?> Dicas Para Ensinar As Crianças Guardar Os Brinquedos | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Ensinar As Crianças Guardar Os Brinquedos

Quando temos filhos pensamos em muitas coisas, em como vamos criá-los, como educá-los, de não mimar ou de mimar e assim por diante. Mas são em momentos de ensinamentos que é onde a criança aprende, e que tal ensiná-los a serem organizados? A guardar seus brinquedos e não esperar que você o faça, veja como evitar que ele espere por você!

Dicas Para Ensinar As Crianças Guardar Os Brinquedos

Dicas Para Ensinar As Crianças Guardar Os Brinquedos

Consumismo Precoce

Todo dia surgem novidades nas vitrines de lojas infantis, promoções e novos desejos de consumo que torna inevitável não comprar algo para o filho. E não precisa necessariamente ser data festiva ou estar financeiramente preparado para a compra para obter o mimo. O poder publicitário das campanhas infantis nos faz caminhar como zumbis aos caixas de loja para satisfazer aos apelos das crianças.

O fato é que mesmo a criança estando em fase de crescimento e se encantando por outras coisas mais moderninhas o desapego para com os outros brinquedos adquiridos anteriormente quase nunca acontece de forma imediata. É difícil para ela abrir mão até mesmo do brinquedo que menos gosta.

Consumismo Precoce

Consumismo Precoce

Para você, Pai ou Mãe, esse acúmulo de brinquedos pode a princípio parecer interessante, pois é provável que você queira dar ao seu filho tudo aquilo que você não teve oportunidade de ter. Por isso enche a criança de várias opções de brinquedos, jogos e tecnologia para se divertir, mas temos que ser realistas em falar que essa atitude não é nada saudável para o crescimento e formação de caráter do seu filho.

Ele pode se tornar um adulto ambicioso, possessivo, consumista, desorganizado e entre inúmeras más qualidades há ainda a questão estética do seu lar, onde a grande quantidade de brinquedos torna seu lar desorganizado, podendo até a vir causar acidentes.

Como Ensinar a Criança a Guardar e Organizar Os Brinquedos

Você já deve ter ouvido falar diversas vezes em relatos de psicólogos, pedagogos, e de outros pais que a melhor fase de aprendizagem da criança é de 3 a 6 anos, além de experiências que fundamentam essa afirmação. Então se seu filho ainda está entre essa idade, não perca tempo: Ensine-o.

Já que é difícil para você convidar seu filho a selecionar os brinquedos para “dar fim”. Então o convença a manter os brinquedos organizados, e desse modo resolverá dois problemas com uma cajadada só.

A partir do momento em que decidir que aderir a esse método é a melhor saída, você deve seguir alguns passos capazes de tornar esse processo mais rápido para você e de fácil aprendizagem para seu filho:

  1. Presenteei seu filho com caixas organizadoras. Estantes de parede. Prateleiras no guarda roupa etc. E quando o fizer explique-o para qual a finalidade. Mas esteja ciente que dificilmente ele irá usar esse presente sem ser cobrado por você.
  2. Aproveite uma oportunidade: Além de ser desgastante para você ter que ficar repetindo para que ele guarde os brinquedos que estão sempre jogados pela casa, é bem mais fácil para ele entender a organização como uma solução que como uma obrigação.

Então aproveite a ocasião que os brinquedos jogados pela casa forem perdidos, furtados ou em situações similares que venham a causar no seu filho um sentimento de perda, ou ainda quando esse fato ocasionar em um incidente para mostrar os motivos e soluções para seu filho de modo a evitar que isso se repita futuramente. Mas faça apenas quando a situação não for grave.

É muito importante que ele saiba o porquê do acontecido, e não importa qual tenha sido o pivô, apresente a organização como solução em todos os casos. Não tenha dúvida que ele assimilará melhor a necessidade de organizar seus brinquedos  na prática que na teoria.

  1. Oriente-o com respeito: Jamais interfira radicalmente na organização do seu filho. Deixe que ele mesmo visualize se o carrinho de motor fica melhor na estante ou junto dos outros brinquedos na caixa organizadora. Claro que se a importância dessa questão for maior que estética você tem todo direito de intervir, porém sem criticas como se seu filho fosse obrigado a saber daquilo que dirá antes mesmo de você falar.

Leve em consideração também que em breve ele terá uma opinião formada e isso é natural, mas que você pode atrapalhar esse processo se sempre induzi-lo a fazer tudo conforme o seu gosto. O que não é recomendável.

  1. Preserve as embalagens: Desde já insira em seu filho o hábito de reutilizar os materiais e ensine-o a ver na embalagem não somente uma caixa de papelão que acomoda o brinquedo antes da compra. Mas sim um local para guardar adequadamente, conforme ele veio da loja, evitando percas, danos, e outros desprazeres que costumam ocorrer com brinquedos caros que deixamos junto aos outros sem o mínimo cuidado.
  2. Brinquedoteca: Esse lugar está ficando cada vez mais popular em orfanatos, creches, escolas, e hospitais infantis. Lá as crianças podem desfrutar de inúmeras opções de brinquedos, jogos educativos, livros, vídeos e dispor de um amplo espaço sem obstáculos, onde possam brincar com seus coleguinhas.

Esse lugar se torna uma boa opção aos pais mais modernos e dispostos a investir no conforto, segurança e disciplina do filho. Afinal trata-se de um compartimento da casa onde se pode acomodar tudo aquilo que diverte seu filho e ainda destinar os momentos ideais para ele brincar ou não.

Mas mesmo havendo um compartimento da casa ideal para a diversão, não se esqueça de induzir seu filho a utilizar cesto de lixo, caixas organizadoras, prateleiras, armários, estantes, embalagens de brinquedos e muitas outras coisas do tipo que ajudam a organizar a brinquedoteca.

  1. Reserve um espaço para ele brincar: Caso você não possa ter o prazer de desfrutar de um quarto só para  essa finalidade, onde ele possa pintar o sete. Você pode optar por destinar um espaço para ele brincar dentro do próprio quarto dele ou na sala, área  da sua casa. Mas claro que deve impor limites, principalmente ao que se refere a horário de brincar e de guardar os brinquedos. Para escolher esse espaço pense em um que de preferência que seja consideravelmente amplo e distante de moveis, vidraças e outras coisas mais que podem vir a machucar sua criança em um momento de lazer.
  2. Elogie: Sempre que você encontrar os brinquedos do seu filho bagunçados, certamente a critica será involuntária e necessária.  Mas não seja você do tipo de pai que ao ver algo certo diz ao filho que ele “não faz mais que a obrigação”. Critique e elogie quando for necessário. Mas não seja indiferente quando seu filho for obediente aos seus ensinamentos.

Agora que você já sabe como ensinar a seu filho como guardar e organizar seus brinquedos, procure nunca deixar de lembrar que ele precisar ser sempre organizado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *