Parede de Jardim: Ideal Para Pequenos Espaços

A parede de jardim, mais popularmente chamado de jardim vertical, vem conquistando que gosta de paisagismo. Não é simplesmente uma ideia fundamentada no estético, mas uma forma de amenizar a falta de verde, principalmente, nas grandes cidades. A ideia é conseguir criar com as paredes de jardim, espaços mais verdes, equilibrando com a grande quantidade de cimento já existente.

A parede de jardim pode ser feita tanto na área externa, o mais comum, como nas áreas internas. Neste caso, pode ser necessário substituir o sistema de irrigação pela feita manualmente ou, em alguns casos, pelo gotejamento é possível.

A parede de jardim vem sendo usada pelos arquitetos, principalmente, para revitalizar edifícios e isso ainda ajuda a amenizar o calor. Quando a opção é feita pela parte interna é um modo de limpar o ar, purificar. A parede de jardim na parte interna ela consegue reter compostos orgânicos voláteis, como por exemplo, a fumaça do cigarro. O ar estará sempre fresco.

A seguir, você vai conferir 8 diferentes possibilidades de se criar uma parede de jardim no Brasil. Para todas elas existem materiais necessários e você perceberá que cada uma tem as suas características específicas.

1- Feita com Blocos Pré-moldados:

Os blocos pré-moldados são uma invenção de uma empresa chamada Neo Rex. Esse material é produzido de duas formas: como bloco de concreto fundido e neste caso é usado para fazer parede de jardim como jardineira contínua. A segunda opção é o bloco de concreto socado, este segundo, é ideal para se fazer jardineiras em forma de zigue-zague.

Tanto o bloco de concreto socado, quanto o bloco de concreto fundido podem ser colocados para montar a parede de jardim junto a muros, desde que esses, sejam impermeabilizados. Porém, também podem ser usados na ausência de apoio, isso é possível graças as nichos que os blocos possuem. Nele as vigas de sustentação devem ser passadas.

2- Técnica Wall Green:

Esse tipo de técnica usada para criar parede de jardim é vendido em kits. A montagem é simples, pois é feita encaixando uma peça na outra e criando uma estrutura que dentro de cada kit pode receber 18 plantas.

Esse tipo de técnica é para as pessoas que gostam do “faça você mesmo”, pois é bem simples e não é preciso de ajuda de ninguém para montar a sua parede jardim. Também serve pra criar jardins na horizontal.

Toda a estrutura desse kit é produzida em plástico injetado e por isso, pode ser colocada em vários tipos de aprede.

Já o sistema de regas e os vasos para completar a parede de jardim são vendidos separadamente. É um kit que pode ser adquirido pelo site da empresa Thermogreen.

3- Green Wall Ceramic:

Também é uma técnica específica de se fazer uma parede de jardim de uma empresa. Neste caso, são usados blocos de cerâmicos e eles devem ser fixados no lugar escolindo por você usando argamassa.

Porém, não é possível colocar os blocos sem antes descascar a parede. Caso o contrário, o material não se fixará como se deve.

Depois de instalar os blocos de cerâmica é hora de impermeabilizar o painel usando produtos atóxicos, a dica é optar pelos mesmos que são usados em reservatórios de água. É um modo de evitar que esse tipo de produto prejudique suas plantas.

Depois de tudo pronto, se quiser, o material aceita uma boa pintura ou qualquer outro acabamento que você prefira.

Se fizer um painel muito grande será necessário ter um sistema de irrigação por gotejamento.

4- Vasos e Treliças:

O primeiro passo para se fazer fazer parede de jardim usando esse tipo de técnica é pregar uma treliça metálica na parede escolhido ou que seja muro. Em seguida, é bem simples, basta ir colocando basos pendurados a meia lua nesta treliça. Porém, não se esqueça que é muito importante tratar o material das treliças e no caso de uma parede muito alta, é necessário ter um sistema de irrigação.

Esse tipo de técnica também pode ser usada com adaptação de uma tela de alambrado, que é uma boa opção porque você já pode comprá-la tratada e pronta para usar. O ideal é buscar alguém que tenha experiência nesse tipo de instalação para fazer a parede de jardim em casa.

5- Técnica com Garragas Pet:

Neste caso, além de montar uma parede de jardim bem bacana você estará usando materiais reciclados, a garrafa pet que iria para o lixo.

A parede jardim deverá ser montada na direção vertical e é uma ótima opção para pessoas que gostariam de ter um espaço verde em casa, mas falta espaço.

Além de “criar” espaço onde não tem, você está deixando de descartar mais resíduos e dando uma nova vida para eles. As garrafas deverão ficar suspensas, e para separar uma das outras e deixar a parede de jardim bem legal, dá para usar cordas de varais ou outro material, desde que seja forte para aguentar o peso.

6- Fibra de Côco:

Uma ótima técnica para quem tem pouco espaço, por exemplo, para as varandas de apartamento. Essa solução ainda é bem bacana porque você montará a sua parede de jardim usando um material natural. O legal é que uma parte da parede ficará sem nada e isso não comprometerá o visual e a fachada do prédio.

O primeiro passo para aplicar o método é impermeabilizando a parede e em seguida é hora de anexar o painel de fibra de coco a parede. Isso se faz parafusando o material na parede. É necessário comprar e instalar com uma empresa especializada.

7- Vasos Meia Lua:

É outro sistema para se fazer uma parede de jardim ideal para pequenos espaços. Neste caso, os vasos podem ser distribuídos de acordo com a exigência particular de cada pessoa. 

Quando se usa vasos iguais cria uma boa harmonia, dizem os paisagistas, mas também dá para brincar e misturar um pouco. Não existem regras.

8- Técnica Quadro Vivo:

Neste caso, a parede de jardim é feita com quadros verdes. Tem que ficar em um lugar bem iluminado da casa e no local escolhido, basta, usando buchas e parafusos, fixar o quadro verde.

Se trata uma técnica pensada para esse tipo de solução e por isso, não permite a passagem de umidade e nem vazamento naquela parede. De preferência a rega deve ser feita manualmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *