Mudar o visual da casa nunca é demais quando se tem boa vontade. Existem pessoas que não aguentam mais ver aquele branco na parede de seus lares ou então aquele “vanilla” totalmente sem graça. Se você já está enjoado e quer mudar a cor da casa urgentemente, porque não fazer você mesmo? Contratar um pinto nem sempre é uma boa ideia e pode dar muito mais dor de cabeça, além de doer e muito no bolso. Mude a cor das paredes da sua casa usando as suas próprias mão e alguns instrumentos que facilitaram a sua vida!
Dicas
1. Para começar, vamos conferir quais materiais vão no ajudar nessa empreitada?
- Lixa n° 150
- Lona plástica
- Fita-crepe
- Rolo de pintura
- Caçamba para acomodar a tinta
- Tinta (da melhor marca possível)
- Massa corrida
- Gesso
- Misturador
- Trincha
- Espátula
2. A quantidade de tinta a ser utilizada é o segundo maior passo deste trabalho. Para isso, é preciso calcular precisamente o espaço e a área da parede a ser pintada. Meça a parece com uma fita métrica e multiplique o valor encontrado pela altura do pé-direito que á a altura do chão ao teto. Depois disso, multiplique este valor de metragem pelo número de mãos que podem ir de duas a três, dependendo da parede. O resultado de toda essa equação vai te fornecer uma metragem total. Não se preocupe! Em algumas latas de tinta contém informações sobre que área de tinta aquela mesma poderá cobrir e isso facilitará muito a sua via na hora de bancar o pintor. Os vendedores também podem te auxiliar a calcular a partir da metragem a ser pintada.
3. Se você pegou um catálogo pra se inspirar nos tons, tenha cuidado. Muitas vezes a realidade fica bem diferente do que está na revista. Antes de comprar uma lata de tinta, é muito importante adquirir ¼ de galão no máximo e depois testar em uma pequena área para ver qual será o resultado final.
4. Antes de começar a pintura, forre o chão com a lona e retire os espelhos dos interruptores espalhados naquela área a ser pintada. Não se esqueça de cobrir os móveis e proteger as maçanetas, os rodapés e os batentes das portas com fita crepe. Uma dica para facilitar a limpeza é passar massa corrida sobre a fita-crepe a fim de impedir que a tinta usada na pintura das paredes penetre nas maçanetas ou rodapés. Use uma espátula para remover o excesso de tinta que poderá escorrer.
5. Se você tem buracos na parede aonde ficava pendurada uma estante ou um quadro, não deixe de tampa-los. Use a massa corrida para tal fim. Use uma espátula e feche os buraquinhos mais profundos com gesso. Deixe secar por um tempo, mais ou menos 20 minutos, e depois comece a utilizar a lixa de número 150.
6. Na hora de começar a pintar, faça o seguinte: Mexa a tinta com uma trincha e comece a pintar com muito cuidado sempre fazendo movimentos horizontais que chegem a ser rentes ao teto. Usando um rolo, comece a colorir o restante da parede seguindo sempre a posição vertical neste momento. Espere a tinta secar por completo antes de passar a próxima camada da cor que você está utilizando naquela parede.
7. Para quem está inclinado a fazer faixas coloridas na parede, use a fita crepe. Escolha um tom qualquer para ser o predominante e comece a alternar com cores mais harmônicas. Não esqueça que o branco pode ser uma cor coringa nestes casos. Cubra uma parte com tinta e a outra não. Continue assim ateh que tudo esteja completo e a sua parede bem colorida. Espere a tinta secar totalmente e retire a fita crepe. Se tiver sobrando espaços, pinte eles para completar. Use um pincel bem fininho para dar aquele acabamento.
8. Na hora de proteger os móveis e chão, você também pode usar plásticos bolhas ao invés da lona. Se não tiver essa opção, pode cobrir com jornal também. O importante mesmo é dar uma boa isolada no espaço antes de começar a botar a mão na massa.
9. Uma outra dica que pode ser seguida antes mesmo de colorir a parede é verificar se ela está totalmente lisa e seca. Se você for pintar uma parede dentro de casa que não esteja lisa o suficiente, o ideal é colocar um pouco de massa corrida e lixar depois. Se for uma parede da área externa, utilize massa acrílica.
10. Ao aplicar amassa corrida para deixar a parede bem lisa, deixe secar e comece a lixar com uma lixa bem fina para não estragar a parede pré pintura. Pode ser utilizada também uma esponja abrasiva para raspar a superfície. Lembre-se que neste processo é preciso ter muito cuidado para não cometer exageros. Após lixar, não esqueça de remover o pó com um aspirador, vassoura ou espanador.
11. Ao começar a pintura, lembre-se de iniciar a cobertura da parede pelos cantos superiores da mesma, tetos e contornos de janelas, portas e tomadas.
Uma dica importante para deixar a cobertura uniforme é fazer um “W” com um rolo de lã, fazendo a letra na horizontal e voltando na vertical, fazendo sempre o mesmo movimento. Continue essa operação até que a parede esteja toda coberta de tinta.
12. No quesito escolha de tintas, o especialista Cassio Pessanha, Consultor Técnico Condor explica: “O mercado de tintas evoluiu e hoje estão disponíveis produtos que secam até três horas após o término da pintura e não deixam odor. Pinta-se de manhã e no fim da tarde não há mais cheiro”, comentou.
13. No que diz respeito as cores que irão ser utilizadas, faça um testes antes: use a cor em um pequeno espaço para saber a sensação exata da cor que irá decorar a sua parede. Somente desta forma você ficará segura com relação a cor escolhida. Se quiser fazer uma alternação de cores em umas quatro paredes, use cores claras na maioria e deize a principal com uma cor mais forte e chamativa.
então estou queendo fazer umas mudanças bem legais na minha casa e vai ser agora ja entao vou aproveitar essas dicas e vamos ver no que da…….