Jardins na Frente da Casa

Durante algum tempo o jardim deixou de ter grande importância para as pessoas em geral, contudo, parece que ter esse espaço verde em frente de casa está recuperando o status e cada vez mais pessoas desejam contar com ele. Esse é um padrão mais comum nos Estados Unidos, mas que vem ganhando mais espaço no Brasil também.

Os jardins voltaram a ser usados em frente das casas ficando a mostra para os transeuntes. Assim as pessoas que passam pela frente da casa podem ver um belo espetáculo de flores e espaços verdes. Existem duas possibilidades de jardins para a residência, os internos ou também chamados de inverno ou os externos.

No primeiro caso são usadas plantas que não se dão muito bem com o clima do local em que se mora. Já no segundo caso, sobre o qual falaremos mais detalhadamente a seguir, as pessoas costumam fazer decoração com gramas, pedras, flores e até umas espécies de árvores pequenas. 

Jardim da Frente da Casa – Com Muro

Quando uma pessoa cria um jardim externo geralmente deseja que as pessoas que estão passando pela rua vejam as suas plantas e decoração. Porém, o muro que fica na frente dificulta a visão desse belo jardim. Tem alguns casos em que é possível observar o jardim por frestas do muro ou mesmo pelo portão da residência que não seja totalmente fechado.

Nesse tipo de caso a dica é posicionar o jardim da melhor forma que for possível, assim mais pessoas poderão ver todo o trabalho que você teve. Se você tem um muro na frente da sua casa que não permite a visão do seu jardim, mas quer levar um pouco da vida e da graça desse espaço para quem passa em frente a sua casa pode ser interessante usar uma espécie de planta trepadeira para cobrir o muro. Assim quem vê de fora terá um gostinho de tudo o que tem em seu jardim. 

Jardim da Frente da Casa – Sem Muro

Se a sua é cercada por um portão vazado e não por um muro é mais fácil de deixar o seu jardim a mostra. Numa casa sem um muro é bem mais fácil fazer um jardim para deixar a mostra de quem passa na rua. Lembre-se de que todo o jardim será visto por quem está passando e você poderá trabalhar mais nas suas ideias.

Existe uma verdadeira gama de jardins externos que você pode criar com esculturas, plantas de pequeno porte ou mesmo com enfeites pontuais. O mais importante é usar a sua criatividade para fazer uma decoração que tenha a ver com o seu estilo pessoal. Os acessórios possíveis são bem variados.

Dica

Quando o assunto é jardim em frente de casa muitas vezes o menos é mais então evite grandes exageros na hora de compor a sua decoração. Escolher peças mais simples e que não ocupem o espaço todo pode ser interessante para quem deseja uma decoração mais prática e clean. A seguir vamos dar algumas dicas práticas para que você possa aplicar e criar um belo jardim. 

Jardim com Inspiração Japonesa

Quem é fã de minimalismo pode apostar num jardim que siga um estilo japonês com as árvores em miniatura como os Bonsais. Porém, saiba que ter bonsais exige muito cuidado e dedicação da sua parte então esteja pronto para passar algum tempo no seu jardim. Além disso, você pode usar pedras para criar um caminho no gramado até chegar a sua casa, isso dá mais leveza para o seu jardim.

O mais importante nesse tipo de jardim é procurar equilibrar espaços muito carregados com outros mais leves. Você pode usar pedras brancas junto com os seus minibonsais para que o espaço fique com uma decoração mais interessante. O branco tem tudo a ver com um jardim externo no estilo japonês.

Jardim de Cactos

Se você gosta da ideia de ter um jardim, mas não quer ou não pode se dedicar tão intensamente a essa atividade pode optar por ter um jardim de cactos. Plantas suculentas que não demandam de grande irrigação e que por isso mesmo sobrevivem um bom tempo sem serem regadas. Porém, é importante dar um pouco de atenção para esse espaço, usar elementos que tenham a ver com a estética dos cactos pode ser legal para deixar tudo mais harmonioso.  

Jardim com Pedras

As pedras de jardim podem ser boas opções para quem deseja um visual com uma estética mais clássica. Você pode simplesmente fazer caminhos de pedra no gramado ou então empilhar pedras criando espaços especiais para adornar algum objeto que seja do seu interesse. Pessoas ligadas a religião, por exemplo, podem criar um altar para uma imagem de algum santo de sua devoção, Nossa Senhora Aparecida é uma boa alternativa. Você pode e deve usar um vidro de proteção para adornar a santa de maneira que ela não fique desprotegida.

Árvores Altas

Outra possibilidade interessante é usar árvores altas para decorar a frente da casa. Uma casa mesmo simples pode ganhar uma aura especial com essas árvores. Porém, fique atento para não acabar escolhendo árvores que derrubam galhos ou que podem prejudicar a sua calçada, por exemplo, com raízes de crescimento conturbado. 

Enfeites

Algumas pessoas gostam de decorar o jardim externo com elementos mais lúdicos como gnomos, por exemplo. Você pode ir por esse caminho também, para que não se torne algo muito solto é interessante que as plantas e até mesmo a cor das paredes estejam de acordo com esse contexto.

Aproveitando a Área Externa

Saber como aproveitar a área externa é essencial para quem deseja ter um jardim, isso porque além de plantas e um gramado, um jardim deve traduzir um pouco a identidade da casa e das pessoas que moram nela. Em alguns casos você pode até mesmo ter uma piscina ou um espaço para receber os seus amigos que tenha em seu entorno muito verde e elementos dos quais você goste.

O jardim em frente de casa deve ser um jardim leve e com um toque artístico que traduza os desejos e personalidade de quem mora nessa casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *