espaço para ser usado.

2- Sala de leitura ou cantinho da leitura

A primeira opção, bem moderna, seria o abajur que acabamos de citar, com a lâmpada direcionada e pendurada, porém, dá para apostar em outras opções, como por exemplo, o de pé. Neste caso, ele poderá ser colocado bem atrás da poltrona que servirá de lugar para sentar e ler um bom livro ou simplesmente relaxar. Porém, observe que a cúpula deve ficar acima da ponta do encosto da poltrona de uma distância. É necessário observar se realmente a luz do abajur está chegando sobre a poltrona. Pois serve para decorar, mas também para iluminar.

A terceira opção, neste caso, é ter uma pequena mesa ao lado da poltrona, com a base super estreita, pode ter o espaço somente para colocar o abajur em cima.

Vale ressaltar, que se o abajur serve para iluminar e proporcionar a leitura, a lâmpada deve ser boa para garantir a iluminação necessária.

3- Nos quartos

Normalmente, o abajur entra no quarto com dupla função, a de decorar e a de iluminar. Para que você possa ler um livro antes de dormir sem incomodar o marido. No caso de casais é pra lá de necessário ter o abajur ao lado de cada um, na cama.

Hoje em dia, com a moda da cama box, vendida sem cabeceira, os decoradores têm apostado em colocar a iluminação dos cantos da cama no projeto que vai na parede sobre a mesma.

Porém, para quem já tem a casa toda montada e somente está querendo deixar o quarto mais bonito, vale escolher um abajur priorizando o equilíbrio com a decoração já existente. Antigamente era necessário que ambos fossem iguais, mas quem busca uma decoração mais moderna já pode apostar em peças que se complementam, mas não são exatamente iguais.

Algumas Dicas Para Não Errar na Escolha do Abajur

  • Tire as medidas do espaço e do móvel que ficará o abajur, elas são essenciais para que a compra seja feita de acordo com o lugar disponível para o objeto. O tamanho do abajur deve ser pensado de acordo com ambiente, caso contrário, pode parecer que foi uma peça que não tinha um outro lugar para colocar e foi “enfiada” naquele ponto da casa. Normalmente, ambientes maiores, abajur maior, ambientes menores, abajur pequeno. Mas, se tem pouco móvel no ambiente pequeno é possível dar destaque para o abajur grande.
  • Antes de comprar um abajur não se esqueça de pensar que ele deverá ser ligado na eletricidade e se você tem uma tomada próxima ao lugar que deseja colocá-lo. Essa tem que ser a primeira preocupação, para não ter que espalhar fios pela casa.
  • Escolha um abajur de boa qualidade, principalmente, porque tem a questão elétrica. Materiais inferiores podem acabar causando acidentes em casa.
  • Se escolher um abajur cujo material é sensível e pode quebrar ao cair no chão, considere que para sua segurança e para não ter arrependimentos é melhor evitar de colocá-lo em zonas de passagem da casa. É muito comum que um belo dia, alguém esbarre e ele acabe em pedacinhos no chão.
  • Verifique sempre se o abajur de chão não está no meio do caminho, ele precisa de um espaço razoável em torno da sua base.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *