Como Funcionam os Processadores de Alimentos

Se tem um utensílio doméstico bastante útil no dia a dia da cozinha é com certeza o processador de alimentos. Esse aparelho ajuda a cortar, fatiar, moer ou triturar todo e qualquer tipo de alimento. Tem alguns modelos que ajudam até mesmo a fazer sucos de frutas ou outros vegetais, massa de panqueca, claras em neve entre outros.

A chegada do aparelho processador de alimentos ao mercado norte-americano se deu no ano de 1973 pelo engenheiro Carl Sontheimer que levou um ano fazendo a adaptação de um liquidificador industrial francês para o uso no dia a dia. Contudo, se passaram alguns anos até que os consumidores começassem a apreciar os benefícios desse aparelho.

Componentes Básicos

Atualmente, os processadores de alimentos podem ser encontrados em três opções de tamanhos que são: grande, compacto e mini. Contudo, os componentes básicos nas três versões são os mesmos. Esses componentes são: um motor elétrico, tubo alimentador, uma jarra que tem uma tampa e um grupo de acessórios.

Motor

Fica alojado na base do aparelho, aliás, essa é a parte mais pesada do processador de alimentos. As máquinas maiores usam motores maiores e com mais potência, pesam algo em torno de 9 kg. O peso do motor na base é bastante funcional uma vez que oferece mais estabilidade para o utensílio e garante que ele não fique se movendo enquanto está funcionando.

O mais interessante é que no começo as bases dos processadores eram revestidas somente de plástico branco, porém, hoje podem ser encontradas numa grande variedade de cores e acabamentos em metal e plástico que podem dar um toque especial na decoração da sua cozinha.

Eixo Vertical

O eixo vertical sai do motor do processador de alimentos e serve para acionar os acessórios. A jarra fica encaixada no eixo e normalmente é feita de plástico durável e transparente. A jarra costuma ser travada na base. A tampa da jarra em geral é feita do mesmo material e é travada na parte superior da jarra.

Essa tampa se caracteriza por ter um tubo alimentador que tem um pilão. O alimento pode ser inserido por meio do tubo de alimentação e depois pode ser empurrado com a ajuda do pilão. É importante observar a largura do tubo alimentador do aparelho de acordo com o tipo de alimento que se deseja processar uma vez que esse tubo pode ser mais largo ou mais estreito. O tamanho da jarra também varia conforme o tamanho do processador.

Acessórios do Processador de Alimentos

Faca-Haste

Um dos acessórios mais comuns nos processadores de alimentos é uma faca que possui uma forma de letra S e que pode ser chamada de faca-haste. Além disso, ainda tem discos para triturar e fatiar. Essa faca-haste fica apoiada no fundo da jarra, ela é formada por duas lâminas pequenas e curvas que ficam na parte de dentro da jarra.

Na maior parte dos aparelhos essas lâminas da faca são feitas de metal, mas tem modelos em que elas são feitas de plástico. Já os discos de triturar e fatiar são de metal e ficam na parte de cima da jarra sobre o eixo. O alimento é empurrado para baixo através do tubo alimentador e então ele fica em contato com o disco que o rala ou fatia o alimento dentro da jarra.

Furos dos Discos

Você já se perguntou por que os alimentos passados no triturador ficam cortados em pedaços diferentes? Isso se deve aos furos nos discos de triturar e fatiar que podem gerar pedaços de tamanhos variados, tudo depende do disco que você vai usar. Aliás, é possível comprar em separado os diferentes modelos de discos de triturar.

Complementos

Talvez você não saiba, mas pode complementar o seu processador de alimentos com outros acessórios além daqueles que acompanham o aparelho na compra. Os acessórios complementares podem ajudar a deixar o utensílio bem mais versátil. Conheça mais a respeito desses complementos a seguir.

Batedor de Massa

Consiste numa lâmina que pode ser feita de metal ou plástico e que possui pás mais retas, ou seja, que são menos curvadas do que as da faca-haste. É possível usar esse batedor para fazer massas de pizza e pão.

Batedor de Ovos

Esse acessório é usado para bater claras em neve além de creme de chantilly.

Disco de Ralar (Fino)

Esse disco possui uma fileira de dentes que são curtos, afiados e salientes que é usado normalmente para cortar os alimentos em tiras que sejam compridas e finas.

Disco de Ralar (Grosso)

Parece bastante com o disco de ralar fino, mas se diferencia por produzir pedaços que são mais largos. Pode ser uma boa ideia usá-lo para fazer batatas fritas.

Espremedor de Laranjas

Esse acessório complementar tem a forma arredondada e fica encaixada na parte de cima do eixo, gira para espremer o suco de limões, laranjas entre outras frutas.

Espremedor de Frutas

Ajuda você a fazer das suas frutas um purê, normalmente frutas e vegetais são colocados no tubo alimentador e depois a sua polpa é coletada na parte intermediária que ainda côa o suco no fundo da jarra.

Mil e Uma Funções

Tem coisa melhor do que um aparelho eletrodoméstico que pode ter mais de uma função? Pois, é o processador de alimentos é ideal para quem gosta de versatilidade na cozinha e de contar com a ajuda de um único aparelho para desempenhar várias tarefas. Como dissemos acima pode ser interessante adquirir os complementos do processador para poder usá-lo para outras tarefas.

O processador de alimentos torna o processo de cortar e fatiar alimentos muito mais prático e básico. Em poucos minutos você tem os alimentos prontos e na forma que desejava para usar da maneira que melhor lhe aprouver.

Guarde Bem os Utensílios

Os utensílios sejam complementares ou do seu próprio processador de alimentos é importante que você tenha o cuidado de guardá-los bem. Isso para evitar que fiquem sujem e acumulem resíduos e também porque alguns deles podem ser um pouco perigosos de deixar por cima ao alcance das mãos de crianças. Preste atenção a isso para evitar acidentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *