Como Funcionam as Panelas Elétricas de Arroz

Com a correria do dia a dia, nada melhor que ter a mão toda a facilidade que a tecnologia pode nos dar, como, por exemplo, a Panela Elétrica de Arroz. Essa panela traz consigo uma forma eficiente e simples de se conseguir um arroz quentinho e soltinho, sem que haja a necessidade de ficar atento para saber se está ou não pronto.

Não precisa ficar de olho no arroz, porque essas panelas trazem consigo um dispositivo que funciona como timer e assim que a água seca por completo ela é desligada, e pode ainda aquecê-lo até o momento de servir. Então, para ajudar as pessoas que não têm a mínima noção de como usar a panela e fazer um bom arroz, segue um Passo a Passo completo, inclusive com uma seção de Solução de Problemas.

Aprendendo a Usar a Panela de Arroz

Passo a Passo

A primeira coisa a se fazer é tirar sua panela da caixa e ver bem como ela funciona, já que nem todos os modelos são iguais, mas ainda assim o procedimento usado para todas é o mesmo. Antes ainda, pegue o manual e leia a informações do fabricante, de repente a sua panela traz alguma especificação diferenciada, é melhor se certificar.

Fazendo o Arroz

Escolha o arroz que pretende fazer, ou seja, a marca. Lembre-se que quanto melhor forem os grãos, melhor ficará o arroz depois de pronto: soltinho e saboroso. Depois de estar com o arroz em mãos, meça no copo medida que vem com a panela, a quantidade de arroz que irá usar. Geralmente uma medida de arroz serve duas pessoas.

Se quiser, lave o arroz que irá usar. Algumas pessoas preferem lavar para que ele fique mais soltinho, pois ele possui certa quantidade de amido, você pode observar isso na água branca que ele solta durante a lavagem. O arroz branco quase sempre vem enriquecido com ferro, tiamina, niacina, ou ainda o tão conhecido ácido fólico, quase sempre ele tende a perder esses minerais e vitaminas durante a lavagem em excesso.

Há panelas elétricas que soltam a tigela, com isso fica mais fácil de colocar os ingredientes, enquanto que outras fazem com que o alimento tenha de ser colocado dentro panela. Veja qual tipo é o da sua.

Caso a sua panela possua um interior antiaderente, use utensílios corretos para não ferir o fundo, já que a troca do antiaderente de panelas elétricas é bastante caro e muitas vezes nem compensa.

Meça a quantidade de água que será colocada no arroz. Quase sempre é usado o dobro da de arroz, ou seja, para cada copo de arroz, são colocados dois de água. Isso é uma regra, mas como em toda ela há exceção, pode acontecer de sua marca de arroz precisar de mais ou menos água. Então, observe o arroz depois de pronto e veja se a quantidade de água colocada foi o suficiente.

Juntando os Temperos

Depois de colocar o arroz lavado, ou não, no recipiente, coloque os temperos que achar conveniente. Geralmente usa-se alho, cebola, outros colocal tempero pronto, orégano, louro. Fica a critério de cada um. Mas não se esqueça do sal, e nem exagere dele, senão perderá todo o arroz.

Também é recomendado colocar um pouco de óleo, um fiozinho só, para deixar o arroz mais soltinho. Se não quiser, também não precisa, ele ficará mais saudável.

Quando tiver colocando o arroz e os temperos no recipiente, misture bem todos eles, tomando cuidado para não deixar grãos nas laterais da mesma, senão os mesmo não cozinharão completamente como os demais.

Depois disso é só colocar a água na medida adequada e mexer mais um pouco.

Devolva o recipiente à panela, então ligue-a na tomada de acordo com as instruções. Aperte o botão que cozinha o arroz, fique atento quanto a isso, já que há panelas que têm botões de cozinhar e aquecer.

Se sua habilidade na cozinha não for muito grande, e derrubar um pouco de água na parte de fora da panela, limpe logo com um pano úmido, para não grudar e nem deixar a superfície opaca.

Grande parte das panelas elétricas mantém o arroz aquecido até na hora de servir, e para que esse processo pare e preciso que o aparelho seja removido da tomada.

Outra dica é não ficar o tempo todo erguendo a tampa para ver se o arroz está pronto, isso atrasa o cozimento. Além disso, respeite a capacidade de arroz a ser feita em sua panela, caso contrário a água pode transbordar e colocar a perder todo o seu jantar.

A panela elétrica apenas se desligará quando toda a água do arroz tiver evaporado completamente, e se você verificar que o arroz ainda não está cozido por completo, coloque um pouco mais de água e coloque a mesma para funcionar novamente.

Solucionando Problemas

Diminua a quantidade de água na próxima vez que for fazer o arroz, se o mesmo ficar grudado ou empapado. Vá diminuindo aos poucos, até que o alimento fique na consistência que você e sua família estão habituados.

Ao contrário do que deve acontecer se o arroz ficar cru, duro ou seco demais. Da próxima vez lembre-se de colocar um pouco mais de água ou programar um tempo menor de cozimento. Isso vai depender da sua panela e do arroz que estará usando.

Se você observar que o arroz ficou queimado, tire rapidamente da panela e coloque numa outra vasilha, sem ficar removendo o fundo, para que o sabor e o cheiro não passem no arroz que ficou bom. Caso perceba que o arroz está se queimando todas as vezes que usa a panela, verifique com o fabricante, ela pode estar apresentando algum tipo de defeito, ou a quantidade de água colocada está pouca, ou ainda a panela está ficando tempo demais ligada.

Se estiver colocando mais ingredientes misturados ao arroz, pode acontecer deles queimarem durante o preparo ou ficarem duros. Por isso, o recomendado é pré cozer os mesmos antes, especialmente aqueles que são bastante duros, ou ainda cortá-los em pedaços bem pequenos, para que cozinhem no mesmo tempo em que o arroz.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *