Se não é fácil trabalhar no inverno com o frio intenso que muitos dias nos castigam e precisamos para poder enfrentar essas temperaturas rigorosas de aquecimento seja com estufa, ar condicionado ou uma lareira, no verão pelo contrário o nosso trabalho não rende nada em dias de muito calor. Nos grandes centros urbanos principalmente em empresas de grande porte com um número elevado de funcionários fazendo com que haja uma maior aglomeração de pessoas se não tiver refrigeração nestes locais já se pode saber que a produtividade cai de maneira considerável no verão.
Como evitar isso
Para que a baixa produtividade não aconteça, e se tenha um ambiente de trabalho refrigerado, as empresas precisam se dispuser e investir em refrigeração e para isso nada melhor do que calcular quantos BTUs é preciso por metro quadrado e a maneira correta de distribuir isso no local para eliminar a causa de baixo rendimento, ou seja, as más condições de trabalho causadas pelo calor excessivo.
O que considerar para o calculo do aparelho de refrigeração
Cada metro quadrado precisa em media de 600 a 1000 BTUs sendo que essa quantidade pode variar dependendo de alguns fatores externos que influenciam nessa necessidade. Um desses fatores é o forte calor do sol que muitas vezes bate direto no ambiente, e ainda depende muito das fontes de calor existentes como computadores, máquinas, iluminação e por fim a quantidade de pessoas que trabalham no local vai ter influencia na hora de calcular a quantidade de BTUs necessárias para refrigerar devidamente o lugar.
Sustentabilidade
Feito levantamento de tudo que pode interferir para acertar na refrigeração do ambiente de trabalho em geral, uma sala com área de 50 m² e onde se encontre trabalhando em media 25 pessoas e com as fontes de calor citadas vamos concluir que é preciso uma refrigeração de varia de 30.000 a 50.000 BTUs por metro quadrado. Um ponto que também é muito importante fica por conta da sustentabilidade que hoje precisa estar presente em cada uma das ações que tomamos com o cuidado para que a natureza seja devidamente preservada.
O que fazer neste caso
Como solução para este caso dentro dos critérios de sustentabilidade já contamos hoje com aparelhos de refrigeração capaz de preservar o meio ambiente como é o caso do Variable Refrigerant Flow (VRF), aparelho este que não desliga uma vez que possui sensor que mede e regula a quantidade de refrigeração necessária para cada ambiente o que economiza energia. Ainda tem a vantagem de ser feito com um produto refrigerante que não atinge a camada de ozônio. Essa é apenas uma dica de refrigeração ecologicamente correta, mas outras formas já existem e a cada dia novidades estão surgindo em todos os setores com o objetivo de proporcionar o máximo de conforto sem, entretanto atingir o meio ambiente.