?> Como Evitar Acidentes e Afogamentos De Crianças | Imóveis Cultura Mix

Como Evitar Acidentes e Afogamentos De Crianças

Para as crianças, existe um risco real de se afogar em uma piscina em casa ou em na praia, incluindo piscinas na casa dos vizinhos se houver um acesso fácil. À medida que envelhecem, os riscos de afogamento estão associados mais com as crianças explorando o espaço e desafiando-se na água que por acidentes. Como as crianças aumentam sua confiança com o passar do tempo, elas começam a superestimar suas habilidades aquáticas.

Em casa, as crianças mais jovens são mais propensas a se afogar na piscina ou até mesmo em uma banheira É importante que os pais compreendam os riscos de bebês e crianças pequenas sendo deixados sozinhos, mesmo que por um momento. Eles podem sem nenhum aviso de que algo está errado se afogar silenciosamente em menos de cinco centímetros de água.

Os Cuidados Para Evitar Afogamento De Crianças

Ensine Seus Filhos a Nadar o Quão Rápido For Possível

Aulas de natação são uma ótima dica para educar crianças a estar na água de forma mais segura. Se você sabe nadar, melhor ainda. Se não, entre na aula com os pequenos para garantir segurança e agilidade em qualquer situação de emergência.

Supervisione Seus Filhos Sempre

Crianças até 8 anos precisam ser supervisionadas em água. Elas podem entender as instruções de segurança, mas é provável que se esqueçam no calor do momento. Lembre-se de que as crianças não gritam por socorro e acenam para ser resgatadas. Em vez disso elas desaparecem sob a superfície da água, muitas vezes invisíveis. Crianças em piscina devem ser acompanhadas por adultos sempre, ao menos enquanto estão na água ou em uma piscina muito funda. Isso vale para piscina e praia.

Você ou seu companheiro não precisam estar dentro da água para oferecer uma grande segurança. Estando com seu filho próximo ou tendo agilidade suficiente para entrar na água quando algo acontecer, já é o suficiente.

Ao supervisionar as crianças em uma piscina, não se permita ficar distraído pela conversa com amigos e parentes ou outras atividades. Mantenha sua atenção sobre eles em todos os momentos. A melhor maneira de garantir isso é ficar na borda da piscina o tempo todo. Traga seus amigos para uma conversa por lá mesmo, para garantir agilidade quando problemas ocorrerem.

Enquanto está supervisionando, evite ficar embriagado. Isso diminui a sua agilidade de combate a acidentes, caso algo aconteça. Um pai ou tio embrigado não tem coordenação motora de nadar e salvar seu filho a longa distância, por exemplo.

Passe Instruções Sobre Segurança Na Água Para Seus Filhos

Como as crianças se tornam nadadores mais fortes em um curto período de tempo, é importante educar os pequenos e seus pais sobre a segurança da água. Eles ainda podem não ter a força e habilidade para resolver problemas se encontram na água correntes fortes e águas profundas, ou descobrir objetos perigosos tarde demais à espreita na água.

Ensine as crianças mais velhas para escolher locais seguros para nadar, como piscinas públicas e praias patrulhadas por salva-vidas, ao invés de praias sem arrecifes, com ondas fortes e sem tocar no chão.

As Instruções São Simples:

  • piscinas fundas, apenas com adultos
  • piscinas sem saber nadar? Só com equipamentos
  • jamais vá longe na água se não puder tocar no chão com os pés
  • tente ficar sempre perto da borda da piscina, onde possa se segurar
  • jamais mergulhe sem um adulto por perto

 

Jamais Abandone Bebês Em Banheira

Fique com seu bebê o tempo todo quando está no banho, mesmo se houver um irmão ou irmã no banho com eles.  Você não tem ideia da quantidade de acidentes que podem acontecer por apenas segundos deixando uma criança sozinha na banheira. Crianças de colo não possuem força para se levantar de uma banheira, e escorregam muito facilmente. Um afogamento em banheira é mais comum do que se imagina, e considerado crime por negligência.

Lembre-se de esvaziar a banheira assim que tiver terminado. Seu filho de braço pode não voltar para lá, mas outras crianças ainda engatinhando podem ter uma experiência nada agradável na água.

Crianças Pequenas Devem Tomar Banho De Piscina e Praia Nos Braços Dos Pais

Se você está em uma piscina ou praia com uma criança com menos de cinco anos ou bebê, eles estarão mais seguros se você preenchê-lo, cerca-lo ou cobri-lo com segurança em seus braços. Elas são mais fáceis de segurar desta forma e vão ganhando a confiança aos poucos. Nada de jogar para que o pequeno aprenda a nadar a força. Aos poucos é bem melhor.

Se Seu Vizinho Tem Piscina, Mais Cuidado Ainda!

Como diz o dito popular, ‘o perigo pode morar ao lado’. Certifique-se que o seu jardim é seguro, para que seu filho não possa chegar ao lago do vizinho. Uma piscina abandonada e uma criança exploradora é a combinação que você precisa para deixar seu filho propenso a um acidente com afogamento. E como não dá para saber se ele está lá, os riscos de morte são bem maiores.

 

Para Os Jovens, Os Cuidados Devem Ser Constante Também

Nada impede que adolescentes cometam imprudências e acabem por se afogar, o que se tornou uma causa de morte comum no Brasil. Para evitar isso, ensine aos adolescentes os perigos da mistura de nadar com drogas e ou consumo de álcool. Pessoas embrigadas não possuem coordenação motora para se livrar de um afogamento e podem morrer por isso. É importante o cuidado com eles também.

Coloque Boias De Segurança Nas Crianças

Vendidas em qualquer supermercado e de baixo custo, boias são ótimas para prevenir acidentes. As de braço deixam as crianças até mesmo mais pesadas flutuando e mesmo que elas mergulhem, vão voltar para a superfície. As de cintura também agem da mesma forma e são bacanas para crianças maiores e mais pesadas.

Mas nenhuma boia substitui a supervisão de um adulto na água. Lembre: crianças são trelosas e por isso elas adoram se aventurar em terreno molhado, querendo saber do que são capazes. Melhor prevenir sempre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *