Para que tenhamos uma casa ou apartamento sempre em ordem e bem conservado é preciso investir em manutenções periódicas, podemos dizer que a conservação de imóveis deve fazer parte da rotina de nossas vidas, pois assim como os nossos veículos, o ambiente em que moramos necessita estar higienizado e em perfeitas condições de funcionamento. Em caso de condomínios a responsabilidade com os cuidados do patrimônio ficam por conta do seu síndico, ou sob a responsabilidade de uma empresa administradora, mas em caso de residências particulares os cuidados correm por conta de seus proprietários, que nem sempre dispõe de muito tempo ou disposição para manter tudo em ordem. Nestes casos vale lembrar que existem inúmeras empresas que se dedicam especificamente a diversos tipos de prestação de serviços ligados aos cuidados e manutenção de residências, portanto esta é uma boa dica para quem não pode ou não quer providenciar os reparos necessários em sua moradia, também é muito útil para mulheres que moram sozinhas e não sabem realizar pequenos concertos que um homem poderia resolver sem maiores dificuldades.
Itens a Verificar
Certos aspectos de uma residência devem passar por uma vistoria pelo menos uma vez ao ano, como por exemplo, em caso de edifícios, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado para averiguar a segurança dos prédios com relação a possíveis incêndios, eles também verificam as condições das escadas de emergência, das luzes, hidrantes e mangueiras, além é claro de observar as condições dos elevadores e porta corta fogo. O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), em condomínios residenciais vale por 3 anos, em condomínios comerciais ou em casos de condomínio misto a validade é de 2 anos.
Caixa D’água
A limpeza das caixas d’água devem ocorrer de 6 em 6 meses, e vale lembrar que elas devem ser mantidas constantemente tampadas. Saunas e piscinas devem ser verificadas diariamente no que se refere a sua higiene. Os elevadores em perfeito estado de funcionamento têm seus calendários de manutenção para serem seguidos, de acordo com os fabricantes, mas este serviço dever ser feito apenas por empresas credenciadas e devidamente especializadas.
Outros Aspectos
Algumas instalações bem como equipamentos têm sua manutenção prevista em contrato, como por exemplo, antena parabólica, antena coletiva, TV a cabo, interfones, bombas hidráulicas, portões automáticos, porteiro eletrônico, etc. Pára raios devem ser revisados de 2 em 2 anos. Extintores de incêndio também devem ser regularmente observados respeitando a sua recarga e ou reposição de acordo com as etiquetas. Em condomínios, normalmente existe uma divisão de tarefas, por exemplo, limpeza e conservação cabem ao zelador, fiscalização e controle cabem ao síndico e os serviços especializados ficam a cargo do técnico. Para quem mora em residenciais, condomínios, etc., busque conhecer as atribuições e períodos de manutenção fazendo valer seus direitos e sua segurança.