Se você observar, dando até uma olhadinha na lixeira da sua cozinha, irá perceber o quanto de lixo nos “produzimos” por dia, por semana então, é melhor nem pensar. Papéis, embalagens de alimentos, embalagens de coisas que compramos para casa ou para uso pessoal, restos de comida, enfim, tem lixo para todos os gostos. Tem o que jogar fora na cozinha, no banheiro, nos quartos, na sala, na lavanderia e no quintal. Porém, a quantidade de sujeira na casa, e não estamos falando só de lixo, mas também de tudo o que deixa os cômodos fora de ordem pode ser reduzida. Sim, é possível diminuir a quantidade de sujeira em casa seguindo regras simples. Não acredita? Então, confira e tente seguir essas 18 regrinhas a seguir e depois veja como o a sujeira na sua casa estará bem menor.
- Quanto menos tempo qualquer lixo ficar dentro da sua casa, melhor. Primeiro porque lugar de lixo é na lixeira e bem longe de casa e segundo porque uma lixeira cheia pode sempre gerar mais bagunça e mais sujeira. Por isso, crie o ambiente de tirar todo o lixo da casa todos os dias à noite, principalmente, das lixeiras do banheiro e da cozinha.
- A casa, os cômodos precisam ser arejados diariamente, e é bem simples fazer isso, é só abrindo as janelas da casa todos os dias por pelo menos 1 hora, em dias mais frios, que seja pelo menos uma hora. Mesmo que você more em um lugar que leva muita poeira dentro de casa, não se engane, achando que mantendo as janelas fechadas estará se livrando dos problemas. A poeira entra de qualquer jeito e mais do que nunca é preciso arejar a casa. Um modo de “bloquear” a poeira é vedando espaços como o rodapé da porta.
- Não deixe NUNCA para depois a limpeza de alguma coisa. Sujou, limpe imediatamente, se não tiver tempo de limpar bem, tire pelo menos o excesso da sujeira. Lembre-se de que tudo que fica sujo por mais tempo fica sempre mais difícil de limpar.
- Sempre usando o raciocínio de sujou, limpou, faça o mesmo com as suas louças. Isso serve para quem está cozinhando. Não use uma faca e jogue na pia, depois uma tigela e jogue na pia, enquanto estiver preparando a comida, vá lavando o que está ficando sujo para prepará-la. Depois da refeição você terá somente o que foi usando na mesa para lavar. E também não deixe para depois, coloque a preguiça de lado e lave tudo.
- Além de varrer ou passar aspirador de pó, os ambientes de maior circulação da casa, merecem mais atenção. Para evitar que a entrada, a sala e a cozinha acumulem sujeira, passe um pano úmido pelo menos em dias alternados. No caso da cozinha, comece com um desengordurante e depois passe um pano com água.
- Não acumule coisas velhas em casa. Essa mania de achar que tudo servirá um dia, faz com que a casa por mais que esteja organizada pareça bagunçada. Quanto mais objetos estiverem espalhados, mas sujeira se acumulará e mais difícil será de limpar. Pense nisso quando for comprar objetos de decoração pequenos, também dão mais trabalho na hora de tirar poeira.
- Se livre dos excessos. Roupas que não usa mais, sapatos que não servem mais, faça compra de supermercado com o que é necessário evitando o estoque, não acumule papel. Enfim, aprenda a jogar fora ou doar aquilo que você não está usando mais. É simples, quando perceber que se passaram meses e você não usou determinado objeto é porque ele não te serve mais.
- As roupas sujas não devem estar espalhadas pela casa, escolha um único lugar, de preferência um cesto com tampa para colocá-los e atenção para não guardar peças molhadas de suor. Ele acaba mofando a peça e deixando um cheiro horrível no cesto de roupa;
- Crie o hábito de colocar sempre tudo o que foi tirado do lugar de volta. Se usou o controle remoto da televisão, ao desligá-la guarde-o. Se acabou de ouvir um CD, tire-o do aparelho de som e coloque no lugar. Se fez uma pesquisa em um livro, volte-o para o lugar quando terminar. Se levou um copo de água para sala, leve-o de volta para cozinha, lave-o e guarde-o.
- Assim que chegar em casa da rua retire os sapatos e os coloque na área de serviço ou no quinta. O importante é não ficar circulando dentro de casa com um par de sapatos que veio da rua e por isso, está sujo. E não guarde-os imediatamente, eles precisam ser limpos e arejados antes de serem guardados, é um modo de conservá-los por mais tempo. Para isso, use sempre uma escova com cerdas duras e esfregue na sola, depois passe um pano úmido e limpo e deixe secando por alguns minutos em lugar arejado;
- Se tem alguém na casa que está perdendo os cabelos, se avistá-los no chão, imediatamente jogue fora, não deixe-os para serem retirados quando a casa for varrida. Na hora de pentear o cabelo, faça isso dentro do banheiro e sobre a pia, depois recolha os fios e os jogue fora. No caso de pelos deixados pelos animais, não deixe acumular, limpe todos os dias se for necessário e com certeza, neste caso, o aspirador de pó é indispensável.
- Quando voltar de viagem não esqueça de limpar a mala antes de guardá-la. Use um pano úmido na mistura água e vinagre ou umedecido no álcool. É claro que a mala sempre volta suja, muitas vezes imunda. O mesmo cuidado você deve ter com as sacolas e bolsas usadas na compra de supermercado.
- O melhor momento para limpar a geladeira é quando está se aproximando do dia de fazer as compras do mês ou dá semana. Aproveite que está quase vazia, tire o pouco que tem dentro, desligue-a e use a mistura de água com vinagre branco ou com bicarbonato. Passe com um pano macio.
- Simples hábitos podem diminuir o seu trabalho, como por exemplo, ficar atento e não esquecer portas de armários e prateleiras abertas ou gavetas. A poeira não perdoa e entra mesmo.
- Uma boa maneira de manter a ordem na casa e reduzir a sujeira é que cada coisa tenha o lugar certo para ser guardada e que esses lugares sejam respeitados.