Um estilo clássico de decoração é o colonial, ideal para quem pretende deixar o imóvel com uma cara diferenciada em relação aos tradicionais neoclássicos, existentes na maioria das construções das grandes cidades. Para quem pretende reformar ou construir sua casa em estilo colonial, saiba que é preciso estar preparado, pois tanto os móveis como o telhado em estilo colonial têm um custo maior do que os tradicionais.
Isso porque as telhas coloniais têm um consumo médio de 24 unidades por metro quadrado. Para se ter uma ideia, a telha romana, a mais usada nas construções populares, tem um consumo de 16 unidades por metro quadrado. Porém, apresenta um visual mais imponente e arrojado, além de necessitar menos madeira no engradamento dos telhados.
Além disso, o visual obtido com esses elementos vale o investimento. Uma cobertura composta por telhas coloniais possui uma coloração mais atraente do que as tradicionais telhas de cerâmica, deixando o imóvel muito mais bonito. Outra vantagem é que esse tipo de telha combina com imóveis tanto rurais como urbanos.
Como existe uma infinidade de fabricantes de telhas de cerâmica, (pelo menos 11 mil indústrias segundo a Associação Nacional da Indústria Cerâmica-ANICER), é preciso muito cuidado na hora da compra. Isso acontece porque como no Brasil existem milhares de empresas e pouca fiscalização, há muitas empresas “fundo de quintal”, que fabricam telhas sem os padrões técnicos da construção civil.
Esses produtos podem comprometer a estrutura do telhado, pois as telhas absorvem a água das chuvas, aumentando o peso suportado pela estrutura, que pode até mesmo desabar. Por isso, “o barato sai caro” é regra absoluta na construção civil. É melhor investir em produtos resistentes, de marcas confiáveis e certificados pelo INMETRO, mas que durem por anos, do que comprar novas telhas assim que cai uma chuva mais forte.
Para escolher uma boa telha colonial, os produtos têm um profundo canal para a vazão eficiente das águas da chuva. Além disso, a telha colonial é formada por duas partes iguais, que ficam separadas, chamadas de bicas e capas. Seu sistema de encaixes é simples e pode ser manuseado por qualquer pessoa, é claro que com orientação profissional e com uso de equipamentos básicos de segurança.
Atualmente, existem os seguintes modelos de telhas coloniais: branca, mesclada e a de tamanho especial (chamada de telhão). É possível encontrá-las nas seguintes tonalidades: palha mesclada, palha e vermelha. Seus preços costumam variar conforme o local em que for comprar e a quantidade desejada, entretanto, vale a pena lembrar de que a qualidade deve vir em primeiro lugar, para que seu telhado não lhe traga problemas futuros.
Caso não tenha muita afinidade com o assunto, na hora de comprar as telhas, vá acompanhado de um profissional especializado no assunto, como um arquiteto, para que lhe ajude a escolher a telha mais adequada para sua reforma ou construção.
Visitar sites de fabricantes de telhas coloniais também poderá ajudá-lo na hora da compra. O site http://www.telhadoscoloniais.com.br, por exemplo, possui diversas fotos de telhados nesse estilo, uma boa opção para tirar ideias e deixar o telhado do jeito que sempre sonhou.
Eu gostaria de saber o preço por telha colonial (ou milheiro) e quantas telhas por metro quadrado…eu não sei quantos m2 tem o meu telhado….obrigada.