Erros ao Usar o Micro-ondas

Os eletrodomésticos são peças fundamentais na vida de qualquer pessoa. Com eles que a deixamos o nosso dia a dia bem mais prático e saber utilizar essas ferramentas de forma correta faz toda diferença. Hoje em dia ter um aparelho de micro-ondas em casa é muito comum e dificilmente você não encontrará o eletroportátil nas cozinhas ao redor do mundo. O problema é que a popularização dos aparelhos de micro-ondas veio, mas a conscientização do uso correto não.

Micro-ondas

Micro-ondas

Saber usar corretamente o seu micro-ondas é importante porque você evita uma série de acidentes e até mesmo, deixar a sua comida menos sadia. Então para que você não tenha mais esse problema, mais abaixo existem algumas dicas importantes e diretas sobre o uso do micro-ondas.

Esquentar Água no Micro-ondas… Jamais!

Este é o maior problema de todo mundo. Como o micro-ondas esquenta qualquer coisa muito rapidamente, praticamente todo mundo tem a mania errada de colocar qualquer alimento nesse aparelho. Acontece que nem tudo pode ser esquentado ou algumas peças devem ser evitadas de irem para seu eletrodoméstico, afim de não causar nenhum tipo de acidente.

Copo com água é o que mais vemos e o que menos pode acontecer. Se a água esquentar até um determinado grau ou por um tempo além do necessário, vai existir um superaquecimento do liquido e quando você retirar o seu copo com a água fervida de dentro do micro-ondas pode acontecer uma pequena explosão que com certeza irá gerar queimaduras pelo seu corpo.

O ato de esquentar água no micro-ondas é muito comum, mas deve ser evitado por esse motivo. Quando a água sai do aparelho, aparentemente não tem nada demais, mas quando você começar a movimentar o liquido, ele pode passar por uma mudança brusca de temperatura e com isso que ocorre a explosão.

Cozimento de Grandes Porções de Alimentos

Você compra um micro-ondas novinho e acha a função de cozimento, então não quer maus saber de ficar horas no fogão fazendo seu almoço. Acontece que você precisa saber cozinhar esse alimento no micro-ondas, não é apenas colocar em um recipiente indicado e esperar o aparelho fazer o resto.

Esse erro acontece muito frequentemente com quem vai cozinhar carne e arroz no micro-ondas. No caso da carne, pedaços grandes demais podem fazer com que o seu alimento fique cru por dentro. O ideal é você cortar diversos pedados menores e sem uma espessura muito larga também.

Já no caso do arroz, a quantidade exagerada de água ou a falta dela vai deixar o seu arroz duro, como se estivesse cru. Cada marca vem com a indicação da quantidade certa de água por xícara de arroz, então é só seguir a risca para ter uma comida cozida e gostosa.

Descasque bem os Alimentos

Nesse caso existem dois erros que geralmente cometemos quando vamos cozinhar um alimento no micro-ondas. Quando vamos cozinhar alguns alimentos, raramente tiramos a casca e alguns mesmo depois de cozido não é necessário, por esta parte também ser comestível. Quando estes mesmos alimentos vão para o micro-ondas, a situação muda completamente. A batata e o tomate, por exemplo, são alimentos onde a casca é muito fina e quanto são cozidos no micro-ondas, elas podem reter  vapor do alimento e isso pode gerar uma queimadura na hora de cortar, já que o vapor vai se transformar em água aquecida. O ideal é que você retire a casca ou faça pequenos furos por todo o alimento de forma que o vapor saia a medida que vá cozinhando.

O segundo erro é o de deixar tais alimentos por muito tempo no micro-ondas e a casca tornar-se uma verdadeira crosta, podendo chegar a queimar em alguns casos. Então mais uma vez indicamos a retirada da mesma para evitar acidentes.

Batata e Tomate

Batata e Tomate

Ovo Cozido no Micro-ondas, não!

Geralmente você cozinha o ovo como? Você coloca a água para ferver e deixa o ovo lá dentro por alguns minutos, não é verdade? Aparentemente, com o micro-ondas você vai querer fazer a mesma coisa. O detalhe de esquentar água, já citamos mais acima que não pode ser feito jamais para evitar queimaduras e explosões. O outro detalhe é que você também pode explodir o ovo!

Isso porque quando você coloca o ovo para cozimento no micro-ondas, a casca desse alimento vai fazer com que uma pressão muito forte aconteça na sua parte interna. Com isso, dependendo da temperatura atingida, o seu ovo pode explodir e danificar o aparelho.

Materiais Proibidos

Você não vai colocar o seu alimento direto na bandeja do micro-ondas que nós sabemos e apesar de ter uma infinidade de recipientes próprios para esse aparelho, raramente também você vai comprar uma dessas peças. O que é mais comum, é o uso de recipientes errados no micro-ondas e isso pode levar a explosões sérias, já que o contato do material do seu recipiente com as ondas que saem do aparelho podem gerar até fogo.

Recipientes em metal devem ser totalmente evitados. É o material mais perigoso que você pode colocar em seu micro-ondas. A reação causada entre a radiação que é emitida pelo seu forno vai superaquecer o metal até que ele pegue fogo. Em casos menores, as faíscas ainda podem danificar o seu micro-ondas. Então nada de metal para esquentar seus alimentos mesmo que por alguns poucos segundos.

Os recipientes de plástico vai depender do tipo de material. Existem plásticos que são totalmente liberados para uso em micro-ondas e você compra essas peças por valores super reduzidos hoje em dia. Em contrapartida, você vai encontrar plásticos que quando sofrem o aquecimento podem acabar transferindo para o alimento em cozimento ou processo de esquenta, uma substância que é chamada de Bisfenol A. Recipientes como potes de sorvete, margarina, iogurte podem derreter com o aquecimento do seu forno e por esse motivo devem ser evitados também.

Recipientes de vidro podem ir tranquilamente para o micro-ondas. Raramente você vai encontrar um tipo de vidro que não possa ir para o micro-ondas, como é o caso da porcelana. Geralmente vidros muito delicados e finos devem ser evitados também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *