Tijolo Refratário: Fornos e Churrasqueiras Com o Material Valorizam
Seu Imóvel
Quando saboreamos um delicioso churrasco ou uma pizza de um forno à lenha, nem imaginamos que para esquentar esses alimentos de uma forma uniforme se deve, por causa dos tijolos refratários, peças fundamentais para o bom funcionamento de fornos de pizza e churrasqueiras de alvenaria. Além disso, costumam ser usados em caldeiras, fornos industriais, laboratórios de pesquisa e ensino e fundições.
Fabricados com uma argila especial branca, com um grande poder de suportar o calor, os tijolos refratários têm a capacidade de tolerar temperaturas altíssimas, variações bruscas de temperatura, ataques químicos e esforços mecânicos. Isso porque existe um produto desenvolvido para cada tipo de situação, que varia para ser utilizado em temperaturas distintas.
O nome “refratário” é denominado a determinados materiais, normalmente cerâmicas, que têm a capacidade de resistência às temperaturas altas sem mudar seus atributos físico-químicos, que são, por exemplo: condutividade elétrica, condutividade térmica e resistência. Em geral os refratários encontram-se aplicados em churrasqueiras, fornos domésticos, caldeiras, fornos industriais, entre outros.
Normalmente a maior parte dos revestimentos dos fornos industriais, que costumam atingir temperaturas de até 2000 °C, é composta pelo óxido de alumínio (alumina), sendo este um dos principais exemplos de materiais refratários usado na fabricação de tijolos, concretos ou cimentos refratários.
Os tijolos refratários são muito versáteis e suprem às exigências das zonas de alta e média solicitação de fornos de altíssimas temperaturas, fundições, fornos de cerâmica, caldeiras, fornos de aquecimento para o mercado comercial, e também existem versões para o uso doméstico, como produtos específicos para fornos de pizza e churrasqueiras.
Ter fornos de pizza e churrasqueiras em casa, além de servir de uma atração a mais para receber a família e amigos nos finais de semana, também valoriza e muito o seu patrimônio, entretanto é preciso tomar certos cuidados com a sua manutenção, para prolongar a sua vida útil e divertir sua família por muitos anos.
Isso porque em fornos e churrasqueiras com mais de 15 anos, é necessária fazer a sua manutenção, ou seja, realizar a troca dos tijolos refratários, pois devido ao tempo e ao atrito com lenha, carvão ou pás, costumam se desfazer depois de muitos anos.
Como os tijolos refratários ficam somente no interior do forno ou da churrasqueira, você mesmo pode removê-los facilmente, retirando um por vez e colocando produtos novos em seu lugar. Dessa forma, a estrutura não fica prejudicada.
A preocupação ecológica fez com que diversas entidades procurassem alternativa para produtos que agredissem menos o meio ambiente. Uma das novidades é o fogão ecoeficiente, feito de tijolo refratário, idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER).
O Instituto desenvolveu um forno que exige uma quantidade bem menor de lenha a ser queimada, para que proporcione uma melhor qualidade de vida às pessoas que moram na zona rural do estado do Ceará, em que o Instituto age em parceria, que fez a troca sem custo de fogões a lenha convencionais pelo ecoeficiente, de 17 mil famílias cearenses. Dessa forma, invista você também neste material para proporcionar saúde à sua família.
quanto custa um tijolo refratario e qual e o endereço de voces