Como Ter um Jardim Dentro de Casa

Quem mora nas grandes cidades muitas vezes se vê pensando em como seria bom ter um espaço dentro de casa para descansar, relaxar e então aproveitar um pouco de natureza. Se você pensa que esse é um desejo muito difícil de realizar numa casa ou apartamento nos centros urbanos saiba que está enganado.

Se o espaço para montar um jardim externo é muito pequeno olhe por outro ângulo e comece a pensar em ter um jardim dentro de casa. A seguir vamos te dar algumas dicas de como é possível levar o verde para dentro do seu lar. Os espaços criados com plantas na sua casa podem ser usados para relaxar e passar bons momentos com os seus amigos.

Solarium

Chamado de Solarium, o jardim de inverno, é uma ótima opção para quem deseja ter um lar com flores e plantas. Contudo, não basta sair escolhendo as plantas e flores de acordo com a aparência. Como você vai levar as plantas para dentro de casa precisa saber quais são as espécies que sobrevivem bem sem a presença constante do sol.

Diferenças Entre Jardim de Inverno e Jardim Interno

Vale a dica de que jardim de inverno não é a mesma coisa que jardim interno. O jardim interno é aquele que tem como função primeira ventilar o restante o da moradia e contribuir para criar um clima mais natural no seu interior. Também vale dizer que esse tipo de jardim não é uma estufa que consiste num espaço fechado em que se cria as condições ideais para que as espécies sobrevivam.

Jardim de Inverno

O jardim de inverno consiste num espaço dentro de casa ou do seu apartamento em que existe a possibilidade de ter um jardim. Esse espaço tem teto e paredes que evitam que as plantas fiquem expostas as intempéries do tempo. A estrutura do jardim é criada para absorver calor e manter as plantas condicionadas.

Uma curiosidade é que esse tipo de jardim era muito usado na Europa em meados do século XVII. Quando ele surgiu era entendido como um espaço de convivência que funcionava como uma extensão de casas grandes. Pode ser uma ótima alternativa para quem mora em apartamento ou casos que não tem bom espaço de pátio. Ao ter esse jardim a pessoa não abre mão de ter contato com a natureza.

Como Montar o Jardim de Inverno

O jardim de inverno pode ser delimitado por paredes que sejam feitas de tijolos ou mesmo de vidro. O tamanho da área usada para esse jardim pode corresponder a um espaço em que uma pessoa possa se sentar para ler um livro ou mesmo para receber convidados para conversar e tomar um chá.

O cuidado necessário em relação as paredes é que exista algum tipo de abertura para que o ar possa circular no ambiente e assim incidir sobre as suas plantas. O teto pode ser feito de vidro ou mesmo ser retrátil para que seja possível utilizar em parte a água da chuva para regar as suas plantas. Para que o jardim esteja separado dos demais ambientes da casa é legal ter portas de vidro que permitem ver o que tem lá dentro e ainda conferem muita elegância.

Em Se Plantando, Tudo Dá!

Para que você possa descansar ainda mais a dica é ter espaço em que seja possível plantar alguma coisa dentro do seu jardim. Dessa forma, você pode ter algumas plantas que você mesmo cultivou. Para garantir que dê certo o seu cultivo é interessante empreender uma boa pesquisa a respeito do que você pode cultivar no espaço que tem.

Procure se informar a respeito das espécies de plantas que são do seu interesse para saber se elas conseguem sobreviver e se desenvolver no seu jardim de inverno. Lembramos ainda que cada jardim terá um projeto único no que se refere a quanta luz do sol será necessária para que as plantas as absorvam e também é bom pensar nisso para escolher as espécies de plantas.

Quanto mais incidência de sol e luz tem mais plantas se pode usar no local. Existe ainda a preocupação com a rega e com a ventilação para que as plantas cresçam saudáveis. Lembre-se que num jardim de inverno se mostra necessário limpar as folhas, pois como não existe a incidência de chuva direta sobre as plantas a sujeira pode acabar ficando acumulada. Isso prejudica o desenvolvimento da planta.

Execução – Dicas Para Montar o Jardim de Inverno

É interessante destacar que os jardins de inverno não usados com exclusividade em casas ou apartamentos. Os projetos podem ser usados em empresas, por exemplo, que desejam oferecer aos seus funcionários um espaço em que possa relaxar e conversar no momento de pausa para o café. Uma das funções desse espaço é unir as pessoas para que possam ter boas conversas e lembrar que o bom da vida é passar um tempo convivendo com os demais.

Quando um dos principais objetivos é que o jardim seja um espaço de convivência é necessário pensar na circulação de ar bem como na ventilação para que se torne um lugar agradável. Muitas vezes o piso e a iluminação podem ser fatores que fazem toda a diferença na sensação térmica dentro do seu jardim de inverno.

Escolhendo as Plantas

Como já dissemos é essencial que a escolha das plantas que irão compor esse jardim seja feita de acordo com a resistência que as mesmas tem para que possam sobreviver no jardim de inverno. Lembre-se que esse é espaço é diferente dos jardins convencionais que tem acesso irrestrito a luz do sol e a chuva.

Pense em que tipo de planta você deseja ter nesse espaço para poder pesquisar com foco nesse tipo quais são as plantas que resistem melhor nessas condições de estarem internas nesse espaço. Se possível chame um paisagista para te ajudar a compor o espaço com essas plantas de maneira que se crie um ambiente único e cheio de estilo.

As plantas devem ter uma lógica para serem usadas em jardins internos e com um pouco de cuidado e muita dedicação é possível ter lindos resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *