Quando se sai em viajem com crianças é preciso tomar alguns cuidados especiais, já que os passageiros são bastante diferenciados e podem se comportar de maneira diversa daquela que esperamos. O primeiro item que deve ser levado em considerado nessa viagem é a segurança.
Para isso, o cinto de segurança, bem como a cadeirinha ou o assento infantil são itens indispensáveis devido a sua grande importância. Muitos acreditam que não, mas no trânsito o uso desses itens pode reduzir até em até 70% as mortes causadas por acidente. Além disso, crianças são bens preciosos demais para que não se tenha com elas os cuidados necessários.
A Hospedagem
Aqueles pais que vão viajar e pretendem ficar hospedados em pousadas ou hotéis com os filhos, devem ter cuidado redobrado com a segurança, especialmente se no local tiver janelas grandes sem proteção e piscina. Esses ambientes costumam ser recordista de acidentes entre as crianças pequenas, isso sem mencionar escadas e parquinhos.
Ocorre que os acidentes com crianças devem ser prevenidos a partir do embarque no carro, por isso, independente se é uma viagem longa ou curta, se vai para cidades maiores, campos ou praia, a criança deve sempre ir muito bem acomodada em uma cadeirinha de segurança, e esse hábito deve acompanhá-la desde que sai da maternidade, até que cresça o suficiente para fazer do cinto de segurança.
Pousadas e Hotéis – Cuidados
Pousadas e hotéis também pedem cuidado, já que por natureza, toda criança é bastante curiosa e, por isso, dificilmente se deixará ficar presa no quarto, sentindo necessidade de sair e explorar tudo ao seu redor. É necessário, assim que chegar ao quarto verificar se a varanda está com a segurança adequada para comportar crianças, e, além disso, sempre manter a porta do local trancada, para que, quando a criança acordar não consiga sair Como já dissemos, a precaução deve ser maior ainda em hotéis ou pousadas com piscina e ainda aqueles que ficam à beira-mar. Nas praias o cuidado deve ser grande, pois segundo as estatísticas o afogamento é tido como a segunda causa de mortes de crianças em todo nosso país. Antes de deixar as crianças brincarem na praia os pais devem verificar se a mesma apresenta salva-vidas, para atuar em caso de emergência.
A Viagem
Todos que já viajaram com crianças bem sabem das dificuldades encontradas durante o percurso. Entretanto há algumas ferramentas que precisam ser usadas para diminuir a ansiedade e ainda o sofrimento dos pequeninos durante a viagem.
Documentos Importantes
Não há como se sair em viagem sem se certificar anteriormente se todos os documentos necessários estão à mão, pois cada tipo de passeio pede especificações, como Passaporte, no caso de viagens internacionais e RG, e Carteira de Vacina, Carteira do Convênio Médico (caso tenha), e ainda o Cartão do SUS, todos obrigatórios para que se consiga um passeio tranquilo, pois imprevistos sempre podem acontecer.
A Preparação Do Veículo
Vamos deixar aqui algumas dicas que irão ajudar bastante na organização do veículo. Uma dica legal é, antes de sair fazer um organizador para colocar dentro do carro, pode ser uma bolsa, uma maleta, algo onde tudo que você vai precisar esteja à mão.
Nele podem ser guardadas revistas, gibis, mamadeira, água, petiscos, enfim, tudo que faz a maior diferença quando falta na viagem. Assim, se não der na parar em algum posto, as crianças não ficarão entediadas demais e nem passarão fome.
Se for seguir viagem com um bebê e ficar com medo ‘bebê conforto’ avariar o estofamento do veículo, use embaixo do mesmo um protetor próprio para o assento do carro. Desta forma a criança seguirá segura e você não terá despesas extras para consertar o banco de seu carro.
Bebês Precisam De Cuidados Especiais
Por falar em bebês, se eles estiverem entre os passageiros, prepare-se! Ao contrário do que possa imaginar, as paradas durante a viagem podem aumentar grandemente, especialmente para a troca de fraldas, descanso e também para mamadas. Outra coisa que não pode faltar é uma cama improvisada, para que o bebê possa dormir durante o almoço ou o jantar.
A Urgência Infantil
A pergunta frequente quando se sai com as crianças é uma só: Mãe, tá chegando? Grande maioria dos pais quando viaja com os filhos, não tem estratégia formada para conseguir burlar o problema da apatia durante as muitas horas de estrada. Pois, afinal, elas querem mais é se divertir, e ficar parado dentro do carro não tem nada de legal.
Veja Logo Abaixo Algumas Estratégias Para Seguir Viagem Com Crianças:
- Claro que o que mais diverte as crianças durante a viagem são os DVD Players que ficam presos na parte detrás dos bancos. Por isso, não saia de casa sem eles, e permita que seus filhos escolham os filmes. Não se esqueça também de leve alguns lanchinhos e deixe que se alimentem durante os filmes.
- Em viagens mais longas, como as de avião invista nos jogos portáteis, e no tablet. Todas as crianças gostam desse tipo de diversão.
- De carro, durante o percurso, aponte as cachoeiras, os bichos que aparecem na estrada, as placas com os nomes da cidade e tudo o mais. Isso será uma forma de mostrar a elas um novo mundo.
- Solte a voz durante a viagem. Cantar é uma ótima forma de interagir com as crianças. Então, lembre-se de músicas que possam fazer parte de seu repertório e aproveitem o momento em família.
Segurança é Tudo
Prevenção e segurança sempre devem estar em primeiro lugar.
- Sempre coloque o cinto de segurança nas crianças e peça que os adultos também o coloque. Ainda que haja reclamação e cara feia.
- Se for viajar com muitas crianças, coloque nelas roupas que sejam do mesmo tom, para que seja mais fácil de identificá-las quando forem parar.
- Sempre que parar em postos e lanchonetes faça uma contagem de todas as crianças quando for entrar no carro. Apesar de parecer estranho, muitas crianças se perdem nessas horas.
- Se for viajar para lugares onde há uma grande quantidade de pessoas, identifique as crianças com um crachá, colocando nome completo, endereço e telefone de contato, para que caso se percam, possam ser facilmente identificadas.