Como Clarear Panelas

Faz parte de uma boa refeição contar com uma panela limpa e com cara de nova. Se as suas panelas já perderam aquele viço e aspecto jovial a dica é conferir as dicas abaixo de como clareá-las e limpá-las mais efetivamente. Com um pouco de paciência e alguns truques você pode deixar as suas panelas bem mais bonitas.

Dicas de Como Limpar Panelas de Alumínio 

O alumínio é um material que perde o seu brilho com o passar do tempo e com isso pode ficar com um visual nada agradável. Com o uso diário de panelas e frigideiras de alumínio é possível perceber que esses utensílios perdem o seu brilho. É importante dizer que mesmo com esse visual não é necessário se desfazer das suas panelas e frigideiras.

Para evitar jogar fora esses utensílios basta que você promova uma limpeza profunda e efetiva nessas panelas. Uma boa limpeza ajuda a devolver a boa aparência para os seus utensílios. A seguir vamos te ensinar um passo a passo de como clarear as suas panelas de alumínio.

Materiais Necessários

  • Vinagre
  • Bicarbonato ou palha de aço inoxidável
  • Suco de limão
  • Produto de limpeza não abrasivo

Como Fazer

Passo 1: Comece limpando bem a sua panela de alumínio para retirar dela qualquer resíduo de sujeira que possa ter ficado.

Passo 2: Em seguida seque bem a panela usando para isso um pano seco.

Passo 3: Depois disso misture uma colher de sopa de vinagre (se preferir pode ser suco de limão) com um litro de água. Faça a quantia necessária para encher a sua panela.

Passo 4: Na sequência leve a panela ao fogo médio e espere até que a água comece a ferver.

Passo 5: Se desejar limpar outros objetos de alumínio pode colocar os mesmos dentro da panela.

Passo 6: Deixe a água ferver por 10 minutos ou até perceber que a sujeira desapareceu.

Passo 7: Assim que perceber que a panela está limpa e fria esfregue a mesma por dentro usando bicarbonato ou palha de aço inoxidável. Limpe suavemente, pois ao contrário pode acontecer de arranhar a panela.

Passo 8: Termine limpando a parte externa da panela usando um produto de limpeza que não seja abrasivo ou então um produto de polimento de prata.

Dicas: Tenha o hábito de limpar as suas panelas regularmente para que não fiquem com um visual sujo.

Dicas de Como Limpar Panelas com Limão

Tem algumas vezes que usamos mal as nossas panelas e elas acabam ficando pretas. Quando isso acontece é importante recorrer a algum truque de mestre para deixar as panelas bem mais limpas e bonitas. Uma dica recorrente para esse tipo de situação é usar limão para fazer a limpeza. A seguir vamos te ensinar a como fazer essa limpeza com rapidez e muita facilidade.

Materiais Necessários

  • 3 rodelas de limão
  • Água – Deve estar na quantidade acima da marca da sujeira

Como Fazer

Passo 1: Coloque as três rodelas de limão dentro da panela e encha de água além da marca da sujeira.

Passo 2: Tampe a panela e deixe no fogo alto, aguarde.

Passo 3: Para começar essa limpeza ai deixar a sua cozinha com um aroma delicioso de limão. Além disso, a limpeza que se obtém usando limão, água e fogo é excepcional. Observe que o preto da panela vai sumindo cada vez mais. O bom resultado é possível pela reação química da acidez do limão que ajuda a combater as terríveis manchas.

Como Clarear Panelas e Outras Dicas Para Cuidar da Casa

Clarear Panelas: O visual escurecido de panelas e bocas do fogão se deem especialmente pelo contato direto com o fogo. A melhor maneira de clareá-los é ferver rodelas de limão na água e aplicar nos seus utensílios.

Limpar a Geladeira: De vez em quando é necessário limpar a geladeira de maneira completa. Para fazer essa limpeza misture bicarbonato de sódio, um pouco de sabão e água. Depois esfregue usando um pano seco.

Comida Grudada na Panela: Tem vezes em que queimamos alguma coisa na panela e os restos grudam na panela, para remover esses restos a dica é misturar bicarbonato de sódio na água quente e então despejar na panela. Espere alguns minutos e na sequência passe a esponja com detergente para limpar melhor a sujeira.

Limpar o Forno: Para limpar o forno a dica é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio, água quente, sal e vinagre. Limpe usando uma esponja, se precisar remover o líquido utilize um pano de prato.

Outra opção é misturar um copo de água quente com um copo de bicarbonato de sódio e um copo de sal. Passe essa mistura no forno todo, aqueça a 240°C durante uns 50 minutos, deixe a porta fechada. Aguarde esfriar e remova a sujeira utilizando um pano.

Casa Cheirosa: Quem deseja deixar a sua casa mais perfumada deve preparar um chá de cravo e canela. Outra maneira de fazer isso é encher um prato pela metade com bicarbonato de sódio, esprema então o suco de um limão em cima. Deixe sem tampa. Esse chá deixará a sua casa perfumada, além disso, é ótimo para o seu lanche da tarde.

Limpar Vidros e Janelas: Comece diluindo três colheres de vinagre em 11 litros de água quente. Use papel jornal para secar e assim dar brilho.

Lustrar Móveis: Para deixar os seus móveis bem lustrados a dica é misturar um copo de azeite ou óleo vegetal com ½ copo de suco de limão. Aplique essa mistura na superfície dos móveis com uma flanela. Use o outro lado do pano, o que está seco, para lustrar.

Limpar Prata: Para fazer essa limpeza será necessário misturar água morna com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal. Os acessórios de prata deverão ser mergulhados no líquido. Lustre usando um pano.

Limpar Ouro: Para limpar ouro a dica é misturar uma xícara de água com sementes de tomate. Coloque então o acessório de ouro nesse líquido e deixe de molho durante uns 15 minutos. Enxágue e esfregue usando uma flanela.

Remoção de Mancha de Caneta de Fórmica: Para isso você deverá esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *