Imóveis Sustentáveis: Vantagens dos Painéis de Energia Solar na Sua Casa

O comportamento dos brasileiros tem mudado muito quando o assunto é economia de fontes não renováveis e sustentabilidade em geral. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a maioria dos habitantes passou a pensar duas vezes antes de extrapolar no consumo de água e o de energia elétrica, dada a crise recente enfrentada não apenas na cidade, mas em quase todo o Estado.

Falando na construção civil, além da economia tradicional, algumas construtoras e proprietários têm adaptado os imóveis com soluções inteligentes para captar energia solar. O acesso às tecnologias sustentáveis está cada vez mais acessível as famílias brasileiras, colaborando para o bem estar do meio ambiente a longo prazo.

Praticidade na Instalação

As soluções para captar energia solar em casa não são difíceis de serem instaladas. Pelo contrário, elas são chamadas de “Plug and Play” (Ligar e Usar, em português) pela facilidade e praticidade na hora de instalação.

O processo de manutenção das placas de energia solar também é simples. O próprio proprietário do imóvel é capaz de fazê-lo, mas sempre atento, pois há ressalvas em caso de avarias, sendo necessário a contratação de profissionais especializados.

Vale alertar que mesmo nesse momento é necessário seguir por etapas, porque a instalação de mais equipamentos de energia solar pode interferir um pouco no sistema de energia elétrica do imóvel.

Use Menos, Ganhe Mais

De acordo com o portal Agente Imóvel, o uso de placas de energia solar é cada vez mais popular em apartamentos na planta localizados em São Paulo. O governo tem oferecido incentivos tanto para quem produz esses equipamentos, tanto para quem os utiliza, no caso, as construtoras. Até existe uma concessão de créditos de uso de energia para microgeradores regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Outro fator positivo é a economia a longo prazo nas contas mensais (gás, luz, água, etc). Em um primeiro momento, os equipamentos podem parecer bem caros, mas o investimento é recompensado meses depois da instalação, e ainda valorizam  muito, as casas e apartamentos que possuem essa tecnologia. Além disso, esses equipamentos são desenvolvidos para durar longos períodos, um painel de energia solar tem vida útil de aproximadamente 40 anos ou mais. 

Redução de Impactos Ambientais

A última vantagem, mas a mais importante – sustentabilidade ambiental. Antes de pensarmos nos benefícios financeiros ao utilizarmos outras formas de captação de energia, é importante pensar no quanto estamos colaborando na preservação do meio ambiente e na preservação das energias não renováveis. A energia solar é inesgotável e podemos encontrar em abundância em qualquer lugar, inclusive no Brasil. A cada residência que opta por essa fonte, como os painéis de energia solar, consequentemente, os impactos negativos ao meio ambiente com a emissão de resíduos poluentes e os riscos à saúde são reduzidos significativamente. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *