Decks são aqueles tipo de piso, feitos em madeira levemente separada, imitando deques náuticos. Hoje em dia é possível usar decks para decoração de praticamente qualquer ambiente externo, e um dos seus usos mais comuns são em jardins – principalmente quando próximos a piscinas.
Para se colocar este tipo de piso, é preciso, em primeiro lugar, ver o tipo de solo que está à disposição para ser usado, e planejar o deck a partir disso. A qualidade da madeira também deve ser muito pesquisada e a consulta a um profissional é imprescindível para que a construção saia da melhor maneira possível.
O arquiteto responsável pelo planejamento do deck irá ver seus planos, e procurar maneiras de executá-los da forma mais adequada: não é só o solo que influencia na fabricação e colocação do deck: a localização dentro do pátio, quanto sol o deck vai pegar, a média de chuvas da região em que mora, tudo isso precisa ser contabilizado antes que o deck possa ser feito. Afinal, a madeira errada, ou mal tratada, ou mesmo colocada de forma imprópria vai fazer o deck empenar, rachar, umedecer e até mesmo apodrecer se não for bem planejado.
A colocação de um deck em um jardim é algo que fica de muito bom gosto, e convida as pessoas a passearem e ficarem por ali: ele dá uma riqueza maior do que uma simples calçada, e é mais limpo do que a simples grama, sendo praticamente um oásis em meio ao gramado onde será colocado.
É bastante comum também que, ao centro desses decks, sejam construídos pequenos quiosques de convivência, incentivando o convívio social, ou então uma área com cadeiras e guarda-sóis. Caso haja uma piscina, não raro o deck fica ao redor dela, dando um ambiente menos frio para quem está saindo da água, ou mesmo deseja simplesmente tomar sol próximo a ela.
Para a instalação satisfatória de um deck em seu jardim, é necessário contatar um arquiteto, ou engenheiro. Nem sempre os seus planos irão ser passíveis de execução, já que chão, temperaturas, chuvas e localização terão um papel importante na escolha da localização e formato do projeto. Ouça o profissional antes de tomar quaisquer decisões, ou informe-se bastante sobre o assunto antes de formar opiniões definitivas: a madeira escolhida deve ser bem tratada e cuidada com regularidade, a área não deve pegar muita chuva, nem muito sol, principalmente direto, e a área deve ser limpa sem materiais corrosivos ou agressivos, para que a madeira não descasque ou acabe empenando.
Um deck em um jardim dá um charme todo especial ao local, mas é importante, antes de mais nada, que o projeto seja discutido com um profissional da área, para que o charme não se torne uma dor de cabeça.
gostaria de saber o preço do m2 do dek de picina