Não importa o tipo de casa em que vive ou em que parte do país você está. Todas as casas do mundo estão sujeitas a problemas de infiltração. É preciso ter mais cuidado do que se pensa ao observar uma mancha úmida na sua parede. A umidade pode trazer uma grande quantidade de danos, não só para a sua parede, como para a integridade estrutural da sua casa também. O primeiro passo para lidar com uma infiltração é encontrar de onde ela surgiu e o porquê.
http://www.youtube.com/watch?v=TJG2_56BMxo
Fazendo Um Check Up Nas Paredes, Teto e Pisos
Sinta as paredes com as mãos para testar a umidade. Procure manchas nas paredes, no piso e no teto. Nos casos mais graves podem haver derramamentos de água mesmo. Algumas casas com infiltração grave ‘chovem’ nas paredes de forma a você notar a água escorrendo e se formar uma poça líquida no chão. Este é um caso gritante. Mas as manchas úmidas também são graves. Não tente ignorar a mancha, pois as causas podem ser diversas.
Examine as paredes para qualquer sinal de infiltração de água. Esses sintomas incluem manchas brancas nas paredes, manchas escuras de mofo, água e áreas úmidas nas paredes. Dependendo da cor da mancha a infiltração pode existir antes mesmo de você ter ido morar na casa.
A mesma investigação deve ser feita com o piso e teto. Se você encontrar manchas de água mesmo secas e ninguém usou liquido naquele local, você pode estar tendo algum problema de infiltração. Observe o teto também, onde é mais comum deste problema surgir.
Possíveis Causas De Infiltração No Teto
Infiltração no teto é um dos problemas mais comuns de surgir em uma casa. Os motivos mais simples são má colocação ou quebra das telhas, pois assim o teto desprotegido acaba por receber a água que ultrapassa por suas camadas e entra na casa. Para resolver é só trocar as telhas quebradas e verificar se não há um espaçamento muito longo entre as telhas. Em bairros com muitos gatos de rua, que adoram correr entre as telhas, é comum que aconteçam a quebra e posteriormente surja a infiltração.
Um outro problema comum nos tetos é falta de escoamento da água. As casas não possuem teto em V a toa. Este formato é ideal para a água descer e quando isso não acontece, o líquido pode ficar acumulado as poças de água que resultam em um acúmulo de água, que acaba por penetrar no teto da casa. Para resolver, você pode criar um escoadouro melhor para a água ou criar uma camada mais forte de proteção no teto. Contudo, deve ser feito com o aval de um empreiteiro para não surgirem problemas futuros na fundação.
Encanamento com defeito em casos de apartamentos também são comuns. Logo, o problema pode não ser bem em sua moradia mas na moradia de cima. Lembre que o teto da sua casa é o piso do apartamento de cima e se tiver um problema por lá, possivelmente seu apartamento também terá um problema. Em tais casos, é preciso chamar um encanador para identificar qual cano está com problemas na parte de cima. Como o teto e piso são estruturas grossas, resolvendo o problema no apartamento de cima o seu será resolvido também. O mesmo pode acontecer com tetos de casas com mais de um andar, em que o problema esta na fundação acima e não na de baixo.
Infiltração Nas Paredes
Ao longo do tempo, com a erosão do solo podem ocorrer alterações nos padrões de drenagem em torno de sua casa, levano a problemas de infiltração nas paredes. Um solo inadequadamente inclinado acumula a água ao longo do exterior da casa e, finalmente, elas entram em suas paredes. Caso este seja seu problema, talvez seja necessário uma mudança radical na estrutura de sua casa e um alinhamento do piso na parte externa, ou uma declinação para a rua e não sua parede.
Os problemas de infiltração em paredes mais comuns são causados por problemas em encanamento. Os canos são construídos para durar muito, mas uma encanação muito velha pode ter problemas e os canos romperem. A água vai se acumular em sua parede e depois acaba por ir parar na parte externa, quando surgem as paredes que ‘choram’ ou ‘chovem. Em tais casos o melhor mesmo será chamar um encanador para substituir os canos com problemas.
Outro problema comum é uma parede com fendas. Caso na construção do teto hajam brechas na sua parede entre uma camada e outra, podem surgir infiltrações. Neste caso será preciso refazer a obra ou ao menos derrubar a parte com problemas e fazê-la de novo. O melhor é buscar ajuda de um profissional, pois movimentar ou destruir fundações podem causar danos estruturais a casa.
Canos entupidos podem ser uma causa de infiltração em paredes também. A água, por não ter por onde passar, acabar por fazer pressão que racha os canos ou os rompe em pequenas fendas. Neste caso não é preciso apenas trocar o encanamento, mas também encontrar o entupimento para fazer as alterações necessárias.
Infiltração Em Pisos
Canos entupidos ou rompidos são os motivos mais comuns de infiltração em pisos. Os lugares os quais elas mais surgem são banheiro e cozinha, onde a quantidade de canos passando pelas paredes e piso são grandes. Nestes casos, é preciso chamar um profissional porque as causas podem ser diversas. Um entupimento em uma pia pode causar entupimento nos casos que vão causar a infiltração no piso. Logo, é preciso uma avaliação completa.
Você pode ir por eliminação. Observe se sua pina e vaso sanitário estão com bons fluxos de água e descida. Logo, se não estão entupidos sua encanação está normal. Como dissemos antes, um encanamento velho pode trazer problemas e eventualmente um cano pode se romper. Pode haver também dejetos em sua encanação vindos da fonte de água ou outros locais, por isso é preciso uma maior investigação para fazer a correção de forma integra e o problema não voltar.