Como Remover Veda Calha das Mãos?

O Que É Veda Calha? 

É um tipo de silicone com a composição de borracha termoplástica, combinando  resinas sintéticas, aditivos e solventes orgânicos; aumentando assim a qualidade do veda calha. Por conta dessa composição se assemelha muito a um adesivo que vai ser bastante usado em vedações de construção civil.

É bastante recomendado por possuir alguns diferenciais no mercado, como aguentar altas temperaturas e altas umidades, em telhados e janelas, por exemplo, que são coisas que ficam muito expostas.  Isso gera um tempo de vida útil maior para a vedação de rufos e calhas, sendo assim ,a resistência, a característica mais marcante no produto.

Utilização 

O nome do produto já é bem simples e fácil de entender o que ele normalmente faz, tendo como obrigação emendar sem precisar de solda e vedar pingadeiras, telhas, rufos e calhas.

Como é um produto de ótima qualidade, pode ser utilizado em outros locais que não podem ser soldados por exemplo. A maioria dessas utilizações entra na indústria automobilística e em condutos de ar.

Pelas suas características iniciais o veda calha consegue ser aplicado em metais que podem esquentar muito ao ficar exposto ao sol dilatando e depois contraindo, resistindo a essas mudanças.

Vantagens

Apesar de ser um material muito resistente não é somente isso que faz o veda calha ser tão comercializado. Ele também é muito fácil de ser aplicado, quando comprado vem em uma embalagem que ajuda muito na retirada e colocar novamente após a utilização.

Por ser aplicado em pequenas quantidades, consegue preencher alguns intervalos bem pequenos por completo, o que ajuda bastante a qualidade. Outra vantagem é que é um ótimo selante a prova d’água, pela sua composição química .Ele também  pode ser usado para pintura depois de seco.

Remoção do Veda Calha

Exatamente por apresentar composição bem parecida com um silicone,  a remoção dele da pele após a utilização pode ser algo trabalhoso. Como muitos usam direto a mão para espalhar facilmente , principalmente os dedos, essa é a região que fica mais suscetível a incômodos. Alguns passos para tentar remove-los de forma rápida e mais pratica:

Tente aplicar de maneira mais rápida possível para que consiga começar a remoção enquanto o produto não começou secar ainda.  Tire o excesso sempre que possível, e fique sempre atento  caso precise retirar imediatamente , um papel toalha ou um lenço simples consegue limpar. Tente manter esses resquícios o mais longe o possível do resto para não haver problema. Não use um pano de tecido, pois é certeiro que talvez esse pano não será utilizado novamente. Essa dificuldade vem exatamente da sua composição impermeável.

Outro ponto interessante é pegar um plástico para poder esfregar a mão, logo depois de tirar o excesso. Tente tirar o máximo possível do mesmo modo que iria fazer em um pano. A intenção é que o veda calha por estar ainda meio mole, grude na plástico, pode ser uma simples sacola de supermercado, ou então um saco de lixo.

Sem ainda secar provavelmente o restante pode ser retirado com bastante água. Tente esfregar com uma esponja, ou outra coisa que dê uma pressão maior para a retirada. Nesse caso o sabonete não é muito útil.

Depois disso seque as mãos para verificar se o resultado foi o esperado. Caso ainda sobre algum vestígio, repita o processo o mais rápido possível para que o silicone não seque.

Normalmente o silicone não seca tão rápido, porém depende da quantidade utilizada para determinar esse tempo. Certamente em casa o tempo estimado para total secagem é de até  horas. Porém vale lembrar que a quantidade colocada lá é bem maior que a que se encontra em contato com a pele. Vale lembrar sempre quanto mais tempo ficar, mais sofrimento para tirar ele a pessoa vai ter.

Por isso o melhor jeito é deixar o que for ser utilizado para a limpeza bem próximo antes mesmo de começar a usar a veda Calha para a limpeza ser mais eficaz.

Se esse procedimento mais simples não for o suficiente para remover totalmente o silicone. Pode-se usar alguns remédios caseiros, com produtos muito fáceis de se possuir em casa.

A acetona é um produto muito indicado por já ter em sua composição propriedade para a dissolução de alguns plásticos. Não é uma tática que totalmente dá certo, mas já diminui a força do veda Calha. Não aplique direto na mão a acetona. Passe na ponta de um pano e esfregue onde ainda possuir algum silicone.

Outro método que pode funcionar é esquentar a mão para que o silicone dissolva um pouco. Para isso pode ser usado o secador de cabelo em uma temperatura suportável, porém constante. Ao perceber que esquentou, esfregue bastante para ver se amoleceu. É recomendado aumentar a temperatura gradualmente para que a mão suporte, lembrando que não é para queimar a mão tentando remover.

Se de tudo isso não der certo, é a hora de esfregar usando algo pelo menos um pouco abrasivo, não utilize palha de aços por exemplo. Pode-se usar pedra-pomes, lixas de grão fino e esponja de cozinha. Lembrando que dependendo do que for usado e da força usada, é necessário uma maior atenção para não causar nenhuma ferida ou vermelhidão na pele. Lembrando sempre que o silicone se não sair naquele momento, em algum outro ele, ele cairá sozinho.

Use aguarrás também para enfraquecer o silicone.  No mais é somente aguardar para que ela saia sozinha. Normalmente são uns 27 dias para troca de uma camada inteira da pele total, em bem menos que isso a veda calha sairá da sua mão. Também nada de usar solventes pesados que prejudicarão a mão, ter um cheiro prejudicial para o usuário e ou ainda ser corrosivo. Não use soda caustica, ácidos, thinner (diluente), alvejante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *