Olho mágico, correntes, cerca eletrificada e fechadura extra, são alguns dos muitos artifícios dos quais mais de 30% da população brasileira faz uso com o objetivo de se proteger de assaltos e arrombamentos de que são vitimas diariamente. Entretanto de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), grades na proteção de imóveis é preferência de brasileiros que fazem uso desse tipo de artifício para se proteger, mais do que qualquer outro método.
Domicílios Gradeados no País
De acordo com o Suplemento de Vitimização e Justiça da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD) de 2009 que foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,7% dos domicílios brasileiros, ou seja, mais de um terço deles estão gradeados o que mostra que as grades em janelas e portas ainda é um dos dispositivos preferidos por nosso povo. Ainda de acordo com o IBGE um quinto dos brasileiros, mesmo em casa não se sentem seguros, quase 12 milhões foram furtados ou roubados isso no espaço de um ano.
Outros Artifícios Usados
Depois das grades em portas e janelas, temos na lista de artifícios usados: olhos mágicos, correntes nos trincos de portas e interfones estão presentes em 20,4% dos lares brasileiros o que significa a um em cada cinco. A seguir temos as cercas eletrificadas, os muros com mais de 2 metros de altura ou arame farpado que podem ser encontrados em nada menos do que 18,8% dos lares no Brasil. Temos ainda com grande uso as fechaduras extras e as trancas contra arrombamentos com um percentual que chega a 18,4% de lares que fazem uso desses tipos de artifícios como forma de conseguir um pouco mais de segurança, pelo menos quando se encontram dentro de casa.
Uso de Cães e Outros Métodos
Temos ainda a proteção com cachorros que acontece em 9,4% dos lares. A opção de 6,7% dos domicílios brasileiros ficou com a segurança privada e/ou cancela e as câmeras de vídeos estão presentes em 4,2 % das casas. De acordo com os dados in formados pelo IBGE, cerca de 34,8 milhões de domicílios o que corresponde a 60 % do total fazem uso de pelo menos um dispositivo de segurança. Em áreas urbanas esse percentual chegou a 64,9% contra 28,5% nas áreas rurais. Devemos salientar que com exceção do cachorro que se apresenta em 12,8% dos lares em áreas rurais e 8,8% nas áreas urbanas, os demais dispositivos de segurança sempre foi maior em áreas urbanas.
Perfil das Vitimas
O IBGE traçou o perfil das vitimas de agressão que mostra um índice alto de mulheres agredidas dentro do próprio lar sendo que a maioria das pessoas agredidas é negra ou parda. Destaca-se também o baixo índice de denuncias destas agressões.