Clique e confira este rack com painel

Vasos de Barro

Os vasos de barro não saem de moda nunca. Aquele estilo rústico, próprio dessas peças, consegue se adaptar até meso a decoração mais moderninha. Você já se perguntou como é feito um vaso de barro? Pois saiba que se trata de um processo longo. Veja a seguir!

Primeiro Passo: O Início

Para começar uma informação é fundamental para quem está pensando em vaso de barro, existem mais de duzentos tipos de barro na natureza, isso mesmo. E entre essa variedade toda, obviamente, eles não são exatamente iguais. Alguns são mais resistentes do que os outros, alguns são mais escuros, outros mais claros, alguns tem mais liga e outros tem menos. Por isso, somente quem fabrica peças com barro vai saber identificar se aquele tipo de barro é adequado ou não. Não dá para pensar que você irá encontrar a matéria-prima em um mercadinho ou na farmácia mais próxima.

O barro bom mesmo só dá para ser encontrado bem no meio do lamaçal, longe da cidade. Até porque o barro tem um cheiro muito forte, não tem um odor agradável, aliás, é fácil entender porque, uma vez que ele está no meio do lodo.

Então, em resumo, o primeiro passo para se fazer um vaso de barro é ir procurar a matéria-prima adequada e isso significa ir ao lamaçal. 

Segundo Passo: Amassamento do Barro

Uma vez que o barro bom para a produção do vaso é encontrado é hora de amassá-lo. Isso mesmo, esse é o segundo passo. O barro que será usado deve ser separado e irá passar pelo processo que o oleiro, que trabalha com o material, sabe que é necessário para se conseguir um bom resultado final.

O barro sai do meio do lodo com muitas sujeiras e impurezas, que devem ser eliminadas, antes que ele inicie a passagem do amassamento. Quando não é feita a limpeza antes de começar, o vaso de barro não terá um bom resultado final. 

Terceiro Passo: Modelando o Vaso

Depois que o barro está limpo e foi bem amassado ficando como se fosse uma pasta homogênea, é hora de modelar o barro. Nesta fase, ainda é possível encontrar alguma sujeira e o cheiro ainda não é dos melhores.

Para fazer esse processo, o oleiro, usa um roda, e com as mãos, ele vai modelando o barro até chegar na forma do vaso que ele gostaria de ter. É um processo que existe muita concentração do oleiro, calma e paciência para dar a forma ao vaso de barro.

Hora do Vaso de Barro Ir ao Forno

A hora do forno é o último passo para finalmente se ter um vaso de barro. Depois de todo o processo de modelagem, você tem a forma que deseja e ele deverá ir ao fogo. É necessário preparar a fornalha com muito cuidado, apropriada para trabalhos com barro e em seguida, o vaso deve ser colocado dentro dela. O forno deve ser fechado, como se você estivesse assando um bolo, e o tempo para que o vaso de barro esteja pronto é de 24 horas.

É justamente neste último passo, que o vaso de barro perde todo o cheiro ruim que ainda existe, antes de ele entrar no forno. Depois de sair da fornalha, o vaso está sem cheiro e resistente, o que não quer dizer que se ele cair, sairá intacto.

Tudo parece muito simples, mas não é, para se fazer um vaso de barro, em primeiro lugar é necessário encontrar a matéria-prima adequada, o que já foi dito, não será encontrado na esquina e somente quem fabrica as peças pode escolher o ideal. Outro motivo que faz dessa atividade, uma prática para poucas pessoas é o fato de que é necessário ter um lugar adequado para trabalhar o barro, além de ter a roda e principalmente, a fornalha.

Sendo assim, o vaso de barro é fabricado, de fato, por pessoas que fazem peças com o material para comercialização ou artistas, que fazem uso do barro para criar algum tipo de objeto para mostras.

Dicas Para Fazer Artesanato Com Cascas de Ovo

Se não dá para fazer um vaso de barro, pela dificuldade de encontrar o material e pela necessidade de uma boa estrutura, dá para brincar com outros materiais. Veja a dica de trabalhar com casca de ovo para transformar um galão de plástico em um vaso bem diferente!

Anote os materiais necessários: escolha um galão de plástico no formato e no tamanho da sua preferência; cola branca; tinta para pintar plástico (cor da sua preferência); estilete; casca de ovos (os caipira tem a cor da casca mais marcante para fazer o trabalho); estilete.

Veja o passo a passo de como fazer esse vaso com cascas de ovo! Você vai ver como dá para aproveitar o que iria para o lixo e ter uma peça de artesanato bem bacana! 

Primeiro Passo: comece fazendo uma super limpeza no galão, ele deve estar super limpo para você trabalhar sem problemas na hora da colagem. A poeira atrapalha o uso da cola. Em seguida, é hora de cortar a parte superior, aquela que se coloca a tampa, deverá ser arrancada. Faça um acabamento limpo, retirando qualquer rebarba que sobrar.

Segundo Passo: Depois da forma está pronta é hora de trabalhar com a tinta, que de preferência deve ser para o areia ou para o palha, tem que dar a ideia de ser um vaso de barro, escolha a cor mais próxima. Deixe a tinta secando, deixe o tempo indicado na embalagem, pelo fabricante.

Terceiro Passo: Enquanto a tinta está secando, pegue as cascas de ovo, que devem ter sido lavadas antes e comece quebrá-las em pedaços bem pequenos. Confira se a tinta está bem seca e é hora de trabalhar criando o mosaico de colagem de casca de ovo. A cola branca que servirá para colocar os pedaços de casca no plástico pintado. Tem que ser um trabalho com paciência e cuidadosamente para cobrir toda a dimensão do objeto.

Quarto Passo: Existem duas opções, cobrir todo o vaso com as cascas de ovos em pequenos pedaços, limpas e secas ou fazer somente uma faixa, em torno dele, também cobrindo com o material alternativo. O que vai dar um toque especial para o trabalho é o fato da mistura de cores, porque as cascas não têm a mesma tonalidade. Mas, ainda tem a opção de pintar as cascas e deixá-las iguais.

Posts Relacionados

Depois de saber mais sobre os vasos, é hora de ver dicas para usá-los. Conheça espécies de plantas para área externa e decore áreas como sacadas, jardins, etc. Aprenda como plantar em vasos e monte jardins em qualquer parte da sua casa. Por fim, veja qual o vaso ideal para cada planta e escolhe os modelos certos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de encomendar vasos. Belo Horizonte/ MG Brasil.

    Neide Amorim 9 de julho de 2015 8:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *