Como Renovar Um Jardim de Inverno

Cada vez mais as pessoas estão em busca de espaços verdes em casa para se sentirem mais próximas da natureza. Uma dica interessante para quem deseja um espaço vivo e alegre em casa durante os meses mais frios é aprender a como renovar um jardim de inverno. Não se deixe abater pelo fato de os dias mais frios se aproximarem, pois o jardim pode ser uma boa distração para você.

É possível criar espaços verdes em lugares pouco imaginados da sua casa, tudo depende de saber usar a sua criatividade e bom gosto para manejar os objetos e plantas. Os jardins ajudam a criar uma sensação de proximidade com o meio ambiente além de criarem um lugar mais aconchegante na sua casa.

O Espaço Para o Jardim

Talvez você esteja pensando que não tem espaço em casa para montar um jardim de inverno, mas saiba que desde aquele cantinho embaixo da escada como aquele pedaço em frente de casa podem ser o bastante para montar um belo jardim de inverno. Para aproveitar da melhor forma possível os espaços livres a dica é saber como combina as plantas e os objetos.

O seu jardim pode ficar dentro ou fora de casa, o mais importante é ter um cantinho verde no seu lar. Lembramos inclusive que os jardins de inverno podem ser melhor cultivados dentro de casa. Grande parte das pessoas escolhe morar em apartamentos hoje em dia e por isso não tem muito espaço externo para cultivar um jardim.

Os jardins de inverno estão se tornando uma grande sensação dentre aqueles que buscam alternativas para enfeitar apartamentos. Saiba a seguir como montar um jardim desses e criar um espaço de aconchego e reflexão em seu lar.

As Plantas Para Jardim de Inverno

Se você pretende criar um jardim de inverno precisa estar atento a escolha das plantas que estarão presentes nele. De início é importante saber que nem todas as espécies são adequadas às condições de dentro da casa e ao inverno em si. A característica essencial para uma planta que irá ficar num ambiente interno é ser resistente. Abaixo elaboramos uma lista de dicas de espécies de plantas que você pode utilizar em seu jardim de inverno.

Como Enfeitar o Jardim de Inverno

O jardim de inverno pode ser decorado de várias formas com vasos de plantas e flores variados bem como com quadros, cachapots, pedras, armários e outros objetos. Como esse tipo de jardim geralmente é feito dentro de casa não tem problema de os itens decorativos tomarem chuva o que permite sofisticar um pouco essa decoração e contar com muitos materiais diferentes.

A primeira coisa a se fazer para a decoração do seu jardim de inverno é pensar qual o estilo que se pretende seguir. A decoração pode tanto ser mais rústica como mais sofisticada tudo depende do estilo que você quer imprimir e no espaço que tem disponível.

Escolhendo os Materiais Decorativos

Quem deseja criar um visual mais rústico para o seu jardim de inverno pode optar por materiais como palha, barro e bambu que estão em alta. Para sofisticar um pouco esse visual rústico é possível usar a cerâmica e também o vidro que traz uma composição mais rica. A cerâmica formatada é uma das melhores opções para quem deseja mais tradição nesse ambiente.

É importante que se tenha a compreensão de que os estilos rústico e sofisticado não são tão diametralmente opostos. Existe a possibilidade de combinar os dois visuais entre si com objetos de cada um deles. Por exemplo, é possível encontrar uma peça de bambu que tenha um acabamento sofisticado ou mesmo ma cerâmica que seja mais despojada.

Opções de Plantas e Culturas Para o Jardim de Inverno

Cultura de Maturação Precoce

As chamadas culturas de maturação precoce são aquelas mais rápidas de produzir podendo chegar aos 30 dias. Dentre as opções disponíveis estão a alface, o espinafre, o brocóli e a mostarda. Essas plantas têm uma boa resistência ao inverno e continuam saudáveis mesmo em épocas bem geladas.

Quem gosta de plantações de raiz pode apostar na cebolinha e rabanete para o inverno. A dica é plantar na metade do mês de março para que cheguem a maturação durante o inverno. A colheita poderá ser feita até a primavera, a dica é plantar sob sol pleno e ter cuidado com a irrigação que deverá ser feita a cada dois ou três dias.

Culturas de Meia-Estação

Uma cultura de meia-estação leva cerca de 60 dias para ser colhida e dentre elas podemos destacar cenouras, kohlrabi, nabo e alho-porro como as plantações de raiz mais comuns durante os meses mais frios do ano. Quem busca culturas resistentes pode apostar em acelga, couve-flor e repolho durante o inverno.

A dica é fazer o cultivo em fevereiro para que a colheita seja feita no inverno. Esse tipo de planta resiste bem ao inverno e as temperaturas mais baixas. Porém, são culturas que necessitam de sol pleno e também de irrigação em períodos de dois ou três dias.

Culturas de Maturação Tardia

Dentre as opções que você pode cultivar com maturação tardia estão cenouras, pastinaca, beterrabas e cebola amarela. Também é possível fazer uma plantação de couve-flor, couve-de-bruxelas e feijão-fava. Geralmente as plantas tardias levam cerca de 90 dias para chegar a maturação. O cultivo dessas plantas deve ser feito a sol pleno e devem ser regadas a cada três dias.

Dicas de Cuidado Com o Jardim no Inverno

Seguindo algumas dicas de jardinagem você poderá deixar o seu jardim muito mais resistente ao inverno. Se na sua região é comum que os canteiros congelem no inverno faça o cultivo em canteiros elevados assim será menor a possibilidade de que geadas congelem o solo mesmo que as temperaturas fiquem muito frias.

As raízes das suas plantas podem ficar melhor protegidas se você adicionar um mínimo de uma cada de 1,2 cm de serragem na superfície do jardim antes que o inverno fique mais rigoroso já que a serragem funciona como um isolante para o sistema de raízes das plantas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *