Cuidados ao se Comprar um Imóvel
Hoje em dia para fazermos qualquer negócio precisamos ter muita cautela, principalmente quando se trata da nossa segurança. Muitas vezes precisamos fazer transações que necessitam de muito cuidado e que envolvem muito dinheiro. Dentre muitas, a escolha de um imóvel e os cuidados para com ele merecem uma atenção especial, devido a enorme quantidade de pessoas que usam de má fé e que agem de maneira covarde diante aos negócios que envolvem interesses financeiros. Comprar um imóvel envolve interesses em comum das partes e muito dinheiro está em jogo nessas transações. É preciso estar de olho bem aberto e tomar o máximo de cuidado na hora de fechar negócio.
Alertas
O mundo em que vivemos gira em torno dos interesses financeiros e por isso é sempre recomendável verificar, analisar, discutir, pesquisar e acima de tudo estar seguro quanto ao negócio que se está fechando. Muitas vezes o imóvel comprado é de alguém desconhecido e a princípio não dá pra saber se a pessoa é confiável e mantém a documentação em dia. Exigir as informações é fundamental e é um direito que o comprador tem, já que a aquisição deve ser algo que o satisfaça e, para que isso aconteça tudo deve estar nos conformes.
A Segurança
Além da preocupação com a documentação e da confiança no vendedor, o comprador deve observar um fator muito importante: além da segurança ao comprar um imóvel, deve se pensar também na segurança que esse imóvel oferece. Como a criminalidade cresce a cada dia mais, a preocupação com as maneiras de se proteger o imóvel e a segurança oferecida por ele também são muito consideradas na hora de se escolher um imóvel. Escolher um bairro mais tranqüilo e com baixos índices de assaltos e mortes é um bom começo. A preferência por imóveis com muros altos ou com arames ou fendas pontiagudas é algo que pesa na hora de se pensar na segurança da família.
Que Atitudes Tomar
A segurança é algo primordial e que deve ser levada em conta na hora de se escolher um imóvel. Porém, existem muitos compradores inexperientes que podem ter certa dificuldade na hora da compra do imóvel e da verificação de segurança para proteção da família nos imóveis. Existem hoje muitas corretoras, imobiliárias e pessoas credenciadas que executam todo esse serviço burocrático e podem auxiliar na compra do imóvel. Geralmente eles já possuem informações sobre os vendedores e podem garantir o fechamento de um bom negócio. Possuem conhecimento dos bairros, das áreas e podem passar informações quanto ao nível de segurança e todos os detalhes. Mas, alguns compradores preferem fazer todo o tramite sozinho, e para que tudo ocorra de acordo com o esperado, a pesquisa e a exigência são fatores fundamentais. Analisar o imóvel, o bairro, pedir referências aos vizinhos dos vendedores, solicitar a escritura, os impostos pagos são medidas cabíveis e que são indispensáveis para a garantia de um bom negócio.
Por: Renata Reis