Aquele momento de lazer no final de semana é o que move muita gente a conseguir suportar semanas intermináveis. O lazer é a grande preciosidade do ser humano, qualquer um daria muito para estar aproveitando a vida. Cada um ao seu mundo, tendo um jeito preferido. Existem aqueles que preferem grandes festas e eventos de uma maneira geral, ainda têm aqueles que não gostam de jeito nenhum de festa e prefere ficar em casa descansando com a televisão e uma boa cama com o livro preferido.
Há ainda aquelas pessoas que gostam de curtir na sua própria casa, levando o lazer para dentro de casa. Isso pode envolver uma piscina, uma churrasqueira ou outro ambiente que se faça necessário.
Churrasco
É bastante antigo na humanidade, começando logo na pré-história, nessa época o homem usava a caça para conseguir sua carne. Sendo que o grande diferencial foi que a carne assada possuía uma maciez melhor do que o modo feito anteriormente. Juntamente com isso vem os temperos que a deixavam melhor ainda.
Alguns índios tinham suas próprias especiarias que deixava a carne defumada como ninguém, sendo uma simples utilização das carnes sobre grelhas de madeira que trouxe o churrasco como conhecemos hoje. Depois que o homem se estabilizou em um determinado lugar, deixando de ser nômade, os criadores de gado surgiram e com isso o cuidado era diferente.
Até mesmo para os lugares que possuíam a caça ainda como fonte principal, as técnicas foram melhoradas para que nenhuma parte do animal fosse desperdiçada. O tipo de lenha também foi sendo observada, pois ela trazia diferença também para as carnes.
Aqui no Brasil, o local que conhecemos como referência é o Rio Grande do Sul, pois foi o primeiro estado que se espalhou as técnicas do churrasco, vindo das fronteiras com Uruguai e Argentina. Ali era um local muito bom principalmente pelo local maravilhoso que era os pampas, tendo grandes pastos para criação.
Outro ponto muito importante para a propagação do churrasco pelo Brasil era que se assar uma carne era muito simples caso estivesse muito longe de casa, necessitando apenas de fogo e uma estaca de madeira. Claro que o sal e um tempero são vitais, mas ainda são mais fáceis do que aparenta o restante.
A partir disso ele cruzou fronteiras até se tornar mundial, alguns lugares gostando mais do que outros como o Brasil. Se tornou um dos pratos mais comuns, com técnicas altamente estudadas pela gastronomia, tendo todo um aparato correto e uma escolha minuciosa do espeto, da grelha, da lenha do sal e principalmente da carne que será utilizada.
Cada cultura desenvolve uma maneira diferente de realizar o churrasco, seja com o tempero ou com a forma.
A origem do nome é português mesmo, vindo do vocabulário latino que serviria para significar carne assada em uma brasa.
Churrasqueira
Para haver um churrasco, uma churrasqueira de qualidade faz total a diferença. Seja elas móveis, que desmontam ou então aquelas feitas de tijolos. Hoje em dia já existem grelhas que dão gosto muito parecido, porém o sabor não é o mesmo, querendo ou não o carvão muda a situação das coisas.
O espaço de uma churrasqueira traz tanta felicidade para uma família, sendo o ponto de encontro para muitas festas, ou então pequenas comemorações. Não deixe de investir na decoração do local, colocando alguns enfeites que caracterizam o espaço mais tranquilo e de relaxamento.
E por isso muita gente investe em ter sua própria churrasqueira, construindo ao poucos, mas dando aquele acabamento muito necessário. Para consertos de churrasqueiras de tijolo é interessante ter um pedreiro presente ou alguém que entenda quais são as necessidades de mudança que não alterem a estrutura.