Levando em conta que um terço do seu dia você passa dormindo, a escolha do colchão para cama é tão importante quanto a roupa que você vai usar para a sua festa de fim de ano. Ao menos oito horas por dia você passa dormindo, o que quer dizer que escolher o tipo certo de colchão é importante para manter o seu corpo confortável. O colchão errado pode trazer problemas e coluna e consequentemente problemas à sua saúde e também na qualidade do sono.
Nas lojas de produtos para o lar você deve encontrar mais de cinquenta tipos de colchões diferentes. Qual escolher? O segredo é saber o que é melhor para o seu tipo de uso. Cada um se adapta ao corpo de uma forma diferente e por isso é preciso avaliar as principais características que um colchão pode oferecer a seu dono, que não são poucas. Conheças algumas:
O Cheiro
A maioria dos colchões de cama tem um cheiro químico característico quando você abre a embalagem original para uso, mas alguns podem ser particularmente mau cheiro. Deixe o seu colchão para o ar por uma semana antes de usar e os vapores se dispersam.
O cheiro do colchão também diz um pouco sobre a qualidade do produto. A maioria das boas marcas possuem um aroma agradável ao abrir e é importante avaliar isso. Os tecidos sintéticos é que possuem um odor mais forte e são mais sensíveis a rasgos e lavagens, diminuindo a vida útil do produto.
http://www.youtube.com/watch?v=v92MTZxr34wCom Alças
Tais modelos são ótimos para quem costuma mudar a cama de lugar com uma grande frequência. As alças ajudam no movimento, virando e posicionando o colchão. Muitos colchões novos não precisam ser virados, mas eles ainda podem beneficiara duração do uso quando mudados de posição algumas vezes por ano.
O ideal é que se vire o colchão ao menos quatro vezes ao ano. Isso evita que se forme o formato do corpo na parte superior e você usará os lados igualmente. O suor também causa manchas, então manter a uniformidade do colchão é bacana para pessoas que costumam transpirar muito mesmo dormindo.
Colchões Com Molas
Colchões com sistemas de molas são normalmente preenchidos com polímeros sintéticos, mas alguns contém fibras naturais, como lã ou crina. Eles mexem bastantes e algumas pessoas não gostam porque são mais moles que os demais. Quando se trata de molas, é qualidade e não quantidade que é importante. O número de molas em seu colchão é menos importante do que a forma como eles são colocadas.
Estes são hoje os colchões mais vendidos no mercado porque possuem algumas vantagens. O sistema de molas é mais confortável para a coluna e se adequa melhor ao corpo. Ele forma o corpo mas mantem a resistência do colchão. É a evolução da espuma, e por isso são mais caros.
Existem diversos tipos de molas em colchões. Como elas costumam balançar bastante, alguns usuários não curtem este produto. Contudo, há as molas mais sensíveis ao movimento que exigem um pouco mais de investimento na compra. As chamadas inteligentes partem o colchão ao meio e permitem que, mesmo que um dos membros na cama se movimente, apenas o lado dele do colchão irá balançar. Está presente em colchões para casais tanto no formato tradicional como nos fabricados para cama box.
Os colchões com mola de boa qualidade tendem a ser mais resistentes as variações de peso na cama, por isso são um investimento recomendado. São indicados para pessoas obesas e que costumam dormir muito, pois precisam de um colchão que resista a seu peso por muitas horas sem baixar de volume. Também são indicados a quem tem problemas de coluna e precisem de um colchão que se adeque e a seu formato de costas.
Como sua vida útil é longa, recomenda-se a troca do colchão a cada cinco anos.
Colchão Magnético
Revolução dos anos 90, o colchão magnético é uma boa pedida para quem possui problemas de coluna. Ele foi criado para ativar áreas sensíveis do corpo e ajudar no sono. O magnetismo usado no colchão ajuda a relaxar o corpo, ajuda na resistência do produto e por isso fez tanto sucesso no mercado. Nos anos 90 um colchão deste material custaria mais de R$ 1.500, mas hoje custa um pouco mais da metade do preço. Pode ser encontrado em formatos para casais e solteiros e ainda é sucesso de vendas. Sua vida util é longa, então recomenda-se a troca a cada cinco anos ou mais.
Colchão De Espuma
É o modelo mais simples de colchão e mais barato. É muito usado ainda pelo seu baixo custo, mas não é uma boa pedida para a coluna. Com o uso constante e pessoas de alto peso ele tende a baixar de volume e deixar o usuário quase encostando na madeira da cama ou ferro, caso seja uma cama tubular. É muito vendido ainda como colchão adicional em uma casa mas deve ser evitado para pessoas com problemas de coluna, nas costas e que possuam um sono leve.
A vida útil de um colchão de espuma curta. Um produto com este material costuma durar menos de um ano, por isso sua troca é recomendada anualmente.
Colchão Lavável
Alguns colchões vêm com uma tampa removível, mas que pode ser comprada separadamente. Este tipo de colchão é o mais usado para quem possui crianças pequenas e idosos em casa, quando as funções renais estão desreguladas e podem acontecer algumas surpresas durante a noite. É comum se encontrar em camas de tais grupos de pessoas urina e nos colchões tradicionais o processo de lavagem é longo, penoso e demora bastante a enxugar.
Os colchões laváveis são mais simples de tirar a cobertura e a lavagem pode ser feita de forma prática. Ele pode ir a ao sol e ao final do dia, mesmo em locais com sombras, secam mais rápido. O tecido da cobertura também é feito propriamente para receber derramamentos de urina e líquidos em geral, por isso a mancha deve sair com mais facilidade. No geral não custam muito mais caros que os demais modelos e são uma boa pedida de compra.