Quando uma pessoa está procurando um imóvel para alugar, naturalmente, ela aguça os sentidos, afinal de contas, o bom mesmo é fazer uma compra sem sustos “pós contrato”. Ninguém está querendo se arrepender depois. Do outro lado tem que está vendendo o imóvel e deve saber que para se fazer um bom negócio vale a pena valorizá-lo.
De um lado você tem quem quer comprar e de outro você tem que quer vender, esse é o jogo, mas em ambos os lados é necessário ter pessoas comprometidas. Não vale a pena ser o vendedor que só quer “empurrar” o imóvel e ganhar dinheiro. A honestidade é um passo importante para fazer um bom negócio.
Quando um proprietário valoriza o imóvel ele tem chances de fazer com que o valor do mesmo supere 20%. Porém, os especialistas alertam, deve-se valorizar com aquilo que o comprador vai reparar, por exemplo, não adianta colocar um piso muito caro, que um outro bem mais barato faria o mesmo efeito visual. O comprador não irá entender o piso como uma valorização do imóvel, que justifique o preço superior.
Veja a Seguir Dicas Para Valorizar um Imóvel!
1- O ideal é que você contrate um profissional que pode ser um designer de interiores ou arquiteto para “acertar” a decoração do seu imóvel ao gosto dos potenciais clientes. Nos Estados Unidos essa é uma prática muito comum, lá os profissionais ganharam até um nome “home staging”. Essas pessoas buscam um método que eles chamam de “descaracterização”, para atrair o mais variado “público” interessado na compra. Quando mais neutro for o ambiente, mais chances o imóvel tem de agradar.
2- É necessário fazer a manutenção, pia rachada, vazamentos, pisos quebrados, problemas hidráulicos ou elétricos, tudo isso afasta o cliente. Ele imagina que por trás daquele defeito, mesmo que pequeno, tem muito mais por vir.
Um imóvel tem que ter uma boa aparência, eliminar pequenos problemas é a garantia de não espantar os clientes. Assim como os automóveis, os imóveis também devem passar por revisões anuais e pequenos problemas devem ser resolvidos logo, para não se tornarem um grande desafio e representar maiores custos no futuro.
3- A pintura também é parte fundamental para valorizar um imóvel. É melhor esquecer cores chamativas, que podem não agradar o comprador. O ideal é apostar nas tintas neutras e claras Até porque amplia os espaços e dá a sensação e limpeza.
Quanto menos pessoal forem as escolhas, mas chance o seu imóvel tem de ser valorizado aos olhos de quem está procurando uma casa para comprar.
4- A fachada é uma parte fundamental da casa que deve estar bem cuidada. Mesmo que você não consiga deixar a parte interna perfeita, não pode se descuidar da parte externa. Sabe aquele ditado “ a primeira impressão é a que fica”, pois bem, leve-o a sério neste caso, pois será o primeiro contato do potencial comprador com o imóvel.
Casa com a frente pichada, por exemplo, pode dar a sensação de que se trata de um lugar não muito seguro. A pintura muito deteriorada pode passar a impressão de que a casa por dentro está caindo aos pedaços.
A fachada deve estar bem pintada, sem nenhum tipo de defeito e com acabamento perfeito, não precisa ser nada caro, basta que esteja em ordem.
5- Outro detalhe importante é em relação a limpeza e a organização do imóvel. Lembre-se, quem visita o imóvel está atento a tudo e usa todos os sentidos: audição, tato, visão e olfato. Então, não basta deixar o imóvel todo arrumadinho, mas esquecer de lavar bem o quintal para tirar o cheiro do xixi do cachorro, por exemplo.
A limpeza é fundamental, nada de muita poeira, pode dar a impressão para o comprador que é um lugar onde é difícil manter a casa limpa e não se engane, isso pode espantar quem quer comprar um imóvel.
6- Os móveis planejados podem valorizar um imóvel ou não, tem que tomar cuidado, por exemplo, os armários embutidos podem fazer a linha sofisticada. Porém, se não forem bem feitos e planejados podem afastar um potencial comprador que não quer gastar dinheiro tendo que trocá-los ou até mesmo arrancá-los de vez. Quando se trata de um projeto muito personalizado é melhor não fazer. Só vale a pena para valorizar o imóvel se for pensado para atender ao apartamento e os espaços dele e não suas necessidades pessoais.
7- Se tem jardim ele deve ser bem cuidado, não tem nada pior para a imagem de um imóvel do que um matagal, pode fazer um comprador desistir do negócio na mesmo hora.
Lembre-se sempre que a compra e venda tem um poder sentimental, emocional, e o fato de gostar do imóvel de cara é fundamental. É claro que uma pessoa poderia comprar o imóvel e cuidar do jardim do jeito dela, mas o fato de ele ter se transformado em um matagal, naturalmente, faz com que ela tenha restrições a ele.
8- Pense no lado prático de um negócio, como a documentação, que deve estar certinha. A escritura deve estar no nome do proprietário e regularizada. Imóveis com pendências espantam compradores logo de cara, por mais bonito e conservado que ele esteja. Plantas que não foram atualizadas também é um grande problema. Se foi feito o famoso “puxadinho” tem que está tudo no lugar.
9- Nem sempre a churrasqueira e a piscina valorizam o imóvel. Não adianta achar que colocando esses dois itens vai poder aumentar o preço da casa. Tudo vai depender para se ter ou não se “up” no preço, da região que está localizado esse imóvel.
10- Falando de coisas práticas que são tão importantes quanto valorizar o imóvel com detalhes e obra, fique atento as contas. Elas devem estar todas em dia, como o IPTU e qualquer outra taxa referente ao imóvel. Antes de qualquer coisa, o interessado vai verificar se não existe algum tipo de pendência na Prefeitura ou no Estado relativo ao imóvel. Se houver, dificilmente ele vai querer esperar que a regularização. Certamente, irá mudar de ideia. Por isso, antes de qualquer coisa, tenha tudo em dia e documentação atendendo todas as exigências da lei.
São bastante comuns os questionamentos a cerca dos fatores que valorizam o imóvel, e nada melhor do que profissionais qualificados para orientar nesta questão. Engenheiros e arquitetos estão aptos a dar boas dicas do que seja funcional e eficaz para valorizar um apartamento ou casa. Corretores de imóveis também têm conhecimento sobre este assunto, pois sabem o que as pessoas buscam em uma casa. Alguns itens podem parecer importantes para algumas pessoas, porém podem ser irrelevantes para outras, portanto, para quem deseja investir dinheiro em imóveis com o intuito de negociação, vale lembrar que existem gostos diversos, sendo assim é aconselhável seguir algumas regras básicas de acordo com o mercado imobiliário.
Dicas
Os três principais fundamentos que definem a valorização de um imóvel na construção residencial são: a qualidade, o custo e a sua utilidade. Não existem fórmulas prontas para equilibrar estes fatores, tendo em vista que os aspectos mais objetivos são importantes, mas não são os únicos a serem levados em conta, a que se considerarem os pontos de vista social e econômico dos prováveis compradores do imóvel. A análise dos interessados passa em primeiro lugar pela questão da localização, pois ela delimita as regiões de interesse sendo determinante no momento de escolher. A infra-estrutura também é bastante importante nas dicas para a escolha do imóvel, como por exemplo, os vizinhos, as vias de acesso, o trânsito, tendências da ocupação do entorno, possibilidades de ampliação ou reformas e segurança. O poder aquisitivo dos interessados influi no enfoque da escolha, pessoas de baixa renda buscam por regiões com escolas públicas e hospitais enquanto as pessoas de alto poder aquisitivo priorizam a sua segurança pessoal e o acesso para veículo próprio.
Outros Detalhes
Questões como a iluminação, ventilação, incidência de sol, aeração, possibilidade de inundações, a vista, a altura da construção, a insalubridade, etc., são pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de seus futuros moradores. A área construída também valoriza um imóvel e é um dos fatores determinantes, além disso, a posição do sol ao amanhecer e a vista para o mar são itens que fazem os apartamentos em andares superiores serem os mais procurados. Compradores mais atentos costumam pesquisar a cerca da qualidade dos materiais utilizados na construção, e também é imperativo o oferecimento de vaga na garagem. Revestimentos e materiais de acabamento que ofereçam praticidade e eficiência no momento de realizar a higiene também são importantes, especialmente nos dias atuais em que a mulher trabalha fora de casa e não tem muito tempo para dedicar aos afazeres domésticos. Como se pode perceber os principais fatores que valorizam o imóvel estão relacionados com segurança e conforto, afinal todos querem mais qualidade de vida para si e para seus familiares.