As grandes vantagens de alimentações ricas em legumes, verduras e frutas são muito conhecidas, porém estes nutrientes certamente serão muito melhor aproveitados com a higienização correta de vegetais, por isso veja a seguir algumas dicas bastante interessantes de lavar as frutas e verduras corretamente e a melhor forma de as manter conservadas.
Cuidados Que Devem Ser Mantidos Diariamente
Para quem pensa que basta apenas se lavar bem em água corrente as verduras e frutas, bem como legumes, que as bactérias somem, poderá certamente amargar uma possível contaminação intestinal deixando você em verdadeiros frangalhos. Todos os micro-organismos existentes nos alimentos ingeridos crus, são causadores inclusive de desinteria.
Por isso se gastar um pouco mais de tempo na limpeza dos vegetais, irá poupar tanto você e a sua família de sofrer com um mal estar que poderá ainda ser evitado. As principais vítimas das bactérias certamente são as crianças, que tem menos de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas e ainda pessoas que se utilizam de medicamentos que são imunossupressores. Para os outros usuários os riscos realmente existem porém são muito menores.
Este cuidado deverá começar na hora da compra. Quando a preferência for pela feira livre, procure sempre observar a qualidade dos produtos. Se estiverem por acaso amassados procure os evitar. Se for a um supermercado por exemplo, procure ficar de olho par anão levar alimentos que estejam vencidos; E também procure evitar comprar vegetais picados, se forem cortados e não tiverem uma devida higienização a sua polpa deverá também certamente estar contaminada. É o que alertam diversos especialistas.
A Limpeza Correta Dos Alimentos Faz Toda a Diferença
As verduras poderão e deverão ser bem lavadas, se passando os dados por toda a sua extensão para retirar a terra, pedaços machucados de folha e larvas. Depois disto procure deixar de molho em uma solução desinfetante por um período em torno de 30 minutos. A seguir procure lavar novamente em água corrente consumindo sem qualquer tipo de receio.
Já para o s legumes, o procedimento deverá ser o mesmo. Se ele for ingerido com a casca, é muito importante se esfregar com uma bucha própria para esta finalidade, passe-a por toda a extensão para eliminar toda a camada esbranquiçada de agrotóxicos e daí basta apenas se colocar de molho em uma solução e a consumir.
http://www.youtube.com/watch?v=AcJBcz6ouuMAs frutas ainda deverão ser limpas da mesma forma, a maçã por exemplo ou a pera, deverão ser lavadas em uma esponja, pois são consumidas com casca. É muito importante ainda se esfregar para que as quantidades de agrotóxicos ingeridas possam diminuir. Para o consumo de uvas por exemplo, é preciso se ter um cuidado maior, é necessário ainda se lavar uma a uma sem as arrancar dos galhinhos. Alguns dos cachos são bem fechados e poderão ter teias de aranha no seu meio, procure então ter o cuidado já que apenas utilizar água e deixar em uma solução não irá resolver o problema.
Os Alimentos Orgânicos e Hidropônicos São Uma Boa Pedida?
O fato de optar por estas verduras é certamente uma tendência mundial, pois as pessoas procuram sempre escapar dos agrotóxicos utilizados em plantios convencionais. Mas mesmo nestes casos mais isentos existe ainda um potencial de intoxicação, não dá para se relaxar na hora da limpeza. Os vegetais deverão sempre ser cultivados na terra onde existem as bactérias.
A higienização deverá até mesmo ser igual, já que os hidropônicos, cultivados em estufas irrigadas, que precisariam apenas de uma lavagem que fosse mais criteriosa mas em dúvida é melhor os desinfetar também.
Para todos os produtos que já vem limpos, ás vezes picados nos supermercados, as nutricionistas deverão dizer que é bom sempre se verificar toda a procedência e saber ainda se passou por desinfecção e acondicionamentos em embalagens que contam com uma atmosfera modificada. Porém os alimentos industrializados devem contar com uma fiscalização da agência nacional de Vigilância Sanitária mais frequente.
Para Cada Um Dos Tipos De Higienização, o Que Fazer?
Para a utilização de frutas, saladas ou legumes e verduras cozidos, antes de irem para a mesa é preciso que se tenha uma garantia de que eles estão livres de bactérias e larvas. Para que se tenha esta certeza, procure dar uma leve fervura em água quente, mesmo que queira congelar legumes por exemplo. Existem alguns preparados que você poderá comprar nos mercados que são excelentes desinfetando alimentos crus que poderão dar todas as seguranças necessárias que a sua família deverá merecer.
Uma Solução De Vinagre
A receita é prática, e diz que é necessário que se coloque duas colheres de sopa de vinagre para cada um dos litros de agua. Deixando em seguida as verduras e frutas mergulhadas neste preparado por um período de 30 minutos. Se existirem larvas vivas por exemplo, o vinagre não irá as matar, mas fará com que se soltem das folhas. Então deverá precisar passar novamente em água corrente para as eliminar das saladas.
A Solução Com Água Sanitária é Uma Boa Pedida
A solução que também é chamada de solução clorada ou mesmo de hipoclorito de sódio, é só se colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos em torno de 15 minutos para eliminar larvas e também bactérias. Depois disto basta lavar em água corrente. Para quem ainda ficar com receio do cheiro deste produto de limpeza, procure colocar os vegetais em uma solução de vinagre.
A Solução De Hidrosteril
Este é um produto existente nos mercados, que é possível se encontrar também em farmácias e feiras livres, um preparado de hipoclorito de sódio, e pergamanato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando assim as larvas e ainda as bactérias. É recomendado ainda se colocar duas gotas do produto em meio litro de água deixando por um período de 15 minutos. Em seguida é necessário se lavar completamente os alimentos em água corrente.
Com todas estas dicas você contará com uma alimentação muito mais rica, correta e saudável lhe trazendo uma boa qualidade de vida.