Mesa de Jantar Laca Branca Brilhante

A mesa tem grandes participações na sociedade em geral durante toda história da humanidade, nas relações sociais principalmente, encontradas em datas de celebração, para unir famílias, selar acordos históricos , ou simplesmente para uma refeição. Em eventos de muito convidados, a refeição se tornou um marco, sendo muito importante para que os mesmos acontecessem com maior tranquilidade e desenrolasse conversas importantes.

Importância Da Refeição

A mesa grande e farta sempre foi símbolo de poder, fazendo parte da cultura de muitas nações. O tamanho e a estética contava muito para um bom jantar, e também uma boa disposição dos aparatos em cima dela fazem a mesa ficar ainda melhor.

Ao longo do tempo os hábitos alimentares foram mudando, como por exemplo a criação de uma sala somente para o jantar em meados do século XVIII, de início era somente para pessoas mais de classe alta, a burguesia da época. Antes disso apenas em castelos e palácios que possuíam um lugar separado para refeições, o restante da população comia no espaço doméstico comum a toda casa.

Inicialmente a sala de jantar vem apenas com a mesa, cadeiras e em alguns lugares tinha alguns aparadores para os pratos, talheres e copos. Tinha também o jogo americano e outras decorações. A sala de jantar era um símbolo da convivência familiar e social. Em algumas culturas, se torna tradição a família se unir para a refeição para conversar, algumas delas possuem uma pequena cerimônia pré-refeição de acordo com crenças.

A decoração das travessas, dos pratos, entre outros, foi só aprimorando. No século XIX, na França, as travessas foram substituídas pelo serviçal vir trazendo aos poucos a comida, costume que já era muito usado pelos russos. Cada vez mais as pessoas se dedicavam a melhorar a gastronomia, não somente no sabor mas também no visual, assim surgia os chefes de cozinha para que se dedicassem a essas iguarias.

Havia toda uma encenação e demorava bastante. Hoje em dia as refeições são mais rápidas, sem muitas cerimônias, as mesas são menores, a reunião entre família diminuiu. Esses costumes vieram de muito tempo, e alguns deles ainda são mantidas até hoje mais em datas comemorativas.

A Mesa

É um móvel usado para diversas funcionalidades, podendo ser feito de metal, madeira, ou como a pessoa preferir. É encontrada em todas as residências, em algumas mais do que outras, para refeição, escritório, para centro da sala, para jardim, reuniões, mesas de bar, entre outras. Podendo ter funções sociais e até mesmo religiosa. Vai de cada um o tipo de decoração para ser utilizada sendo moderna, clássica, antiga ou simples, dependendo também da utilidade que ela terá.

As primeiras mesas eram retangulares apenas, e elas até hoje são as mais comuns, porém já existe diversos outros modelos e formas, adaptando-se a gostos e a espaços. Na cronologia da história da mesa vemos diversas tentativas de mudanças, sendo material ou forma dela, sendo obtidos diversas coisas boas e usadas até hoje e coisas que foram só experimento para comprovar que não deveria ser utilizada.

Com o tempo as mesas foram criando maiores designs, usadas pra outras finalidades e decorando o espaço sempre que possível.

Laca

Por volta dos anos 70, a necessidade de criar novas decorações mais vivas e interessantes, outros tipos de materiais foram testados e alguns deles foram só modificados com detalhes de acabamento. A madeira , por exemplo, conseguiu ser mudada com a utilização da laca. Sendo um acabamento muito utilizado que remete a elegância e estilo, possui versatilidade em suas formas, como a brilhante e a fosca. Sendo possível a utilização em qualquer lugar.

É muito utilizada em peças de MDF, a tinta é aplicada com uma pistola, depois da pintura o primer é utilizado para deixar o acabamento mais fino, sem bolhas e poros. Somente após essa aplicação que a laca é aplicada.

Para uma boa superfície sem manchas e de forma uniforme a laca precisa ter uma boa elasticidade e cobertura. Não é qualquer material que se adapta bem com a laca, por isso é necessário o teste antes e a conferência com um profissional. Pois a laca é frágil e pode ser danificada em pontas das mesas, ou então objetos que arranhão. Por isso é indicada para lugares que não seja retirado e colocado sempre os objetos como em mesas complementares da casa.

Fosca Ou Brilhante?

A escolha entre as duas pode ser difícil, existe algumas recomendações para utilização, mas na maioria das vezes a escolha é mais pelo gosto da pessoa. A laca fosca não possui brilho nenhum, sendo um pouco acetinado e por conta disso é mais resistente, por isso a recomendação é para usar em mesas com maior utilização, como escrivaninhas e mesa de jantar que vai haver mudanças de lugar nos objetivos para ter menos perigo de danificação.

A laca brilhante é usada bastante para decoração, por possui quase 90% do material com brilho, sendo uma fabricação bem parecida com o processo automotivo. Com o isso o custo dela é bem mais caro do que de uma fosca. E restringi também as formas por conta da ferramenta utilizada só conseguir trabalhar com planos retos.

Cores

A cor mais utilizada é a branca, mas a laca pode ser usada com uma grande variedade de cores, afim de dar liberdade para a pessoa decorar e combinar em seu espaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *