Vasos de Barro

Os vasos de barro não saem de moda nunca. Aquele estilo rústico, próprio dessas peças, consegue se adaptar até meso a decoração mais moderninha. Você já se perguntou como é feito um vaso de barro? Pois saiba que se trata de um processo longo. Veja a seguir!

Primeiro Passo: O Início

Para começar uma informação é fundamental para quem está pensando em vaso de barro, existem mais de duzentos tipos de barro na natureza, isso mesmo. E entre essa variedade toda, obviamente, eles não são exatamente iguais. Alguns são mais resistentes do que os outros, alguns são mais escuros, outros mais claros, alguns tem mais liga e outros tem menos. Por isso, somente quem fabrica peças com barro vai saber identificar se aquele tipo de barro é adequado ou não. Não dá para pensar que você irá encontrar a matéria-prima em um mercadinho ou na farmácia mais próxima.

O barro bom mesmo só dá para ser encontrado bem no meio do lamaçal, longe da cidade. Até porque o barro tem um cheiro muito forte, não tem um odor agradável, aliás, é fácil entender porque, uma vez que ele está no meio do lodo.

Então, em resumo, o primeiro passo para se fazer um vaso de barro é ir procurar a matéria-prima adequada e isso significa ir ao lamaçal. 

Segundo Passo: Amassamento do Barro

Uma vez que o barro bom para a produção do vaso é encontrado é hora de amassá-lo. Isso mesmo, esse é o segundo passo. O barro que será usado deve ser separado e irá passar pelo processo que o oleiro, que trabalha com o material, sabe que é necessário para se conseguir um bom resultado final.

O barro sai do meio do lodo com muitas sujeiras e impurezas, que devem ser eliminadas, antes que ele inicie a passagem do amassamento. Quando não é feita a limpeza antes de começar, o vaso de barro não terá um bom resultado final. 

Terceiro Passo: Modelando o Vaso

Depois que o barro está limpo e foi bem amassado ficando como se fosse uma pasta homogênea, é hora de modelar o barro. Nesta fase, ainda é possível encontrar alguma sujeira e o cheiro ainda não é dos melhores.

Para fazer esse processo, o oleiro, usa um roda, e com as mãos, ele vai modelando o barro até chegar na forma do vaso que ele gostaria de ter. É um processo que existe muita concentração do oleiro, calma e paciência para dar a forma ao vaso de barro.

Hora do Vaso de Barro Ir ao Forno

A hora do forno é o último passo para finalmente se ter um vaso de barro. Depois de todo o processo de modelagem, você tem a forma que deseja e ele deverá ir ao fogo. É necessário preparar a fornalha com muito cuidado, apropriada para trabalhos com barro e em seguida, o vaso deve ser colocado dentro dela. O forno deve ser fechado, como se você estivesse assando um bolo, e o tempo para que o vaso de barro esteja pronto é de 24 horas.

É justamente neste último passo, que o vaso de barro perde todo o cheiro ruim que ainda existe, antes de ele entrar no forno. Depois de sair da fornalha, o vaso está sem cheiro e resistente, o que não quer dizer que se ele cair, sairá intacto.

Tudo parece muito simples, mas não é, para se fazer um vaso de barro, em primeiro lugar é necessário encontrar a matéria-prima adequada, o que já foi dito, não será encontrado na esquina e somente quem fabrica as peças pode escolher o ideal. Outro motivo que faz dessa atividade, uma prática para poucas pessoas é o fato de que é necessário ter um lugar adequado para trabalhar o barro, além de ter a roda e principalmente, a fornalha.

Sendo assim, o vaso de barro é fabricado, de fato, por pessoas que fazem peças com o material para comercialização ou artistas, que fazem uso do barro para criar algum tipo de objeto para mostras.

Dicas Para Fazer Artesanato Com Cascas de Ovo

Se não dá para fazer um vaso de barro, pela dificuldade de encontrar o material e pela necessidade de uma boa estrutura, dá para brincar com outros materiais. Veja a dica de trabalhar com casca de ovo para transformar um galão de plástico em um vaso bem diferente!

Anote os materiais necessários: escolha um galão de plástico no formato e no tamanho da sua preferência; cola branca; tinta para pintar plástico (cor da sua preferência); estilete; casca de ovos (os caipira tem a cor da casca mais marcante para fazer o trabalho); estilete.

Veja o passo a passo de como fazer esse vaso com cascas de ovo! Você vai ver como dá para aproveitar o que iria para o lixo e ter uma peça de artesanato bem bacana! 

Primeiro Passo: comece fazendo uma super limpeza no galão, ele deve estar super limpo para você trabalhar sem problemas na hora da colagem. A poeira atrapalha o uso da cola. Em seguida, é hora de cortar a parte superior, aquela que se coloca a tampa, deverá ser arrancada. Faça um acabamento limpo, retirando qualquer rebarba que sobrar.

Segundo Passo: Depois da forma está pronta é hora de trabalhar com a tinta, que de preferência deve ser para o areia ou para o palha, tem que dar a ideia de ser um vaso de barro, escolha a cor mais próxima. Deixe a tinta secando, deixe o tempo indicado na embalagem, pelo fabricante.

Terceiro Passo: Enquanto a tinta está secando, pegue as cascas de ovo, que devem ter sido lavadas antes e comece quebrá-las em pedaços bem pequenos. Confira se a tinta está bem seca e é hora de trabalhar criando o mosaico de colagem de casca de ovo. A cola branca que servirá para colocar os pedaços de casca no plástico pintado. Tem que ser um trabalho com paciência e cuidadosamente para cobrir toda a dimensão do objeto.

Quarto Passo: Existem duas opções, cobrir todo o vaso com as cascas de ovos em pequenos pedaços, limpas e secas ou fazer somente uma faixa, em torno dele, também cobrindo com o material alternativo. O que vai dar um toque especial para o trabalho é o fato da mistura de cores, porque as cascas não têm a mesma tonalidade. Mas, ainda tem a opção de pintar as cascas e deixá-las iguais.

Posts Relacionados

Depois de saber mais sobre os vasos, é hora de ver dicas para usá-los. Conheça espécies de plantas para área externa e decore áreas como sacadas, jardins, etc. Aprenda como plantar em vasos e monte jardins em qualquer parte da sua casa. Por fim, veja qual o vaso ideal para cada planta e escolhe os modelos certos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola, gostaria de saber valores de vasos pequenos para enfeitar mesa de casamento.
    att

    susane 23 de fevereiro de 2011 13:18
  • olá, quero saber valores de vasos pequenos,condições de pgto, aonde é a fabrica de voçês?

    rosane 21 de março de 2011 14:12
  • ola quero saber como adquirir esses vasos e telefone para contato

    ismael 25 de abril de 2011 17:22
  • Boa tarde
    Solicito que me informe o preço de vasos simples de mais ou menos 15 a 20cm de altura.
    Obrigada
    Pedrina

    Pedrina 30 de julho de 2011 12:39
  • boa tarde
    gostaria de saber aonde eu posso comprar esses vasos e vc tem o trio de parede tbm? por favor passe o email para poder entrar em contato onrigado

    Josebias 22 de agosto de 2011 13:07
  • Olá gostaria de saber seu contato, tipo telefone e endereço. muito obrigado.

    SERGIO 31 de agosto de 2011 23:28
  • quero comprAR vasos para a revenda,aguardo contato,obrigada.

    paula 12 de outubro de 2011 21:06
  • Moro em Porto Alegre-RS e, gostaria de comprar alguns vasos de barro (varios tamanhos) para meu jardim.
    Qual teu contato, telefone, etc…
    Obrigado.

    Marlene Lochs 12 de outubro de 2011 21:15
  • por favor gostaria de receber catalogos com modelos e preços de seus produtos , para compra no atacado.e pgto a vista . obrigado

    sidnei 21 de outubro de 2011 6:13
  • quero saber aonde e fabrica de vcs

    adriano 8 de novembro de 2011 18:08
  • gostaria d saber valores

    mirian 21 de novembro de 2011 12:32
  • PRECISO SABER VALOR DOS PRODUTOS. ONDE CONSIGO RELAÇÃO DOS MODELOS E VALORES?

    braigaduuuuu

    gloria xavier 30 de novembro de 2011 21:03
  • Bom dia!

    Gostaria de saber o endereço, fone, site da empresa.

    Obrigado

    Emerson

    Emerson da Cruz Curimbaba 15 de janeiro de 2012 9:33
  • GOSTARIA DE SABER LISTA DE PREÇOS PARA COMPRA NO ATACADO, ENTREGA NO RS

    JOÃO LUIZ 18 de fevereiro de 2012 21:36
  • Ola Gostaria de saber o valor dos vasos médio e onde é a loja para retirar.
    O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

    Thamires 20 de fevereiro de 2012 21:58
  • Bom dia;

    Preciso saber o preço aproximado do vaso pequeno para plantas ornamentais ( sala, cozinha ) para compra em quantidade ( mais de 100 peças ).

    Grato

    pedro 11 de março de 2012 11:21
  • ola. so dono de uma loge na zona leste de sp e.gostaria de compra em grande quantidade vasos décorativos statuas ect….Boa Recepção.Victor.

    victor marques 19 de março de 2012 11:06
  • Oi! gostaria de saber sobre vasos de barro com 10cm de altura mais ou menos para fazer uma topiária. enfeite de aniversário. a quanto sai e como é a entrega de mais ou menos a quantidade de 100. obrigada

    Marlucia 12 de abril de 2012 22:45
  • Gostaria de saber se há alguma loja (física) de artigos de cerâmica no Rio de Janeiro e o endereço/telefone.
    Desde já muito grato.

    Gustavo 25 de abril de 2012 10:00
  • olá gostaria de saber valores de vasos desde pequeno ao grande
    obrigada

    priscila avila 25 de abril de 2012 10:24
  • boa tarde. Gostaria de ter mais informacao dos produtos em barro, ja que tenho interesse em comprar como atacado. desde ja muito obrigado e gostaria de pronta resposta.

    Eladio Chaves 8 de maio de 2012 15:52
  • boa tarde…gostaria de saber de onde vc é ?
    vc vende no atacado? poderia me add ou me mandar um email pra gte trocar uma ideia e fazermos uma possivel parceria, sou paisagista e estou sempre precisando de vasos principalmente de barro.
    aguardo um retorno

    Flavia 10 de maio de 2012 16:02
  • Boa noite.

    Vocês tem um catálogo com modelos e valores?
    Estou organizando um evento e precisarei de 300 vasos formato botija com altura de 7 a 10cm mais ou menos.

    Aguardo contato.

    ana 15 de outubro de 2012 17:44
  • Ola,gostaria de saber endereço, telefone, preços, de vasos para orquideas

    maria cristina 24 de novembro de 2012 19:54
  • boa noite gostaria de saber valores e se tem quantia disponivel aguardo contato

    maria do rocio 28 de junho de 2013 21:08
  • gostaria de saber qto vc faz 15 cantaros simples, n precisa ter alças no tamanho 15 cm de altura om uma boca de 8 cm? Grata aguardo resposta urgente

    Simone Mantovani 18 de agosto de 2013 20:41
  • gostaria de saber o valor dos vasinhos

    marta 18 de setembro de 2013 15:46
  • Olá , vcs poderiam fornecer o endereço da lojoa/fabrica pra eu fazer uma visita, é que estou a procura de algo bem especifico.

    Fernando Moreira 4 de novembro de 2013 14:57
  • gostaria de saber onde e a fabrica de vc,e os preços sou professora de pintura quero sem pintura e como faço para comprar obrigada

    cecilia Martins 12 de novembro de 2013 19:21
  • Gostaria de comprar alguns vasos de barro (vários tamanhos) para meu jardim.
    Qual seu contato, telefone, etc…
    Obrigada.

    Dalva 11 de janeiro de 2014 3:45
  • Sabe onde encontro uma fábrica de vasos de barros em pinda ou nas imediações, pode por favor me ajudar tenho urgencia nesta informação!!

    Paula 15 de janeiro de 2014 8:06
  • olá gostaria de saber onde é a fabrica pois tenho uma loja de produtos para jardim e piscina e gostaria de um contato. Obrigada

    Patricia 17 de janeiro de 2014 11:57
  • Boa noite, gostaria de saber o preço de vasos pequenos +- 10cm de altura, se tem quantidade minima.
    Obrigado

    Fernando 24 de janeiro de 2014 17:48
  • boa tarde
    gostaria de mais informaçoes a respeito de modelos de vasos e tambem questão relacionada a valores
    aguardo retorno( preço para revenda)

    walter jose da silva 6 de fevereiro de 2014 14:02
  • gostaria de saber telefone e enderço,e saber se voces fazem vasos por encomenda.

    lucimara luiza borges 6 de fevereiro de 2014 18:02
  • Quero comprar vaso para revenda como faço? tem uma tabela de preço?

    Gilmar 15 de março de 2014 13:42
  • gostaria de ver mais modelos e preços para minha floricultura. obrigada

    fabiana 20 de março de 2014 11:51
  • Gostaria de saber onde é a fabrica e o telefone para agente entrar em contato com vocês, pois somos viveiro de mudas.Há bastante procura de vasos de barro. Desde de já agradeço!!

    Marizete Loreto Barrios 27 de março de 2014 10:50
  • gostaria de receber catálogos de vasospara jardinagem, comn os respec tivos preços, grato

    josé carlos 2 de abril de 2014 10:07
  • Precisamos 100 mini vasos de violeta para quarta feira dia 09-04 vocês têm a pronta entrega?

    telma 5 de abril de 2014 10:41
  • Olá,
    Gostaria de obter o contato dessa fábrica,pois necessito comprar mais de 150 vasos (cântaros) de 10 ou 15 cm. em caráter de urgência.

    Márcia Valeria 6 de abril de 2014 11:12
  • gostaria de saber onde fica a fabrica, e se posso encomendar pelo site e se tem frete para o sul

    estela 30 de abril de 2014 16:57
  • qual o telefone de vcs??
    preciso de mini vasos.
    vcs fazem demonstração?
    quero contratar um oleiro pra fazer demonstração fazendo um vaso em um evento na minha igreja!!!
    com urgencia

    Alessandra 26 de agosto de 2014 17:41
  • Olá, onde posso comprar estes vasos… moro em porto alegre

    Dolores 29 de agosto de 2014 17:53
  • Olá, gostaria de saber os preços dos meio-vasos de pendurar.

    Cecilia 30 de agosto de 2014 19:26
  • Gostaria de saber onde fica a loja em Itaperuna…quero ir pessoalmente!

    maria cecilia verdan curti 11 de setembro de 2014 5:20
  • Boa tarde.
    Queria saber preços dos seus produtos para mim poder revender??
    Onde encontra-se a sua loja??
    aguardo

    Rodrigo 11 de setembro de 2014 15:17
  • Por favor quero saber o preço do vaso de barro furado para orquideas ,do médio.

    NEIRE A.Z.Correa 12 de setembro de 2014 16:38
  • This is a message to the webmaster. Your Vasos de Barro – Atacado e Fabrica | Imóveis – Cultura Mix website is missing out on at least 300 visitors per day. I have found a company which offers to dramatically increase your traffic to your site: http://mgr.pl/t2v They offer 500 free visitors during their free trial period and I managed to get over 15,000 visitors per month using their services, you could also get lot more targeted visitors than you have now. Hope this helps 🙂 Take care.

    Christine 18 de setembro de 2014 13:33
  • Gostaria de encomendar um vaso terra COTA, poderia me passar o telefone e o contato do fabricante.

    Att

    Alessa 20 de outubro de 2014 13:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *