Toalha de Banho Bordada em Ponto Cruz

A História do Ponto Cruz Através dos Tempos

O ponto cruz talvez seja uma das formas de bordar mais remotas de toda a humanidade, e pode ser vista em todo o mundo, especialmente em algumas regiões da Europa e da Ásia. Sua história remonta a própria antiguidade, provas confirmam que ele possa ter surgido ainda com os primitivos homens das cavernas.

Imagem de Amostra do You Tube

Os homens que moravam em cavernas faziam os pontos em formato de cruz para conseguir costurar as peles dos animais que caçavam e assim confeccionarem suas próprias roupas, conseguindo se proteger contra o frio e os raios solares. Já no Egito Antigo, no decorrer de escavações arqueológicas, foram achados alguns fragmentos de tecido e neles havia ponto cruz, usado para costurar as roupas da época. Os povos Romanos faziam referência a essa arte como se fosse uma forma de “pintura com agulha”.

O ponto cruz, tal qual o conhecemos atualmente possui inúmeras controvérsias, determinados historiadores dizem que o mesmo teve origem na China, e, tempo depois veio à Europa. Durante o século XVIII, aconteceu uma grande produção de ponto cruz, bordados que eram feito por todas as classes de pessoas. Nesse período, as pessoas tinham por hábito fazer mostruários de peças, para ajudar na escolha de cores, gravuras e desenhos que seriam utilizados posteriormente na confecção.

Como Era Usado

Tradicionalmente o ponto cruz foi utilizado para trazer beleza e bom gosto aos itens, como panos de prato, roupas de cama, toalhas de banho e de mesa e em muitos casos, os desenhos também eram bordados para identificar as peças com as iniciais de seus donos. No momento atual a técnica pode se fazer presente em diversas peças, desde as básicas até as mais diferentes como bolsas, cartões, portas-copos, toalhas de banho, imã de geladeira, capas de celular, chaveiros, quadros, enfim, numa enormidade de coisas.

Como você pode observar, dá para enfeitar bastante coisa usando o ponto cruz, vai depender mais do seu empenho e da sua imaginação para conseguir uma peça bonita e bem bordada. Com o avanço da tecnologia as coisas se tornaram ainda muito melhores, contando com maior variedade e tipos de linhas, tecidos e especialmente de gráficos fáceis de serem usados e entendidos, já que são mais modernos e coloridos. Antes todos eles eram preto e branco, o que tornava o trabalha bem mais complicado e custoso.

Hoje ainda há a facilidade da internet, onde se pode encontrar toda espécie de gráfico, uma verdadeira benção para quem gosta de bordar!

Dicas de Ponto Cruz Perfeito Para Quem Está Começando

  • Há tecidos que são próprios para serem usados no ponto cruz, os mais habituais são o étamine e o cânhamo, com uma diversidade grande de tamanhos e cores. Toalhas de banho também já saem da loja com faixas especiais próprias para essa forma de bordado, que quase sempre as pessoas usam para bordar flores, nomes, e ainda outros tipos de desenhos.
  • A agulha para bordar o ponto cruz tem que possuir uma ponta arredondada e não fina como na de costurar. Há um tipo próprio para o ponto cruz, e ela é feita especialmente para que a pessoa não sofra ferimentos enquanto está fazendo o bordado. No caso das linhas a escolha é igual, deve-se buscar os tipos certo para usar na técnica.
  • Muitas pessoas, quando vão bordar, fazem uso dos bastidores que são objetos utilizados para deixar o tecido esticado, facilitando no momento do bordado, fazendo com que a peça fique com as partes todas regulares. Entretanto, esse não é um item tão usado entre o povo brasileiro que gosta de bordado.
Imagem de Amostra do You Tube

Como Bordar

Bordar usando o ponto cruz é uma técnica bastante simples, em razão disso acaba se tornando o tipo mais recomendado para os iniciantes.

Passo a Passo:

  • De inicio ao trabalhando passando a linha na agulha e esticando, até que consiga as duas pontas. O ponto cruz para quem está começando não usa nó, por isso não é preciso que se uma as pontas da linha que será usada.
  • Faça com que a agulha esteja sempre postada na vertical.
  • Ponha a agulha na parte traseira do tecido que será usado e passe a mesma para a parte da frente. Faça com que fique uma ponta de mais ou menos quatro quadradinhos para dar o primeiro arremate e ainda para conseguir prender a linha.
  • Passe a agulha começando de cima para baixo e faça uma carreira, ligando a ponta da linha que está inserida na parte de baixo.
  • Faça uma carreira indo e outra voltando, fazendo o desenho de uma cruz. Se fizer assim seu bordado terá a aparência uniforme.
Imagem de Amostra do You Tube

Gráficos Para Bordar Toalhas de Banho

Os gráficos para fazer bordados em toalhas de banho são bem fáceis de serem encontrados e para bordá-los basta seguir o passo a passo indicado acima. Eles ficam perfeitos em barrados, especialmente em motivos florais, combinando necessariamente com a cor da toalha. São rosas, lírios, folhagens, flores coloridas ou de apenas uma cor. Fica tudo a critério e do gosto de cada um.

Observação: Logo abaixo você poderá encontrar um link que lhe levará a uma página com gráficos para serem bordados em toalhas de banho, que são a representação de duas páginas de revista em somente uma única fotografia: para que a impressão do mesmo fique melhor, antes de imprimir, salve a foto em seu laptop ou computador e quando for abrir o modo de visualização de impressão, dê um clique na seta que fica logo abaixo da imagem até que a mesma fique reta, na mesma posição que uma folha de sulfite. 

Além do gráfico acima é possível encontrar muito outros com diferentes motivos e cores, diretamente em sites da internet. Outra coisa que deve ser mencionada é que as toalhas de banho com o barrado próprio para bordar o ponto cruz, podem ser adquiridas em qualquer loja, não necessariamente em lugares que vendem produtos de artesanato e bordado. O preço de cada um delas vai depender da qualidade da peça, variando bastante de uma para outra.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir nosso post com dicas de pano de prato bordado e veja como fazer. Há ainda a técnica bastante apreciada dos panos de prato com patchwork, que consiste em tecidos recortados e costurados formando desenhos. Além dos panos de prato, existe outro tipo de artesanato bastante usado na cozinha, que são os centros de mesa, que podem ser feitos em crochê ou tecidos.

18 comentários

  1. Olá adorei suas toalhas… achei lindas mesmo… gostaria de ter o grafico daquele bordado que tem as tres toalhas juntas… axei magnifico….. e tambem o grafico da 1° que é 2 rosas uma vermelha e a outra rosa… maravilhoso…. sera q tem como vc mandar pra mim???

  2. ola td bem….nossa muito lindo esses trabalhos gostaria de receber o grafico das 2° toalhas aquelas rosas vermelhas com riscos marron tem como vc mandar no meu e-mail???? fico muito agradecida e parabens pelos seus trabalhoss

  3. Boa Noite,

    Adorei seus bordados, tb bordo e gostaria se possível receber os gráficos (2° e o 7°). Ficarei muito grata.
    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços!

  4. olá!!!! amei todos os seus bordados, estão muito lindos…se possível gostaria de receber os gráficos 2º, 4º, 5º e o 12º

  5. gostaria de receber o grafico da 2° toalha se possivel

  6. Soraya Rodrigues Ferreira

    Olá, tudo bem? Você esta de parabéns seu bordados são lindos, um trabalho perfeito, se possível você poderia me enviar o gráfico : toalha-de-banho-bordada-em-ponto-cruz-9 a última toalha. Obrigada. Abraços

  7. adorei todos os bordados, amo ponto cruz.

  8. Oie…. Lindos trabalhos. Amo artesanato, porém só faço em folgas e para minha família ou presentear.
    Gostaria muito de receber o gráfico, com as cores correspondentes. bjosss

  9. Ops, gostaria do gráfico das rosas…rss

  10. Bom dia, me envia, por favor o grafico 5ª das borboletas. Obrigada

  11. Olá, adorei os seus trabalhos!!
    Seria possível me enviar o gráfico da toalha nº2 (a de rosas com cercadura Marrom)
    Agradeço desde já !!!!!!

  12. ola gostaria de rceber o grafico da tolha 5,achei essas borboletas lindas

  13. Lindos seus bordados mas, gostaria de uma toalha de mesa retangular vermelha bordada em ponto cruz vc tem??
    Giza Costha

  14. muito lindo adorei todas

  15. Olá!!!Gostaria q me enviasse o gráfico do bordado numero 2 (em q estao as três toalhas),pois achei maravilhoso!!!
    Desde já! obrigada!!!!

  16. Gostaria de receber,o grafico das borboletas obrigada e parabens pelo trabalho.

  17. Trabalhos DIVINOS, gostaria se possivel os graficos, numeros 5(borboletas),7,14 e 15, se vc nao puder enviar todos ficarei muito feliz so com as borboletas, agradeco sua atencao em me ajudar a fazer esses trabalhos tao lindos, se quiser trocar e-mail sobre ponto cruz estou a sua disposicao, abracos Catherine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>