Como Funcionam os Fogões de Indução

Você está pensando em trocar o seu fogão tradicional por um modelo que funciona a indução, mas ainda não entende muito como funciona esse novo tipo de eletrodoméstico, que chegou recentemente no Brasil?

Os fogões que funcionam no sistema de indução são os modelos elétricos de uma segunda forma, isto é, dispensam o gás e precisam da energia elétrica para funcionar. Tem o seu lado positivo, mas também pode ter o seu lado negativo e para entender melhor, veja como funcionam os fogões de indução e tire suas próprias conclusões.

Fogões De Indução Com Tampos Térmicos De Vidro E Cerâmica

Os fogões de indução são diferentes dos elétricos de forma negativa, possuem melhor velocidade, graças a rápida resposta em relação ao controle da temperatura. Além disso, uma das suas grandes vantagens é em relação a limpeza da bancada do fogão, normalmente é de vidro ou cerâmica e em ambos os casos é bem fácil limpar.

Nos demais fogões considere que a comida é aquecida de forma indireta, através de uma superfície quente que chega até o fundo da panela ou das chamas do fogão tradicional, enquanto nos de indução, o processo é feito através do eletromagnetismo. Sendo assim, a fase intermediária não é necessária. A comida fica aquecida de forma mais equilibrada, enquanto o fogão não chega a altas temperaturas.

Vamos agora descobrir como é que foi feito a aplicação da energia usada pelos grandes geradores de represas para cozinhar comidas, dentro da cozinha. Isso ajuda a ter uma ideia mais clara de como funcionam os fogões de indução e sobre suas vantagens e desvantagens.

Principais Diferenças Entre Cozimento Por Indução ou Condicionamento Tradicional

Desde que surgiu a culinária não mudou muita coisa, a panela em cima de uma superfície aquecida e assim se faz um ou mais pratos. Porém, como tudo tem um ponto fraco, esse método tem o problema de ter um calor exagerado, que pode acontecer no fogareiro elétrico e no fogão a gás.

A panela é aquecida pela condução do calor e isso faz com que cada um tipo de material que ela é feita receba uma quantidade diferente e isso interfere no sabor da comida. Por isso, é muito importante mexer bem a comida quando estamos fazendo determinados pratos para que o alimento não termine grudado no fundo da panela. Porém, quando falamos de fogões de indução, sim, podemos ter alimentos preparados de forma equilibradas, pois as panelas passam a ser as fontes de calor.

Sem falar que eles possuem um ótimo controle de temperatura, tão precisos que conseguem descer a temperaturas baixíssimas, o que não é possível em outros tipos de fogão.

https://www.youtube.com/watch?v=xt4sVmnNR2g

Além disso, uma outra vantagem do fogão de indução é que ele desperdiça pouquíssimo calor e isso é muito bom, quando se está fazendo um alimento que precisa de muito calor e é sensível, por exemplo, no caso dos mariscos e trufas. Dá para trabalhar no fogão sem cozinhar e graças ao sistema de magnetismo e a eletricidade.

Como é o Aquecimento nos Fogões de Indução

Os fogões de indução funcionam graças a um campo magnético mutável associado a uma corrente que altera a luz e induz o calor. Para isso existe também um segundo condutor, que fica bem no campo. Dessa forma eles funcionam tendo uma espécie de bobina que fica localizada bem na parte de baixo do eletroméstico e que leva a corrente alternada fazendo um campo mutável magnético.

Quando colocamos sobre esse campo magnético mutável as panelas ferromagnéticas, isto é, ricas em ferro, elas passam a ser condutoras de calor e uma corrente passa por elas. Ela se converte então, no calor que fica dentro da panela e os alimentos dessa forma podem ser cozidos por igual.

Você pode estar se perguntando o quanto a panela é importante e que ela é que faz a conversão da corrente em calor e depois cozinha o alimento, mas não tem nada de complicado nesta passagem. Acompanhando o passo a passo a seguir ficará mais claro, como funcionam os fogões de indução e o detalhe das panelas. Confira!

– A panela ferromagnética é levada ao fogão de indução com o que será cozido dentro dela, uma corrente de poucos volts é formada no seu interior. Essa corrente que é naturalmente formada pelo contato tem um campo magnético, que por sua vez está associado a correntes elétricas menores, chamadas também, de vórtice.

– Toda corrente menor tem o seu próprio campo magnético, o que ajuda em uma circulação forte, movimentando e fazendo com que as moléculas que estão na parte interna da panela entre em colisão com a indução da parte externa, a do fogão.

– Para que isso aconteça é necessário que se tenha uma velocidade de alta vibração, para que dentro da panela, o que está cozinhando fique rapidamente pronto.Se trata de uma alta frequência de corrente que sofre alteração pela bobina indutora.

– Para que os fogões de indução funcionem são necessários aparelhos eletrônicos que ampliam essa corrente e também a frequência, ao mesmo tempo que eles estarão protegendo a fiação elétrica. Entre eles, podemos destacar, o retificador, o transformador e o inversor. Depois de passar por todos eles, quando chega na bobina de indução está com a frequência superior em cerca de mil vezes.

– Todo esse processo é revertido em calor para que seja possível usá-lo para cozinhar, por isso, é indispensável o uso da panela que seja ou tenha ferro como principal material.

 

Lembrando que o ferro é condutor de eletricidade e possui alta resistência. Naturalmente, uma corrente quando passa por ele, tem sua grande parte convertida em calor. A grande parte do que é usado para cozinhar é proveniente da resistência elétrica. A outra parte, menor, é da estrutura magnética da panela.

– Todo esse processo é chamado de histerese magnética, representa a sua perda.

– A maneira mais fácil de cozinhar e aproveitar com inteligência essa tecnologia é primeiro conhecendo bem as suas vantagens e desvantagens e aproveitando ao máximo, essa segunda opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *