Quando vamos construir ou reformar, temos que pensar em tudo. Por exemplo, devemos pensar em como as divisões do ambientes vão favorecer nosso dia a dia e como os locais se tornarão funcionais. Isso porque a decoração, a engenharia e a arquitetura devem andar juntas para que os ambientes possam ser muito úteis para quem morará neles. Nada pior que um lugar muito bonito, mas pouco confortável e convidativo. Outro ponto que sempre é lembrado na reforma são as cores das paredes, os acabamentos de banheiros, quartos, salas, lugares que receberão visitas, pensamos no piso que usaremos, pensamos nos móveis, no jardim. Pronto, com tudo construído da forma que queremos, não teremos problemas. Aí que a maioria das pessoas se engana.
O principal problema da maioria das casas, dos apartamentos e dos locais públicos ou comerciais é a iluminação mal pensada, mal formulada. É um desastre. Gastamos rios de dinheiro com decoradores e acessórios que deixam nossa casa maravilhosa, com cara de casa de revista, de novela… Mas quando nos mudamos para lá, sentimos que falta alguma coisa. Falta luz, mesmo!
A iluminação de qualquer ambiente é fundamental. Saber usar os espaços é saber usar e compreender a iluminação específica deles. Como uma janela grande pode ser ideal para lugares escuros e, assim, a luz elétrica será poupada; como as lâmpadas certas podem favorecer um ambiente que antes de planejado parecia perdido.
As lâmpadas halógenas são essas lâmpadas perfeitas para decoração, acredite se quiser, qualquer tipo de decoração, do banheiro à sala, do jardim ao quarto. Esse tipo de lâmpada realça as cores do local, dá uma projeção diferente para os ambientes. Se por exemplo eu comprei um quadro super caro e coloquei na biblioteca ou outro cômodo, facilmente ele perderá o encanto se a iluminação não for pensada, pois uma obra de arte deve ser o centro das atenções, e ser o centro das atenções deve receber um tratamento diferenciado, isto é, uma iluminação especial.
Essas lâmpadas tem mais de o dobro de durabilidade das lâmpadas comuns e convencionais, as incandescentes, além de serem muito mais econômicas e eficientes. A luz que elas proporcionam é bem mais branca do que outras do mercado e é mais brilhante também. Comparadas com as fluorescentes, elas consomem mais energia, já que geram bem mais calor do que as outras. Ainda assim são muito melhores que as lâmpadas convencionais.
As lâmpadas halógenas também têm a possibilidade de variados formatos e tamanhos. Isso permite, por exemplo, adaptar as lâmpadas para iluminar um quadro dentro do quarto do casal, ou até mesmo o banheiro, iluminando o espelho. Mas também possuem formatos ideais para jardins e outros ambientes mais naturais, por onde passou um paisagista. Por isso, se você está querendo reformar sua casa ou mesmo mudar um pouco a cara de um ambiente, invista em uma iluminação boa, porque ela fará com que outros objetos interessantes possam ganhar vida e dar vida ao local decorado.