Importância
Na China existem estudos milenares a cerca do poder que cada cor tem em si mesma, e este conhecimento é utilizado sob a forma de energia que é responsável por diversos aspectos de nossas vidas. Hindus e budistas acreditam que os chacras sejam regidos pelas cores, promovendo o equilíbrio entre o plano material e o plano astral preservando aspectos como a saúde, a sanidade e a sorte. Estes são apenas alguns exemplos de como as cores tem seu valor ao redor do mundo, portanto abordamos aqui a importância das cores no ambiente de trabalho.
Pesquisas
Recentes estudos nas áreas de ergonomia, atividades laborais e psicologia revelaram que a aplicação de possíveis esquemas contendo cores em ambientes profissionais tornou-se indispensável. Designers e arquitetos cada vez mais se conscientizam e buscam a elaboração de projetos cromáticos em ambientes profissionais. Mas para isso é de suma importância o conhecimento das necessidades e requisitos do espaço em questão, bem como dos profissionais que ocuparão aquele ambiente, sempre considerando princípios científicos e resultados psicológicos coerentes. Comumente as empresas investem nas cores de sua logomarca desconsiderando a possibilidade de usar as cores a seu favor de forma que favoreça o ambiente de trabalho, espaços organizados e harmoniosos.
Dicas
As cores, se utilizadas de forma adequada, podem colaborar para o bom desempenho dos profissionais, pois elas auxiliam na manutenção da saúde, bem estar e segurança de visitantes e colaboradores. As interferências podem ser de ordem psicológica relacionadas com o humor, à satisfação e a motivação; aumentam o desempenho, reduzem índices de acidentes, diminuem a fadiga visual e podem facilitar na limpeza e conservação. Além disso, elas são uma ferramenta importante na formação da imagem que a organização pretende transmitir aos seus clientes, fornecedores e colaboradores e nenhuma empresa quer vender a imagem de um edifício doente.
Significados Para as Cores
O amarelo indica luminosidade e vivacidade sugerindo proximidade, mas utilizado em excesso poderá tornar-se cansativo. A cor azul se associa a confiança, fé e pureza, sendo que tons mais escuros transmitem formalismo e frieza. Laranja é uma cor de vitalidade, estimulante, relacionada ao entusiasmo, força e ação. O rosa aquece, relaxa e acalma, é uma cor que se associa aos conceitos de delicadeza e feminilidade. O verde inspira tranquilidade, sendo que o tom claro remete a uma sensação de bem estar e paz, portanto prédios verdes são adequados, já os tons mais escuros podem favorecer a depressão.
O vermelho representa o entusiasmo, a ação e o dinamismo, mas deve ser utilizado com cautela, pois em excesso desperta a violência e pode irritar muito. A cor violeta transmite uma idéia de proximidade e favorece questões ligadas a espiritualidade. Em excesso esta cor favorece o desestímulo não sendo recomendado o uso desta cor em áreas grandes.