A organização ajuda a facilitar a sua vida na rotina diária. Quando cada coisa tem o seu lugar e são determinados limites e regras fica bem mais fácil manter tudo em ordem. Veja algumas dicas a seguir, de quem presta serviços como “Personal” para pessoas que precisam de ajuda na hora de organizar a casa.
1- A primeira dica pode parecer contraditória, uma vez que estamos em busca de organizar a casa, mas não tente atingir o seu máximo, 100%, ninguém consegue, até porque neste ponto, o tempo pode ser muito traiçoeiro. Se concentre no básico e não se cobre quando não conseguir “cumprir as metas” de organização da casa estabelecidas por você.
2- Quando se planeja a organização de uma casa, para que ela funcione é necessário também estabelecer como será colocado na prática. Ninguém pode passar um dia inteiro arrumando a casa e claro, chega um momento que o que está no lugar estará fora.
3- A organização da certo quando além de estipular as regras se torna um hábito. Quando cada coisa que foi definida passa a ser feita sem estresse, naturalmente é porque dali em diante vai funcionar tudo perfeitamente.
4- Quando for fazer a organização para sua casa considere as prioridades, o que exige mais tempo para limpar e organizar, mas antes mesmo de qualquer coisa, faça a faxina geral. O primeiro passo é se livrar de tudo aquilo que só ocupa espaço e enche armário.
5- Otimize o tempo e faça “atividades casadas”, como por exemplo, terminar de tomar o café e lavar a louça que usou e colocá-la no lugar. Muitas vezes o tempo perdido reclamando da falta de tempo é necessário para resolver pequenas coisas que somadas acabam se transformando em um grande problema.
6- Não se rebele contra a rotina, ela se faz necessária quando você pretende arrumar alguma coisa e manter no lugar. As listas, tão odiadas por algumas pessoas, são essenciais para que a organização da casa funcione.
7- A organização da sua casa deve basear-se na sua disponibilidade e não no que você gostaria de fazer. Por isso, na hora de listar as tarefas, coloque o que é prioridade na frente e aquilo que pode ficar por último e nem ser feito lá embaixo. A ansiedade por fazer tudo só vai atrasar o que seria possível fazer.
8- Na hora de comprar móveis e objetos para a sua casa não esqueça de pesar o quanto tempo você tem para mantê-lo limpo. Por exemplo, uma pessoa que não tem tempo deve evitar sofá ou poltrona brancos, a não ser que esteja disposta a pagar sempre para fazer a limpeza.
9- Quando se trata da casa onde vive uma família não pense duas vezes, divida as tarefas. Todos têm que participar da arrumação e organização da casa, principalmente as crianças. É uma responsabilidade que deve ser dividida e isso ajuda até na consciência de cada um de manter tudo em ordem. Quando você assume toda a responsabilidade para si, ainda corre o risco de ter que refazer várias vezes a mesma coisa, pois quem não colabora não sabe o quanto é desgastante organizar uma casa.
10- Não se vicie em organizar casa. Deve ser natural, assim como deve ser encarado da mesma forma quando não tiver tempo para colocar tudo no lugar.
11- Não compre mais nada se não existe espaço na sua casa. O acúmulo de objetos só torna a tarefa de limpeza e organização de uma casa mais complicada. Vai chegar em um ponto que a sensação será de não ter arrumado a casa, mesmo depois de ter ficado horas fazendo isso, graças ao acúmulo de coisas.
12- Se desfaça daquilo que não está em uso e tudo o que for importante faça questão de guardar em local seguro e bem sinalizado, como por exemplo, documentos.
13- Antes de sair de casa para comprar qualquer coisa, defina bem o que você está precisando, se realmente está e muito cuidado com a época das tentações das promoções e da saída com as amigas que acabam animando sua compra.
14- Se você tem alguma coisa velha e não quer se desfazer dela de jeito nenhum, pode até ser, mas não tente colocá-la de modo que fique perfeita, a aparência sempre será aquela e isso pode não ajudar na organização como um todo.
15- Seja flexível na sua organização. Se não deu para fazer tudo hoje, reprograme o dia de amanhã. Almoço, o que vestir, o que arrumar, tudo isso faz diferença se pensado com antecedência. Para manter a organização da casa é necessário manter a organização da vida.
16- Não faça do seu objetivo de vida depois do trabalho, nas folgas ou nas férias, a organização da casa. Quanto menos disposição você tiver para fazer esse tipo de atividade, mas difícil será e claro, não vale a pena perder momentos de lazer para ficar horas esfregando uma casa. A limpeza é necessária, mas deve ser feita com consciência e sem exageros. Tem que ter muito cuidado para não virar a “maníaca da limpeza”.
17- Gaste o tempo que você tem para fazer as atividades e não tente usar o tempo que não tem.
18- Para cuidar bem da sua casa é necessário cuidar bem de você mesmo. Durma bem, descanse , alimente-se. Não vai passar um dia inteiro dando faxina e deixar de almoçar por conta disso. Lembre-se: tem muita coisa mais importante antes da organização da casa.
19- Nem todas as tarefas de uma casa devem ser repetidas na mesma semana ou no mesmo dia. Separe o que deverá ser feito todos os dias, do que pode ser feito um dia sim outro não, do que pode ser feito a cada 15 dias e o que pode ser feito mensalmente.
20- Bons produtos de limpeza, aquele certo, faz toda a diferença na hora de organizar a casa. Você perde mais tempo tentando limpar as louças do banheiro se não tiver usando um produto adequado, mas, se tiver, o seu tempo será “economizado”. Por isso, é bom ter determinado os produtos necessários para a limpeza da casa.
A organização de uma casa é um dos pilares para manter uma vida mais tranquila e com prática. Porém, nem todo mundo tem tempo de fazer uma super arrumação toda semana, mas com algumas dicas pode conseguir deixar tudo ajeitado. Conheça essas dicas de organização e deixe a sua vida mais simples. Um dos principais problemas é a falta de espaço para guardar tudo, mas, o que muitos não consideram é que não é necessário ter muitos armários e demais móveis para guardar todos os objetos.
A dica é utilizar os espaços que não estão sendo vistos, ou seja, embaixo da cama pode ser colocada uma sapateira, você pode guardar no gabinete da pia da cozinha aqueles utensílios que não são usados todos os dias. Observe os pequenos espaços que estão ociosos na sua casa para encontrar uma boa solução. Uma das melhores dicas que podemos te dar de organização é ter um lugar fixo para cada coisa, desde a chave da casa até mesmo a caixa de primeiros socorros, sempre guarde os objetos no seu lugar correto.