Clique e confira este rack com painel

Como Usar Tapetes em Casa

Quem gosta de tapetes vai gostar de saber que existem algumas regras básicas para usá-los da melhor maneira possível. São dicas relacionadas ao tamanho em cada ambiente e também ao ambiente, sem esquecer das tendências.

O tapete não pode ser considerado um simples acessório, pois não é bem assim. Segundo os decoradores, ele vai muito além, de dar personalidade e conforto ao ambiente, ainda tem o poder de “aumentar” ou “diminuir”. Isso acontece, porque os tapetes fazem um papel de delimitador de espaço.

As estampas geométricas, por exemplo, são uma tendência em alta, no momento. Mesmo assim, não pense que você não pode usar uma estampa de florais, orientais clássicos, de listras ou de outra forma. A tendência serve sim, mas se você prefere outro tipo, não tem problema, respeite a sua personalidade.

Dicas Para Escolher os Tapetes

A primeira dica dos decoradores para quem está fazendo uma escolha por um produto mais caro é esquecer a estampa. Neste caso, segundo eles, é melhor optar por um tapete de cor lisa, pois as estampas em algum momento, acabam cansando, se for da moda, pior ainda.

O bom mesmo é ter mais de um tapete para mudar de vez em quando, quando estiver cansado daquela estampa ou cor.

Outra dica, falando sobre o uso de mais de um tapete na casa é que eles não devem ser iguais, na verdade, não devem ser nem menos parecidos. Dá para brincar com cores, estampas, materiais e até mesmo nos mais diversos estilos.

Porém, você pode sim misturar e abusar, mas tem um segredo para que dê tudo certo e não fique uma grande confusão. Apesar das diferenças entre os tapetes, eles devem ter algo em comum, pode ser a cor, pode ser o tipo de estampa, pode ser o estilo.

Uma outra maneira de acertar na mistura de tapetes é escolhendo um deles de cor forte, marcante, ou estampado e combiná-lo com outros que devem ser de tonalidades neutras.

Uma super dica é fazer sobreposição, um tapete de cor lisa e sobre ele um colorido, de formas diferentes, fica ainda mais legal. Solte a sua criatividade!

Dica extra: se você tem animal em casa é melhor escolher tapetes feitos em poliéster, pois duram mais mesmo sendo lavados várias vezes, pois será necessário.

Mais Dicas de Tamanhos, Materiais e Posicionamentos

  • O melhor e maior tapete você separa para usar no lugar maior da casa.
  • Nesse espaço, digamos especial, prefira colocar tapetes em materiais nobres. Dicas: algodão, lã e seda. As fibras de vegetais também são uma boa opção para o tapete principal.
  • Porém, na hora de escolher o tipo de material do tapete leve em consideração também o fluxo de pessoas que passa pelo ambiente. Caso seja um lugar de muito vai e vem é necessário escolher materiais mais resistentes, caso não seja o caso, não será um requisito para a escolha. No caso de tapetes de seda, só devem ser usados em lugares que em raros casos você recebe uma visita.
  • Os tapetes grandes que dão para você colocar todos os móveis do ambiente sobre eles, são indicados porque dão a sensação de que o ambiente é maior.
  • Os tapetes menores são mais indicados no centro da sala ou embaixo de um pequeno móvel no canto.
  • A dica é não exagerar no tamanho do tapete para que não fique parecendo um carpete. Quando ele é grande demais, acaba que a peça perde a graça no ambiente.

Como Usar Tapetes em Casa: Em Cada Cômodo

1- Sala de jantar:

Primeiro você precisa saber quais são as funções do tapete nesse ambiente:

  • O tapete na sala de jantar deve criar uma moldura para a mesa de jantar, ajudando a movimentar as cadeiras. Então, na hora de escolher observe que ele precisa ter um tamanho que não ultrapasse o tampo da mesa e que dê para colocar as cadeiras de forma que os pés não fiquem de fora.
  • Quando a sala de jantar é integrada a sala de estar não é necessário combinar os tapetes.

2- Home Theater:

O material, segundo os decoradores, é o detalhe mais importante desse ambiente que deve ser levado em conta. Considere os seguintes detalhes:

  • A altura dos fios tem que ficar entre 10 e 15 centímetros e é mais aconselhado pelo ir e vir do ambiente, a escolha de tapetes com material sintético.
  • O ideal, falando de tamanho, é que o tapete se encaixe sob o sofá é uma forma de criar unidade ao lugar.
  • Mas, não esqueça, que é necessário ficar uma parte para circulação, o tapete não deve ocupar todos os espaços. Assim, que está de sapatos pode evitá-lo.

3- Quarto:

  • Para garantir um ambiente aconchegante a dica é escolher a melhor textura, como fios de seda ou nylon. De preferência com fios de 30 centímetros.
  • Os tapetes nas laterais devem ter como largura 70 centímetros.
  • No closet, onde normalmente, se anda descalço, a opção pode ser por um modelo mais delicado. Não precisa deixar espaços nas laterais.

4- Banheiro:

  • Nesse ambiente o ideal são tapetes que sejam laváveis e sintéticos.
  • A forma ideal do tapete é de acordo com o tamanho do ambiente.
  • Escolha uma peça única que ocupe toda a área do piso do banheiro.
  • Os tapetes na frente do vaso sanitário não são mais usados.

5- Cozinha:

  • A primeira função de um tapete na cozinha é evitar escorregões e para dar mais graça ao ambiente, em segundo lugar.
  • O formato desse tapete deve ser estilo passadeira e o comprimento deve ficar entre a pia e o fogão, não além disso.
  • Sobre materiais, deve ser um tapete lavável e sintético.

6- Nas varandas e nos terraços

  • Considere qualquer tapete desde que ele não tenha pelos.
  • Aposte em modelos com tramas rústicas. Os feitos em fibras naturais é uma boa opção, sem falar que tem tudo a ver com a área externa da casa.
  • Porém, os materiais de fibras naturais não são indicados para famílias que tem animais domésticos. Neste caso, os em tecidos sintéticos são os mais indicados, como aqueles que são colocados em barcos, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *